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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41304
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Title: Economia e empreendedorismo social : elo estratégico de desenvolvimento socioeconômico : um estudo na Fábrica Social do Distrito Federal
Authors: Rabelo, Denise da Silva Machado
metadata.dc.contributor.email: denisemachado2@gmail.com
Orientador(es):: Nascimento Júnior, Antônio
Assunto:: Programa Fábrica Social
Empreendedorismo
Educação empreendedora
Issue Date: 29-Jun-2021
Citation: RABELO, Denise da Silva Machado. Economia e empreendedorismo social: elo estratégico de desenvolvimento socioeconômico: um estudo na Fábrica Social do Distrito Federal. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: A crise financeira que afeta a economia brasileira desde 2014, agravada em 2020 pela pandemia por Corona vírus, obrigou as instituições e também os trabalhadores formais e informais e buscarem alternativas para a geração de renda. Neste contexto, o empreendedorismo despontou como alternativa viável contra o desemprego e em prol da garantia de renda. A educação empreendedora assume, então, o papel de formar novos empreendedores, favorecendo seu êxito na geração de renda e na autonomia financeira. Exemplo de iniciativa de educação empreendedora, o Programa Fábrica Social destina-se à capacitação para o empreendedorismo de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Este programa alinha-se às políticas públicas voltadas à inclusão social pelo trabalho, por meio da empregabilidade, do empreendedorismo e da economia solidária. A pesquisa em tela objetivou analisar as ações estratégicas desenvolvidas pelo Programa Fábrica Social na dinâmica empreendedora, quanto aos efeitos de suas ações em prol da formação empreendedora, verificando a validade da iniciativa. O percurso metodológico incluiu, em sua dimensão teórica, o diálogo entre as teorias sobre empreendedorismo e os princípios filosófico-metodológicos do Programa Fábrica Social; em sua dimensão empírica confrontam-se tais conceitos e teorias com os dados coletados por meio de questionários aplicados aos alunos do Programa Fábrica Social. O estudo evidenciou que o programa tem atuação relevante no desenvolvimento do perfil empreendedor de seus alunos, favorecendo a inclusão social e a geração de renda deste público e, embora aprimoramentos e adaptações sejam necessários, como evidenciou o contexto da pandemia, reconhece-se a validade da iniciativa e recomenda-se a expansão dessa política pública.
Abstract: The financial crisis that has affected the Brazilian economy since 2014, aggravated in 2020 by the pandemic due to the Coronavirus, forced institutions and formal and informal workers to seek alternatives for income generation. In this context, entrepreneurship emerged as a viable alternative against unemployment and for the guarantee of income. Entrepreneurial education then takes on the role of training new entrepreneurs, favoring their success in generating income and financial autonomy. An example of an entrepreneurial education initiative, the Social Factory Program is designed to train the entrepreneurship of people in situations of social vulnerability. This program is in line with public policies aimed at social inclusion through work, employability, entrepreneurship, and the solidarity economy. The research on screen aimed to analyze the strategic actions developed by the Social Factory Program on entrepreneurial dynamics, regarding the effects of their actions in favor of entrepreneurial training, verifying the validity of the initiative. The methodological path included, in its theoretical dimension, the dialogue between the theories on entrepreneurship and the philosophical and methodological principles of the Social Factory Program. In its empirical dimension, such concepts and theories are confronted with the data collected through questionnaires applied to students of the Social Factory Program. The study showed that the Social Factory Program has a relevant role in the development of its students' entrepreneurial profile, favoring social inclusion and income generation for this public and, although improvements and adaptations are necessary, as evidenced by the context of the pandemic, it is a fact that the initiative is valid and the expansion of this public policy is recommended.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2021.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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