Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rossato, Maristela | - |
dc.contributor.author | Silva, Danielle Sousa da | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T23:11:23Z | - |
dc.date.available | 2021-07-05T23:11:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Danielle Sousa da. A dimensão subjetiva da inclusão de universitários cegos no Ensino Superior. 2020. xi, 211 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41334 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo compreender como a constituição subjetiva individual e social
sobre a cegueira permeou o ingresso, a realização e a conclusão do ensino superior. Ela foi
realizada a partir da perspectiva cultural-histórica, fundamentada pela Teoria da Subjetividade
de González Rey. Para o percurso metodológico, utilizou-se a Metodologia Construtivo-
Interpretativa, ancorada na Epistemologia Qualitativa, desenvolvida pelo mesmo autor.
Participaram deste estudo longitudinal dois universitários cegos oriundos de diferentes
Instituições de Ensino Superior localizadas no Distrito Federal, Brasil. O processo de construção
interpretativa possibilitou compreender que a vivência das conquistas, das tensões e dos dramas
ao longo do processo de escolarização viabilizou o desenvolvimento de recursos subjetivos para
os processos de inclusão e desenvolvimento, sinalizando o valor heurístico desta pesquisa. Essa
construção contrapõe-se à tendência de associar a excelência do processo de inclusão das
pessoas com deficiência no ensino superior estritamente às condições legais de ingresso,
permanência e conclusão. A partir dessas construções, formulamos a tese de que adentrar,
permanecer e concluir o ensino superior relaciona-se a uma constituição subjetiva ativa dos
universitários cegos, que transcendem o espaço (corpo)normativo e abrem novas vias de
subjetivação, mobilizando a emergência do agente ou do sujeito ante a própria deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A dimensão subjetiva da inclusão de universitários cegos no Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study investigates how the individual and social subjectivities related to visual impairment
have permeated the access, continuation and accomplishment of higher education. The cultural-
historical approach is adopted, which is based on the Theory of Subjectivity by González Rey, as
well as the Constructive-Interpretative Methodology, anchored to the Qualitative Epistemology by
the same author. Two blind university students participated in this longitudinal study, conducted
in the Federal District of Brazil. The constructive-interpretative process made it possible to
understand that the achievements, tensions and dramas experienced by these students
throughout their school lives promoted the development of subjective resources for the processes
of inclusion and development, which points to the heuristic value of this study. This interpretive
construction refutes the tendency to associate the excellence of the inclusion process of people
with disabilities in higher education strictly to the legal conditions of access, continuation and
conclusion. Based on this construction, we designed the hypothesis that entering, continuing and
finishing higher education relates to an active subjective constitution of the blind university
students, who transcend the body-normative space and open new ways for subjectivation, thus
mobilizing the emergence of the agent or the subject towards their own disability. | pt_BR |
dc.contributor.email | dssfatima@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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