http://repositorio.unb.br/handle/10482/41455
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2021_GisseleAlves.pdf | 6,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Sistema de cotas sociais : a transposição da linha abissal : possibilidades e constrangimentos : construções identificacionais e representações discursivas |
Autor : | Alves, Gissele |
metadata.dc.contributor.email: | gialves.unb@gmail.com |
Orientador(es):: | Dias, Juliana de Freitas |
Coorientador(es):: | Lopes, João Miguel Trancoso Vaz Teixeira |
Assunto:: | Juventude - aspectos sociais Sistema de cotas Ensino superior Representação discursiva Construção identificacional Letramentos de resistência |
Fecha de publicación : | 20-jul-2021 |
Data de defesa:: | 22-abr-2021 |
Citación : | ALVES, Gissele. Sistema de cotas sociais: a transposição da linha abissal: possibilidades e constrangimento : construções identificacionais e representações discursivas. 2021. 374 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumen : | Esta tese de doutoramento foca representações discursivas e construções identificacionais relacionadas ao sistema de cotas para ingresso nas instituições federais brasileiras. Instituída pela Lei no 12.711/2012, a política reserva, a partir de 2016, no mínimo, 50% de suas vagas para estudantes egressos das escolas públicas. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo precípuo desvelar discursos que naturalizam a desigualdade social e reforçam suas fronteiras, como também discursos contestatórios que potencializem a transposição da linha abissal, o problema social parcialmente discursivo de que se ocupa esta tese. Para tanto, embaso-me no referencial teórico-metodológico dos Estudos Discursivos Críticos e dos Novos Estudos do Letramento com base em autores como Chouliaraki e Fairclough (1999), Dias (2011, 2015), Fairclough (1992; 2003), Resende (2009, 2019), Ramalho e Resende (2011), Rios (2009, 2010) e Street (1995) colocados em diálogo com as Ciências Sociais Críticas, nomeadamente, com a Sociologia da Juventude e da Educação, tecendo discussões, entre outras questões, sobre identificação e diferenciação, desigualdade, interseccionalidade, educação, pensamento pós- abissal de autores como Bhaskar (1986), Bourdieu (1978), Ferreira (2017), Firmino da Costa (2012), Giddens (2000), Lahire (2001, 2004, 2006) Lopes (1996, 2002,2015), Pais (1993, 1999, 2005), Sousa Santos (2008, 2010, 2011). O trabalho pauta-se pela perspectiva da Pesquisa Qualitativa, à luz de Cameron et al. (1992) e de Denzin e Lincoln (2006) e assume a constituição dos corpora de duas naturezas, a saber, (i) pesquisa documental – compilação de dados oficiais a fim de traçar um retrato das juventudes da educação superior, sob a lente da interseccionalidade, e compor análise da conjuntura e textos midiáticos, veiculados na Internet, que atualizam representações sobre as cotas; (ii) pesquisa etnográfica crítica e reflexiva – realização de entrevistas “(des)centradas”, com professoras/es da UnB e de um curso de extensão para universitárias/os cuja proposta se orienta por uma “ecologia dos saberes”” a fim de promover práticas acadêmicas e letramentos de resistência e, assim, potencializar percursos, projetos e a agência juvenil. Destarte, as análises desvelam o funcionamento da linha abissal, segundo recontextualização conceitual que proponho, como poderosa perspectiva ideológica que sustenta o “domínio do impensável”, a serviço da manutenção das restrições de acesso, logo, do estado de coisas. Diante disso, considerando o quadro de desigualdades que assola o país, ainda que os retratos das juventudes demonstrem que as cotas vêm democratizando o acesso à universidade pública, é preciso discutir e promover permanência e êxito na universidade. Para tanto, a universidade precisa ampliar o movimento necessário à construção do “interconhecimento”, o que passa pela reconfiguração das práticas e pelo fomento de letramentos de resistência. Permanência e êxito é uma responsabilidade a exigir que a universidade tenha olhos e ouvidos atentos às presenças que se pronunciam no campo e as diferenças que significam e que as cruzam, sobretudo, daquelas/es que outrora estavam no lado de fora do campo. |
Abstract: | This doctoral thesis focuses on discursive representations and identificational constructions related to the quota system for admission to Brazilian federal institutions. Instituted by Law N. 12.711 / 2012, the policy reserves, as of 2016, at least 50% of its places for students from public schools. Given this, the main objective of the research is to unveil discourses that naturalize social inequality and reinforce its borders, as well as discourses of resistance that enhance the transposition of the abyssal line, the partially discursive social problem that this thesis deals with. For this purpose, the research is based on the theoretical-methodological framework of Critical Discursive Studies and New Literacy Studies based on authors such as Chouliaraki and Fairclough (1999), Dias (2011, 2015), Fairclough (1992; 2003), Ramalho and Resende (2011), Resende (2009, 2019), Rios (2009, 2010) and Street (1995) as well as on constructs of the Critical Social Sciences, namely, with the Sociology of Youth and Education, weaving discussions, among other issues, on identification and differentiation, inequality, intersectionality, education, post-abyssal thinking of authors such as Bhaskar (1986), Bourdieu (1978), Ferreira (2017), Firmino da Costa (2012), Giddens (2000), Lahire (2001, 2004, 2006) Lopes (1996, 2002,2015), Pais (1993, 1999, 2005), Sousa Santos (2008, 2010,2011). The research is guided by the perspective of Qualitative Research, in the light of Cameron et al. (1992) and Denzin and Lincoln (2006) and assumes the constitution of corpora of two natures, namely, (i) documentary research - compilation of official data in order to draw a portrait of youths in higher education, in the light of intersectionality, and compose analysis of the juncture and media texts, published on the Internet, which update representations about quotas; (ii) critical and reflective ethnographic research - conducting “(un)centered” interviews with professor at UnB and an extension course for university students that is guided by an “ecology of knowledge” in order to promote academic practices and resistance literacies and, thus, enhance trajectory, projects and the youth agency. Thus, the analyses reveal the functioning of the abyssal line, according to the conceptual recontextualization that I propose, as a powerful ideological perspective that sustains the “domain of the unthinkable”, in the service of maintaining access restrictions and thus the inequalities. Therefore, considering the situation of inequality that plagues the country, even though the portraits of youths demonstrate that quotas have been democratizing access to public universities, it is necessary to discuss and promote permanence and success at the university. To this end, the university needs to expand the movement necessary for the construction of “inter- knowledge”, which involves the reconfiguration of practices and the promotion of resistance literacies. Permanence and academic success is a responsibility to demand that the university has eyes and ears attentive to the presences in the field and the differences that they mean and that cross them, above all, of those who were once outside the field. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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