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2021_TadeudeMenezesCavalcante.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCornelli, Gabriele-
dc.contributor.authorCavalcante, Tadeu de Menezes-
dc.date.accessioned2021-07-12T18:03:38Z-
dc.date.available2021-07-12T18:03:38Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.date.submitted2021-03-09-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Tadeu de Menezes. A cartografia de Heráclito: coordenadas da circularidade entre mito e logos. 2021. 225 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41388-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNa história do pensamento ocidental, podemos observar uma querela clássica entre o que se convencionou chamar dois paradigmas distintos: o logos e o mito. O objetivo desta dissertação é contribuir com uma leitura complementar entre essas duas instâncias, a partir da doutrina da unidade dos opostos de Heráclito de Éfeso. Como o objeto central de nosso estudo, os fragmentos de Heráclito são apresentados a partir de uma cartografia que pretende descrever o pensamento do filósofo a partir de sua expressão visual, com base nas coordenadas fornecidas pelas oposições geométricas. Esse grupo de fragmentos sugerem uma dinâmica interação entre os opostos, apresentados a partir de efeitos cinéticos que revelam a descrição de trajetórias espaço- temporais, como a dos ciclos do dia e da noite, do verão e do inverno, da vida e da morte. Propomos, por meio dessa abordagem, que, para Heráclito, as oposições são eventos processuais que se alternam em ciclos, sendo o movimento circular (palíntropos) a expressão da harmonia universal mais perfeita. Desde a análise da linguagem presente nos fragmentos, até a cosmologia proposta pelo filósofo (macrocosmo), procuramos delinear essa convergência circular que pode ser expressa sobretudo no encurvamento da reta (DK 22 B 59) e cujas repercussões podem se fazer sentir também em eventos do universo humano (microcosmo), como é o caso da disputa histórica entre logos e mito.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA cartografia de Heráclito : coordenadas da circularidade entre mito e logospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHeráclito, 540 a.C.-470 a.C - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordMitopt_BR
dc.subject.keywordLogospt_BR
dc.subject.keywordHarmoniapt_BR
dc.subject.keywordCircularidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In the history of Western thought, we can observe a classic quarrel between what has been considered as two distinct fields of human experience: logos and myth. The aim of this dissertation is to contribute with a complementary reading in these two instances, based on the doctrine of the unity of the opposites of Heraclitus of Ephesus. As the central object of our research, the fragments of Heraclitus are shown in a cartography that aims to describe the philosopher's thought from a visual approach, based on the coordinates provided by the so-called geometric oppositions. This group of fragments suggests a dynamic interaction between opposites, presented based on kinetic effects that reveal the description of space-time trajectories, such as the cycles of day and night, summer and winter, life and death. We propose, through this view, for Heraclitus, the oppositions are procedural events that alternate in cycles, the circular movement (palíntropos) being the expression of the most perfect universal harmony. From the analysis of the language present in the fragments, to the cosmology proposed by the philosopher (macrocosm), we seek to outline this circular convergence that can be expressed mainly in the curving of the straight line (DK 22 B 59) and whose repercussions can also be felt in events of the human universe (microcosm), as is the case with the historical dispute between logos and myth.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Metafísicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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