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dc.contributor.advisorRossato, Maristela-
dc.contributor.authorSilva, Danielle Sousa da-
dc.date.accessioned2021-07-05T23:11:23Z-
dc.date.available2021-07-05T23:11:23Z-
dc.date.issued2021-07-05-
dc.date.submitted2020-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, Danielle Sousa da. A dimensão subjetiva da inclusão de universitários cegos no Ensino Superior. 2020. xi, 211 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41334-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo compreender como a constituição subjetiva individual e social sobre a cegueira permeou o ingresso, a realização e a conclusão do ensino superior. Ela foi realizada a partir da perspectiva cultural-histórica, fundamentada pela Teoria da Subjetividade de González Rey. Para o percurso metodológico, utilizou-se a Metodologia Construtivo- Interpretativa, ancorada na Epistemologia Qualitativa, desenvolvida pelo mesmo autor. Participaram deste estudo longitudinal dois universitários cegos oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior localizadas no Distrito Federal, Brasil. O processo de construção interpretativa possibilitou compreender que a vivência das conquistas, das tensões e dos dramas ao longo do processo de escolarização viabilizou o desenvolvimento de recursos subjetivos para os processos de inclusão e desenvolvimento, sinalizando o valor heurístico desta pesquisa. Essa construção contrapõe-se à tendência de associar a excelência do processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior estritamente às condições legais de ingresso, permanência e conclusão. A partir dessas construções, formulamos a tese de que adentrar, permanecer e concluir o ensino superior relaciona-se a uma constituição subjetiva ativa dos universitários cegos, que transcendem o espaço (corpo)normativo e abrem novas vias de subjetivação, mobilizando a emergência do agente ou do sujeito ante a própria deficiência.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA dimensão subjetiva da inclusão de universitários cegos no Ensino Superiorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordDeficiência visualpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study investigates how the individual and social subjectivities related to visual impairment have permeated the access, continuation and accomplishment of higher education. The cultural- historical approach is adopted, which is based on the Theory of Subjectivity by González Rey, as well as the Constructive-Interpretative Methodology, anchored to the Qualitative Epistemology by the same author. Two blind university students participated in this longitudinal study, conducted in the Federal District of Brazil. The constructive-interpretative process made it possible to understand that the achievements, tensions and dramas experienced by these students throughout their school lives promoted the development of subjective resources for the processes of inclusion and development, which points to the heuristic value of this study. This interpretive construction refutes the tendency to associate the excellence of the inclusion process of people with disabilities in higher education strictly to the legal conditions of access, continuation and conclusion. Based on this construction, we designed the hypothesis that entering, continuing and finishing higher education relates to an active subjective constitution of the blind university students, who transcend the body-normative space and open new ways for subjectivation, thus mobilizing the emergence of the agent or the subject towards their own disability.pt_BR
dc.contributor.emaildssfatima@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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