http://repositorio.unb.br/handle/10482/41631
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_AnaEmíliaCullenVaz.pdf | 10,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A (impossibilidade de ser muitas : (re) existências de mulheres universitárias mães em narrativas |
Autor : | Vaz, Ana Emília Cullen |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:anacullen@gmail.com |
Orientador(es):: | Mella, José Luiz Villar |
Coorientador(es):: | Souza, Rodrigo Matos de |
Assunto:: | Maternidade Mães universitárias Narrativas autobiográficas Movimento decolonial Crítica feminista |
Fecha de publicación : | 11-ago-2021 |
Data de defesa:: | 29-ene-2021 |
Citación : | MONTENEGRO, Manuel Carlos. A (impossibilidade de ser muitas: (re) existências de mulheres universitárias mães em narrativas. 2021. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumen : | Ancorada na perspectiva epistêmico-teonco-metodologica da narrativa (auto)biografica e do movimento decolonial este trabalho apresenta uma possibilidade de leitura a partir da (re)existencia de estudantes de graduação mães da Universidade de Brasília. Partindo de uma discussão sobre a subjetividade da pesquisa acadêmica, da instabilidade do conhecimento e da necessidade de posicionarmo-nos enquanto sujeitos políticos e subjetivos durante um processo de pesquisa o trabalho caminha para um diálogo com diversas perspectivas feministas sobre maternidades e traz algumas critícas a partir da visão da interseccionalidade e da colonialidade do ser e do saber A partir disso, apresento uma analise que também e uma narrativa) sobre narrativas autobiográficas de algumas dessas estudantes, com o objetivo (ou subjetivo) de registrar e analisar suas experiências singulares e coletivas e quais são as demandas específicas das discentes mães da UnB. Por fim, apresento uma proposição de criação de uma Coordenadona de Apoio as Maternidades na Universidade de Brasília visando concretizar um processo de visibilização e de reconhecimento das particularidades e necessidades das estudantes de graduação que sao mães, além do desenvolvimento de projetos e ações, na Universidade, voltadas para esse público. Esta pesquisa parte do pressuposto de construção co e com partilhada do conhecimento, portanto, a partir das subjetivações, (re)significações e (re)construções apresentadas pelas estudantes, re)signifiquei o processo de escrita desta dissertação. A dissertação e os caminhos encontrados sao resultado de um processo continuo de reflexão e postura crítica diante da relação entre universidade e maternidades com vistas a reconhecer a instabilidade do conhecimento e as relações de poder das significações que o sustentam. |
Abstract: | Anchored in the epistemic-theoretical-methodological perspective of the (auto)biographical narrative and the Decolonial movement, this work presents a possibility of reading from the (re)existence of the mother graduate students at the University of Brasilia. Starting from a discussion about the subjectivity of academic research, the instability of knowledge and the need to position ourselves as political and subjective subjects during a research process, the work moves into a dialogue with several feminist positions on maternity and brings some criticisms to from the view of intersectionality and the coloniality of being and knowledge. From this, I bring an analysis (which is also a narrative) of the autobiographical narratives of some of these students, with the objective (or subjective) to understand their singular and collective experiences and what are the specific demands of the mother students of UnB. Finally, I present a proposal for the creation of a Maternity Support Coordination at the University of Brasilia aiming to achieve a process of visibility and recognition of the particularities and needs of undergraduate students who are mothers, in addition to the development of projects and actions at the University aimed at for that audience. This research starts from the assumption of construction co and with shared knowledge, therefore, from the subjectivations, (re)meanings and (re)constructions presented by the students, (re)signified the writing process of this dissertation. The dissertation and the paths found are the result of a continuous process of reflection and critical posture in the face of the relationship between University and Maternities, with a view to recognizing the instability of knowledge and the power relationships of the meanings that support it. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.