Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41718
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FabianadaSilvaFreitas.pdf4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorFreitas, Fabiana da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-16T16:29:39Z-
dc.date.available2021-08-16T16:29:39Z-
dc.date.issued2021-08-16-
dc.date.submitted2021-05-28-
dc.identifier.citationFREITAS, Fabiana da Silva. Formação continuada de professores dos anos iniciais : o ensino de ciências e a pedagogia histórico-crítica. 2021. [130] f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41718-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNos Anos iniciais da Educação Básica o ensino de Português e Matemática é, frequentemente, mais enfatizado que o de Ciências. Isso pode ser devido a uma série de fatores e uma formação inicial, incipiente em relação aos conteúdos de Ciências, tem sido apontada como um deles. Portanto, esse trabalho teve como objetivo conhecer as principais dificuldades de um grupo de professores, que atuam nos Anos iniciais na Secretária da Educação do Distrito Federal, em relação aos conteúdos de Ciências presentes no Currículo em Movimento e elaborar e analisar as contribuições de uma proposição didática, com atividades experimentais de Ciências e embasada na Pedagogia Histórico-Crítica, para a formação continuada desses professores. Para a obtenção dos dados iniciais dos professores participantes, foi utilizado um questionário, cujas informações permitiram a elaboração da proposição didática que foi realizada em seis encontros virtuais com a utilização da Plataforma Google Meet e Classroom. Como instrumentos de pesquisa para a obtenção de dados foram utilizadas as “rodas de conversa” durante o desenvolvimento da proposição. Para análise e exposição dos resultados foi utilizado o Materialismo Histórico Dialético e identificou-se como categoria simples: O Ensino de Ciências e a PHC na prática docente e foram elencadas sete categorias de análise: -Perfil profissional do professor que ensina nos Anos iniciais; -Prática docente e o Ensino de Ciências; -Formação continuada; -A PHC e as aulas de Ciências; -A experimentação e a PHC ; - Conceitos teóricos e os experimentos envolvendo os fenômenos; - Experimentos nas aulas presenciais e remotas de Ciências. A análise do objeto de pesquisa possibilitou observar que o curso de formação continuada oferecido aos professores dos Anos iniciais, a partir da proposição didática elaborada, proporcionou reflexões sobre as suas práticas pedagógicas, assim como, a percepção desses docentes sobre a importância da apropriação dos conhecimentos científicos e da utilização de experimentos científicos em um viês pedagógico que permitia uma abordagem investigativa e dialógica dos conteúdos. Além, de apresentar alternativas para um trabalho com uma abordagem crítica e social envolvendo os conhecimentos científicos em um contexto remoto.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação continuada de professores dos anos iniciais : o ensino de ciências e a pedagogia histórico-críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subject.keywordEducação permanentept_BR
dc.subject.keywordMaterialismo histórico-dialéticopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In the Early Years of Basic Education, the teaching of Portuguese and Mathematics is often more emphasized than that of Science. This may be due to a number of factors, and an initial incipient formation in relation to the contents of Sciences has been pointed out as one of them. Therefore, this work Teaching Science early years aimed to know the main difficulties of a group of teachers who work in the Early Years at the Secretary of Education of the Distrito Federal in relation to the contents of Sciences present in the Curriculum in Movement, as well as to elaborate and to analyze the contributions of a didactic proposition, with experimental activities of Sciences and based on Historical-Critical Pedagogy, for the continuous formation of these teachers. To obtain the initial data of the participating teachers, a questionnaire was initially used, whose information allowed the elaboration of the didactic proposal that was carried out in six virtual meetings using the Google Meet and Classroom Platform. As research tools for obtaining data, “conversation wheels” were used during the development of the proposition. For the analysis of the results, Dialectical Historical Materialism was used and it was identified as a simple category: Science Teaching and PHC in teaching practice and seven categories of analysis were listed: - Professional profile of the teacher who teaches in the Early Years; -Teaching practice and Science Teaching; -Continued training; -PHC and Science classes; -Experimentation and PHC; - Theoretical concepts and experiments involving phenomena; -Experiments in classroom and remote science classes. The analysis of the research object made it possible to observe that the continuing education course offered to teachers of the Early Years, based on the didactic proposition, provided reflections on their pedagogical practices, as well as, the perception of these teachers on the importance of the appropriation of knowledge and the use of scientific experiments in a pedagogical way that allowed an investigative and dialogical approach to the contents. In addition, to present alternatives for a work with a critical and social approach involving scientific knowledge in a remote context.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.