Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dias, Juliana de Freitas | - |
dc.contributor.author | Alves, Gissele | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-20T17:42:53Z | - |
dc.date.available | 2021-07-20T17:42:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-22 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Gissele. Sistema de cotas sociais: a transposição da linha abissal: possibilidades e constrangimento : construções identificacionais e representações discursivas. 2021. 374 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41455 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese de doutoramento foca representações discursivas e construções identificacionais
relacionadas ao sistema de cotas para ingresso nas instituições federais brasileiras. Instituída
pela Lei no 12.711/2012, a política reserva, a partir de 2016, no mínimo, 50% de suas vagas para
estudantes egressos das escolas públicas. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo precípuo
desvelar discursos que naturalizam a desigualdade social e reforçam suas fronteiras, como
também discursos contestatórios que potencializem a transposição da linha abissal, o problema
social parcialmente discursivo de que se ocupa esta tese. Para tanto, embaso-me no referencial
teórico-metodológico dos Estudos Discursivos Críticos e dos Novos Estudos do Letramento
com base em autores como Chouliaraki e Fairclough (1999), Dias (2011, 2015), Fairclough
(1992; 2003), Resende (2009, 2019), Ramalho e Resende (2011), Rios (2009, 2010) e Street
(1995) colocados em diálogo com as Ciências Sociais Críticas, nomeadamente, com a
Sociologia da Juventude e da Educação, tecendo discussões, entre outras questões, sobre
identificação e diferenciação, desigualdade, interseccionalidade, educação, pensamento pós-
abissal de autores como Bhaskar (1986), Bourdieu (1978), Ferreira (2017), Firmino da Costa
(2012), Giddens (2000), Lahire (2001, 2004, 2006) Lopes (1996, 2002,2015), Pais (1993, 1999,
2005), Sousa Santos (2008, 2010, 2011). O trabalho pauta-se pela perspectiva da Pesquisa
Qualitativa, à luz de Cameron et al. (1992) e de Denzin e Lincoln (2006) e assume a
constituição dos corpora de duas naturezas, a saber, (i) pesquisa documental – compilação de
dados oficiais a fim de traçar um retrato das juventudes da educação superior, sob a lente da
interseccionalidade, e compor análise da conjuntura e textos midiáticos, veiculados na Internet,
que atualizam representações sobre as cotas; (ii) pesquisa etnográfica crítica e reflexiva –
realização de entrevistas “(des)centradas”, com professoras/es da UnB e de um curso de
extensão para universitárias/os cuja proposta se orienta por uma “ecologia dos saberes”” a fim
de promover práticas acadêmicas e letramentos de resistência e, assim, potencializar
percursos, projetos e a agência juvenil. Destarte, as análises desvelam o funcionamento da
linha abissal, segundo recontextualização conceitual que proponho, como poderosa perspectiva
ideológica que sustenta o “domínio do impensável”, a serviço da manutenção das restrições de
acesso, logo, do estado de coisas. Diante disso, considerando o quadro de desigualdades que
assola o país, ainda que os retratos das juventudes demonstrem que as cotas vêm
democratizando o acesso à universidade pública, é preciso discutir e promover permanência e
êxito na universidade. Para tanto, a universidade precisa ampliar o movimento necessário à
construção do “interconhecimento”, o que passa pela reconfiguração das práticas e pelo fomento
de letramentos de resistência. Permanência e êxito é uma responsabilidade a exigir que a
universidade tenha olhos e ouvidos atentos às presenças que se pronunciam no campo e as
diferenças que significam e que as cruzam, sobretudo, daquelas/es que outrora estavam no lado
de fora do campo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sistema de cotas sociais : a transposição da linha abissal : possibilidades e constrangimentos : construções identificacionais e representações discursivas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de cotas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação discursiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Construção identificacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramentos de resistência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Lopes, João Miguel Trancoso Vaz Teixeira | - |
dc.description.abstract1 | This doctoral thesis focuses on discursive representations and identificational constructions
related to the quota system for admission to Brazilian federal institutions. Instituted by Law N.
12.711 / 2012, the policy reserves, as of 2016, at least 50% of its places for students from public
schools. Given this, the main objective of the research is to unveil discourses that naturalize social
inequality and reinforce its borders, as well as discourses of resistance that enhance the
transposition of the abyssal line, the partially discursive social problem that this thesis deals with.
For this purpose, the research is based on the theoretical-methodological framework of Critical
Discursive Studies and New Literacy Studies based on authors such as Chouliaraki and
Fairclough (1999), Dias (2011, 2015), Fairclough (1992; 2003), Ramalho and Resende (2011),
Resende (2009, 2019), Rios (2009, 2010) and Street (1995) as well as on constructs of the
Critical Social Sciences, namely, with the Sociology of Youth and Education, weaving
discussions, among other issues, on identification and differentiation, inequality, intersectionality,
education, post-abyssal thinking of authors such as Bhaskar (1986), Bourdieu (1978), Ferreira
(2017), Firmino da Costa (2012), Giddens (2000), Lahire (2001, 2004, 2006) Lopes (1996,
2002,2015), Pais (1993, 1999, 2005), Sousa Santos (2008, 2010,2011). The research is guided
by the perspective of Qualitative Research, in the light of Cameron et al. (1992) and Denzin and
Lincoln (2006) and assumes the constitution of corpora of two natures, namely, (i) documentary
research - compilation of official data in order to draw a portrait of youths in higher education, in
the light of intersectionality, and compose analysis of the juncture and media texts, published on
the Internet, which update representations about quotas; (ii) critical and reflective ethnographic
research - conducting “(un)centered” interviews with professor at UnB and an extension course
for university students that is guided by an “ecology of knowledge” in order to promote academic
practices and resistance literacies and, thus, enhance trajectory, projects and the youth agency.
Thus, the analyses reveal the functioning of the abyssal line, according to the conceptual
recontextualization that I propose, as a powerful ideological perspective that sustains the “domain
of the unthinkable”, in the service of maintaining access restrictions and thus the inequalities.
Therefore, considering the situation of inequality that plagues the country, even though the
portraits of youths demonstrate that quotas have been democratizing access to public
universities, it is necessary to discuss and promote permanence and success at the university.
To this end, the university needs to expand the movement necessary for the construction of “inter-
knowledge”, which involves the reconfiguration of practices and the promotion of resistance
literacies. Permanence and academic success is a responsibility to demand that the university
has eyes and ears attentive to the presences in the field and the differences that they mean and
that cross them, above all, of those who were once outside the field. | pt_BR |
dc.contributor.email | gialves.unb@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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