Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/4163
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2008_LuisFelipeBatistaOliveira.pdf720,12 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Uma medida de eficiência para o desempenho das escolas brasileiras
Auteur(s): Oliveira, Luis Felipe Batista de
Orientador(es):: Sousa, Maria da Conceição Sampaio de
Assunto:: Educação - financiamento
Política pública
Propriedade pública
Educação - aspectos econômicos
Date de publication: déc-2008
Référence bibliographique: OLIVEIRA,Luis Felipe Batista de. Uma medida de eficiência para o desempenho das escolas brasileiras. 2008. 40 f.Dissertação (Mestrado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Résumé: Esta dissertação de mestrado tem o objetivo de apresentar uma metodologia sobre eficiência em educação. Por se tratar de um serviço público com múltiplos “outputs”, levam-se em consideração as notas e a taxa de distorção idade-série em uma técnica que isola o efeito do “background” familiar (valor adicionado pelo resíduo) e a função distância como medida de ineficiência. Após a introdução, o segundo capítulo descreve os principais métodos e, em seguida, se distingue o SAEB do Censo Escolar. O quarto capítulo fornece os principais resultados e mostra como as escolas de 4ª série se distinguem das de 8ª. A última seção conclui e fornece as possibilidades em eventuais interesses em se aprofundar os estudos. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation presents a measure of education efficiency. As a public good with multiple outputs, a technique that accounts for proficiency and age-grade distortion isolates the family background (by value added residuals) and uses the translog distance function as an inefficiency measure. The work is divided in five sections: introduction, main techniques of education efficiency in the literature, methodology and data description, results and differences between the 4th and 8th grades. The last section concludes and proposes some perspectives for future research at this topic.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4163/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.