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Título: A cartografia de Heráclito : coordenadas da circularidade entre mito e logos
Autor(es): Cavalcante, Tadeu de Menezes
Orientador(es): Cornelli, Gabriele
Assunto: Heráclito, 540 a.C.-470 a.C - crítica e interpretação
Mito
Logos
Harmonia
Circularidade
Data de publicação: 12-Jul-2021
Referência: CAVALCANTE, Tadeu de Menezes. A cartografia de Heráclito: coordenadas da circularidade entre mito e logos. 2021. 225 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Na história do pensamento ocidental, podemos observar uma querela clássica entre o que se convencionou chamar dois paradigmas distintos: o logos e o mito. O objetivo desta dissertação é contribuir com uma leitura complementar entre essas duas instâncias, a partir da doutrina da unidade dos opostos de Heráclito de Éfeso. Como o objeto central de nosso estudo, os fragmentos de Heráclito são apresentados a partir de uma cartografia que pretende descrever o pensamento do filósofo a partir de sua expressão visual, com base nas coordenadas fornecidas pelas oposições geométricas. Esse grupo de fragmentos sugerem uma dinâmica interação entre os opostos, apresentados a partir de efeitos cinéticos que revelam a descrição de trajetórias espaço- temporais, como a dos ciclos do dia e da noite, do verão e do inverno, da vida e da morte. Propomos, por meio dessa abordagem, que, para Heráclito, as oposições são eventos processuais que se alternam em ciclos, sendo o movimento circular (palíntropos) a expressão da harmonia universal mais perfeita. Desde a análise da linguagem presente nos fragmentos, até a cosmologia proposta pelo filósofo (macrocosmo), procuramos delinear essa convergência circular que pode ser expressa sobretudo no encurvamento da reta (DK 22 B 59) e cujas repercussões podem se fazer sentir também em eventos do universo humano (microcosmo), como é o caso da disputa histórica entre logos e mito.
Abstract: In the history of Western thought, we can observe a classic quarrel between what has been considered as two distinct fields of human experience: logos and myth. The aim of this dissertation is to contribute with a complementary reading in these two instances, based on the doctrine of the unity of the opposites of Heraclitus of Ephesus. As the central object of our research, the fragments of Heraclitus are shown in a cartography that aims to describe the philosopher's thought from a visual approach, based on the coordinates provided by the so-called geometric oppositions. This group of fragments suggests a dynamic interaction between opposites, presented based on kinetic effects that reveal the description of space-time trajectories, such as the cycles of day and night, summer and winter, life and death. We propose, through this view, for Heraclitus, the oppositions are procedural events that alternate in cycles, the circular movement (palíntropos) being the expression of the most perfect universal harmony. From the analysis of the language present in the fragments, to the cosmology proposed by the philosopher (macrocosm), we seek to outline this circular convergence that can be expressed mainly in the curving of the straight line (DK 22 B 59) and whose repercussions can also be felt in events of the human universe (microcosm), as is the case with the historical dispute between logos and myth.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
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