Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mietto, Gabriela Sousa de Melo | - |
dc.contributor.author | Ribas, Luana de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T16:53:15Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T16:53:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-10 | - |
dc.identifier.citation | RIBAS, Luana de Melo. O processo criador da criança com autismo em espaços brincantes: imaginação-emoção e o coletivo. 2021.212 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41681 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A brincadeira se constitui socialmente e é a atividade guia da primeira infância; é a partir dela
que a criança toma consciência do seu mundo. Com isso, torna-se pertinente perguntar como e
com o quê brincam as crianças com autismo (Transtorno do Espectro Autista-TEA), já que o mais
recente manual de diagnóstico, o DSM-V, as caracteriza com dificuldades que perpassam a
comunicação e as habilidades sociais. Tendo em vista que as características descritas no
diagnóstico são fundamentais no brincar e que essa atividade é essencial no desenvolvimento
humano, é preciso questionar tais afirmações. Assim, tendo como principal referência a Teoria
Histórico-Cultural, este trabalho teve como objetivo analisar os processos criadores de crianças
com autismo e a importância de espaços brincantes, através de observação triádica criança com
autismo-objeto/brinquedo-outro. Interessou compreender como se dá o processo imaginação-
emoção na brincadeira de faz de conta dessas crianças, e o que impulsiona seus processos
criadores, além de entender o papel do coletivo na vivência da criança com autismo em espaço
escolar, observando contextos escolares distintos. A pesquisa teve como base o Materialismo
Histórico-Dialético e a Teoria Fundamentada em Dados, com análise microgenética. O estudo
foi conduzido em uma escola pública de Educação Infantil de Brasília. Participaram dois meninos
com autismo, ambos com 4 anos, um deles inserido em uma classe junto a crianças de
desenvolvimento típico e o outro em Classe Especial, separado de seus pares de
desenvolvimento. A pesquisa foi construída em 3 etapas: 1a
) Foram feitas observações com
registro em diário da pesquisadora para identificar a rotina escolar e os brinquedos
disponibilizados em cada classe, além de entrevista com responsáveis das crianças com
autismo; 2a
) Foram observadas, através de videogravações posteriormente transcritas e
analisadas, as relações triádicas criança com autismo-objeto/brinquedo-outro (sendo esse outro
professoras ou colegas) – em quatro momentos: i) brincadeira livre, com objetos/brinquedos
disponíveis nas respectivas classes; ii) brincadeira livre, com objetos/brinquedos disponibilizados
pela pesquisadora; iii) situações de brincadeiras com mediação das professoras em suas
respectivas salas e objetos/brinquedos disponibilizados pela pesquisadora; e iv) criança da
Classe Especial em vivência na Integração Inversa com os objetos/brinquedos disponibilizados
pela pesquisadora; 3a
) foram feitas três observações complementares com videogravações
(analisadas no Software ELAN): i) brincadeira livre na Integração Inversa e os objetos/brinquedos
disponíveis na classe; ii) brincadeira livre na Classe Especial, e os objetos/brinquedos
disponíveis na classe; e iii) criança da Classe Especial em interação com a Integração Inversa,
considerando os objetos/brinquedos disponíveis na Integração Inversa. Os resultados mostram
conteúdos imaginativos no brincar das crianças com autismo, embora nem sempre
hegemônicos, considerando suas singularidades. Destacou-se o papel do objeto/brinquedo
como ponte comunicativa nas relações triádicas, mas principalmente a agencialidade das
crianças pares de desenvolvimento como fundamental para potencializar a emergência dos
processos criadores das crianças observadas. Identificaram-se diferenças significativas nos
brinquedos disponibilizados para a criança com autismo da Classe Especial em comparação à
classe em que têm os pares de desenvolvimento típico. O papel das professoras como
organizadoras da sala de aula torna-se decisório na construção de um espaço propício de
brincadeira, além da importância de vivências em coletivo com crianças sem o diagnóstico.
Dessa forma, torna-se fundamental a existência de espaços brincantes – brinquedos adequados,
espaço físico disponível e tempo intencional direcionado ao brincar – dentro do contexto escolar. O estudo se mostra relevante tendo em vista o debate ainda
existente no Brasil sobre inclusão escolar de crianças com desenvolvimento. Conclui-se que,
para que os direitos de brincar e interagir sejam garantidos, o acesso à escola deve ser integral,
propiciando possibilidades de desenvolvimento a todas as crianças de forma plena. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O processo criador da criança com autismo em espaços brincantes : imaginação-emoção e o coletivo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Playing is socially constituted and it is the guiding activity of early childhood; through playing the
child becomes aware of the world. For that reason, it becomes pertinent to ask how and with what
children with autism (Autism Spectrum Disorder - ASD) play, since the most recent diagnostic
manual, the DSM-V, characterizes them with difficulties that pervade communication and social
skills. Bearing in mind that the characteristics described in the diagnosis are essential in playing
and that this activity is essential in human development, such statements ought to be questioned.
Thus, having as main reference the Historical-Cultural Theory, this work aimed to analyze the
creating processes of children with autism and the importance of playing spaces, through triadic
observation of children with autism-object/ toy-other. The point of interest was to understand the
imagination-emotion in the make-believe game of these children, to identify how they occur and
what drives their creating processes, in addition to understanding the role of the collective in the
experience of the child with autism in school, observing distinct schoolchildren contexts. The
research was based on Historical-Dialectic Materialism and Grounded Theory, with microgenetic
analysis. The study was conducted at a public kindergarten school in Brasília. Two boys with
autism participated, both aged 4, one of them in a class with children of typical development and
the other, in a Special Class, separated from their development peers. The research was built in
three stages: 1st) Observations were made on a research diary in order to identify the school
routine and the toys available in each classroom, in addition to interviews with guardians of
children with autism; 2nd) The triadic relationships between children with autism-object/ toy-other
– teachers or colleagues – were observed through video recordings that were later transcribed
and analyzed in four moments: i) free play, with the objects/ toys available in the respective
classrooms; ii) free play, with objects/ toys provided by the researcher; iii) games with teacher
mediation in their respective classrooms and objects/ toys provided by the researcher; and iv)
Special Class child living in Inverse Integration with the objects/ toys provided by the researcher;
3
rd) Three complementary observations were made with video recordings (which were analyzed
in the ELAN Software): i) free play in Inverse Integration and the objects/ toys available in the
classroom; ii) free play in the Special Class, and the objects/ toys available in the classroom; and
iii) Special Class child interacting with the Inverse Integration, considering the objects/ toys
available in the Inverse Integration. The results show imaginative content, although not always
hegemonic, in children with autism playing, considering their singularities. It was highlighted the
role of the object / toy as a communicative bridge in triadic relations was highlighted, but mainly
the agency of the peer development children as fundamental to potentiate the emergence of the
creative processes of the observed children. Significant differences were identified in the toys
made available to the child with autism in the Special Class compared to the class in which they
have the pairs of typical developmental. The role of teachers as organizers of the classroom
becomes decisive in the construction of a conducive space for play, in addition to the importance
of collective experiences with children without the diagnosis. Thus, the existence of playing
spaces – adequate toys, available physical space and intentional time directed towards playing –
within the school context is fundamental. The study is relevant in view of the debate that still exists
in Brazil about the inclusive education of children with atypical development. It is concluded that,
in order for the rights to play and interact to be guaranteed, access to school must be integral,
providing full development possibilities for all children. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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