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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41425
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Title: Efeito da estratégia da simulação em saúde sobre a aquisição de conhecimento e de autoconfiança para profissionais de enfermagem no cenário de assistência ao indivíduo em parada cardiopulmonar : um estudo quase experimental
Authors: Araújo, Paula Roberta Silva
Orientador(es):: Magro, Marcia Cristina da Silva
Assunto:: Educação em saúde
Enfermagem
Capacitação profissional
Aprendizagem significativa
Issue Date: 15-Jul-2021
Citation: ARAÚJO, Paula Roberta Silva. Efeito da estratégia da simulação em saúde sobre a aquisição de conhecimento e de autoconfiança para profissionais de enfermagem no cenário de assistência ao indivíduo em parada cardiopulmonar: um estudo quase experimental. 2018. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Incorporar mudanças em capacitações contínuas é essencial, embora as competências adquiridas após um treinamento, quando não utilizadas ou praticadas, possam ser perdidas em tempo muito curto. A simulação, enquanto estratégia de ensino pode contribuir para a melhoria contínua da qualidade da aprendizagem. Nesse contexto, a fim de propor uma alternativa viável para a melhoria do raciocínio crítico e da aprendizagem significativa, especialmente no âmbito da enfermagem, e preservar a segurança do paciente, melhorando, ao mesmo tempo, a qualificação profissional, com vista ao aumento da sobrevida do paciente, argumenta-se: Qual o efeito do emprego isolado ou combinado da simulação com a estratégia tradicional de ensino na aquisição de conhecimento e da autoconfiança de profissionais de enfermagem no cenário de assistência ao indivíduo em parada cardiopulmonar? Objetivo: Comparar o efeito da simulação, combinada isoladamente sobre a aquisição de conhecimento e de autoconfiança de profissionais de enfermagem no cenário de assistência ao indivíduo em parada cardiopulmonar. Metodologia: Estudo quase experimental quantitativo, com pré e pós-testes. A amostra constituiu-se de 53 profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) atuantes em um hospital de ensino. O grupo controle (GC) foi composto de 27 profissionais e o experimental (GE) de 26. Em ambos os grupos, inicialmente, aplicou-se o teste de conhecimento e a escala de autoconfiança na aprendizagem adaptada para profissionais de enfermagem. No grupo experimental, após aplicação dos instrumentos citados, ministrou-se uma aula teórica “Manejo do paciente em parada cardiopulmonar por taquicardia”. Na sequência os participantes foram encaminhados ao laboratório de simulação para resolução de um cenário simulado sobre a temática abordada na teoria, por meio do simulador de paciente METI Man®. Os participantes do grupo controle vivenciaram as mesmas etapas exceto pela aula teórica. Posteriormente à simulação realizou- se o debriefing, em ambos os grupos e, aplicou-se a escala de design de simulação. Em 90 dias após, reaplicou-se além da escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem, o teste de conhecimento para avaliação de sua retenção. Foi realizada análise descritiva e inferencial dos dados e os resultados com p<0,05 foram considerados significativos. Resultados: Houve predomínio do sexo feminino em ambos os grupos (GC=88,9% e GE=80,8%). A idade média dos participantes foi de 33± 6,5 anos. O tempo médio de formação foi de 9± 5anos. O conhecimento, em ambos os grupos, aumentou de forma similar após intervenção. No grupo experimental, a diferença de conhecimento entre o enfermeiro e o técnico de enfermagem foi significativa: p=0,008. Entre os profissionais com menor tempo de formação, o aumento do conhecimento mostrou-se mais expressivo no grupo experimental, quando comparado ao grupo controle. Nos dois grupos, houve melhora da autoconfiança nas diferentes etapas do estudo, mas com maior projeção no grupo experimental, embora sem diferença significativa. Conclusão: Foi evidenciado que a integração da simulação no processo de ensino contribuiu positivamente para aprendizagem, favorecendo, assim, para o ganho de competências que vão além das psicomotoras, o aprimoramento de conhecimentos e o aumento da autoconfiança dos profissionais de enfermagem, constatando que a simulação de alta fidelidade prefigura uma estratégia adequada para otimizar o desenvolvimento de competências.
Abstract: Incorporate changes in continuous capacitation are essential, although the acquired skills after training, when not used or practiced, can be lost in very short time. The simulation, while teaching strategy can contribute for the continuous improvement of the learning quality. In this context, in order to propose a viable alternative for the improvement of critical reasoning and meaningful learning, especially in the nursing field, and to preserve patient safety, while at the same time improving professional qualification with a view to increased survival, of the patient, it is argued: What is the effect of the employment isolated or combined simulation of the simulation with the traditional teaching strategy in the acquisition of knowledge and the self-confidence of professionals nursing in the scenario of assistance to the individual in cardiopulmonary arrest? Objective: To compare the simulation effect, combined in isolation on the knowledge acquisition and self-confidence of nursing professionals in the assistance scenario for individual with cardiopulmonary arrest. Methodology: Partly experimental quantitative study, with pre and post-tests, developed with 53 nursing professionals (nurses, technicians and nursing assistants) acting in a teaching hospital. The control group (CG) was composed of 27 professionals and the experimental (GE) of 26. In both groups, initially, it applied the knowledge test and the self-confidence scale in the learning adapted to nursing professionals. In the experimental group, after application of the abovementioned instruments, added the workshop "Management of the patient in cardiopulmonary arrest by tachycardia". In the sequence the participants were then referred to the laboratory simulation to the resolution of the simulated scenario on the thematic approach addressed in the theory, through the METI Man® patient simulator. The control group participants lived the same stages except for the theoretical class. After the simulation, the debriefing was performed in both groups and the simulation design scale was applied, after 90 days, besides scale, the knowledge test to evaluate knowledge retention. The descriptive and inferential analysis of the data was performed and the results with p <0.05 were considered significant. Results: There was a females predominated in both groups (GC = 88.9% and GE = 80.8%). The participants’ middle age was 33 ± 6.5 years old. The formation average time was 9 ± 5 years. The knowledge in both groups increased similarly after intervention. In the experimental group, the difference of knowledge between the nurse and the nursing technician was significant: p = 0.008; among professionals with shorter training time, the increase of knowledge was more expressive, when compared to the control group. In both groups, there was improvement of self-confidence in the different stages of the study, but with greater projection in the experimental group, although without difference, with no significant difference. Conclusion: It was evidenced that the simulation integration in the teaching process contributed positively to learning, favoring, thus, for the gain of participation that go beyond the psychomotor, knowledge enhancement and the increase of the self-confidence of the nursing professionals, noting that the high fidelity simulation is an appropriate method to optimize the development of skills.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
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Agência financiadora: Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP).
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