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Titre: Passos e descompassos de uma instituição de pesquisa educacional no Brasil (1957-1964) : a realidade do INEP
Autre(s) titre(s): a realidade do INEP
Auteur(s): Saavedra, Silvia Maria Galliac
Orientador(es):: Trois, Stella dos Cherubins Guimarães
Assunto:: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
Políticas públicas educacionais
Educação - Brasil
Date de publication: 21-jui-2021
Référence bibliographique: SAAVEDRA, Silvia Maria Galliac. Passos e descompassos de uma instituição de pesquisa educacional no Brasil (1957-1964): a realidade do INEP. 1988. 285 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1988.
Résumé: Este trabalho procura apresentar uma análise significativa da história do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), do período de 1937 a 1984, o partir do perspectiva de relevância e efetividade de suas ações ao na área da educação. Tratando-se do INEP de uma instituição voltada para a pesquisa educacional do Brasil, considerou-se a ciência, a pesquisa e a educação como referenciais para o entendimento da existência e da atuação do órgão, em sua função social e sua função social e política. Para a reconstituição da história do Instituto, analisaram-se fatos do cunho político e administrativo que influenciaram as mudanças ocorridas em sua filosofia de trabalho e funcionamento , que em alguns momentos foram decisivos para seu prestígio ou desvio de sua finalidade social e política, e para tal análise baseou-se em depoimentos, colhidos antes e durante a elaboração do trabalho, na análise de documentos convencionais e não convencionais, e na própria experiência da autora, caracterizada como observação participante. A interpretação dos fatos mostrou que as oscilações políticas foram a grande tônica no arrefecimento do prestígio e do dinamismo do órgão, no qual a descontinuidade administrativa, os bloqueios financeiros, o patrulhamento político ideológico e a burocratização delinearam uma feição diferente da que havia sido sua característica no período inicial e na fase de abertura política na década de 50. Finalmente, fez-se uma reflexão sobre a totalidade desses fatos e sobre as possibilidades do INEP voltar a ser, na realidade atual, uma instituição cujo papel possa ser relevante e cujas ações possam ser efetivadas para o desenvolvimento da pesquisa educacional, valendo dizer, para a busca de caminhos de saída para a problemática educacional.
Abstract: This study aimed at presenting a meeaingful analysis of the history of the National Institute for Educational Studies and Research (INEP) in the 1937-1984 period from the perspective of the relevance and responsiveness of its actions to the educational field. Considering that INEP is an institution dedicated to educational research in Brazil, science, research, and education have been chosen as a framework for understanding the existence and functioning of the organ in its social and political function. In order to trace back the history of the Institute it was necessary to to analyze political and administrative facts that influenced the change which occured in its working philosophy and functioning which, at times, were decisive for its prestige or deviation from its social and political ends. The analysis was based on testimonies collected before and during the development of the study, on the analysis of conventional and non-conventional documents, and on the author's own experience, characterized as participant observation. The interpretation of the data showed that political oscillation played an important role in decreasing the prestige and energy of the Institute, where administrative discontinuity, finantial constraints, political-ideological harrassment and bureaucratization gave the Institute traits different from those which had been its characteristics in its early period and during the political opening of the fifties. Finally, thoughtful consideration was given to all the facts and to the possibility of INEP's comeback - at the time - as an institution whose role can be relevant and whose actions can be responsive to the development of educational research, i.e., to the search of solutions to educational problems.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 1988.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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