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Título: Atravessamentos de histórias de vida e percursos formativos de professoras(es) na Educação Ambiental escolar do Distrito Federal
Autor(es): Dias, Deise Barreto
Orientador(es): Avanzi, Maria Rita
Assunto: Educação ambiental - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Educação básica
Professores - formação
Data de publicação: 26-Jul-2021
Referência: DIAS, Deise Barreto. Atravessamentos de histórias de vida e percursos formativos de professoras(es) na Educação Ambiental escolar do Distrito Federal. 2021. 254 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa de Doutorado situa-se nos atravessamentos presentes na região de intersecção entre a história de vida, a formação de professores(as) para atuação com a EA e a EA escolar do DF. Visa compreender a inserção e desenvolvimento de Educação Ambiental na Educação Básica do Distrito Federal/Brasil, a partir de histórias de vida de sujeitos que influenciaram e influenciam nesse processo, e identificar, em seu percurso formativo, contribuições para a formação de outros(as) professores(as) que queiram atuar com EA em contexto escolar. Para desenvolver a investigação escolhemos por referencial teórico- metodológico o Método Biográfico, sendo que a inserção desta pesquisa nessa perspectiva se deu por meio de Narrativas construídas no contexto de entrevistas semiestruturadas e biográficas. O fluxo da investigação nos conduziu a uma metáfora que permitiu desenvolver o percurso metodológico e de análise das narrativas autobiográficas concedidas pelos sujeitos de pesquisa. Essa metáfora foi figurada pelo Lago Paranoá, significativo patrimônio do DF. Outro aspecto evidenciado no percurso investigativo foi a percepção e distinção dos sujeitos de pesquisa em três gerações, que nos indica o espaço/tempo em que se situaram/situam no que diz respeito ao envolvimento e à atuação nas instituições- das quais destacamos a Escola da Natureza, EAPE, GEAPLA- bem como ações que promovem a EA neste território. A primeira geração nos remete a quem participou do contexto fundacional da EA na Educação Básica do DF, sendo representada pela professora Vera Catalão. A segunda geração é composta pelas pós-fundadoras representadas por Lêda Bhadra, Maristela Oliveira, Renata Lafetá e Luzirene Leite. A terceira geração, comprometida com as ações atuais e de um futuro próximo, tem como representantes Luna Lambert, Isabel de Andrade, Maria Rosane Barros e Luís Fernando Costa. Os atravessamentos e a análise interpretativa dos relatos das histórias de vida e percursos formativos desses sujeitos, acrescidos das informações advindas da revisão bibliográfica, nos permitiram reconstruir momentos do histórico da EA no DF com ênfase no contexto da Educação Básica. Também nos revelaram contribuições aos campos da Educação Ambiental e Formação de Professores(as) desenvolvidas por meio das marcas das histórias de vida como indícios para a formação de professores(as) para atuar com EA escolar; permitiram a identificação de perspectivas teórico metodológicas e a importância da institucionalização da Formação Docente para atuar com EA. Consideramos que capilarizar a EA para as Regiões Administrativas mais distantes do centro do DF e fortalecer as parcerias com outros órgãos governamentais e não governamentais para apoiar a formação docente e discente têm sido ações que necessitam serem continuadas e fortalecidas, além da consolidação dos projetos, programas e políticas públicas existentes. É necessário pertencimento para que todos possamos “nos banhar” e acessar os corpos d’água do Lago Paranoá bem como o potencial formativo da EA para a atuação nos contextos escolares do DF.
Abstract: This PhD research is located in the crossings present in the region of intersection between life history, the formation of teachers to work with the Environmental Education (EE) and the school, EE of the DF. It aims to understand the insertion and development of Environmental Education in Basic Education in the Distrito Federal (DF)/Brazil, based on the life stories of individuals who have influenced and influence this process, and to identify, in their formative journey, contributions to the training of others teachers who want to work with EE in a school context. To develop the investigation, we chose the Biographical Method by theoretical- methodological reference, and the insertion of this research in this perspective occurred through Narratives built in the context of semi-structured and biographical interviews. The flow of the investigation led us to a metaphor that allowed us to develop the methodological and analysis path of the autobiographical narratives granted by the research subjects. This metaphor was figured by Lago Paranoá, a significant patrimony of the Distrito Federal. Another aspect evidenced in the investigative path was the perception and distinction of the research subjects in three generations, which indicates the space/time in which they were located/situated with regard to the involvement and performance in the institutions - of which we highlight the Escola da Natureza, EAPE, GEAPLA- as well as actions that promote EE in this territory. The first generation refers us to those who participated in the foundational context of EE in Basic Education in DF, being represented by Professor Vera Catalão. The second generation is composed of the post- founders represented by Lêda Bhadra, Maristela Oliveira, Renata Lafetá and Luzirene Leite. The third generation, committed to current actions and those of the near future, has Luna Lambert, Isabel de Andrade, Maria Rosane Barros and Luís Fernando Costa as representatives. The crossings and the interpretative analysis of the reports of the life histories and formative paths of these subjects, plus the information from the bibliographic review, allowed us to reconstruct moments in the history of EE in the Distrito Federal with an emphasis on the context of Basic Education. They also revealed contributions to the fields of Environmental Education and Teacher Training developed through the marks of life stories as evidence for the training of teachers to work with school EE; allowed the identification of theoretical methodological perspectives and the importance of the institutionalization of Teacher Education to work with EE. We believe that capillarizing the EE to the Administrative Regions furthest from the center of the DF and strengthening partnerships with other governmental and non-governmental bodies to support teacher and student training have been actions that need to be continued and strengthened, in addition to the consolidation of projects, programs and existing public policies. It is necessary to belong so that we can all “bathe” and access the water bodies of Lago Paranoá as well as the training potential of the EE for acting in the school contexts of the Distrito Federal.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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