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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/41800
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Titre: Os conceitos de hacker nos estudos de pós-graduação : uma metapesquisa sobre a investigação do tema no Brasil de 2009 a 2019
Auteur(s): Fontenele, Karen Pacheco
metadata.dc.contributor.email: karenfontenele@gmail.com
Orientador(es):: Curvello, João José Azevedo
Assunto:: Hackers
Cibercultura
Comunicação
Análise estatística
Teoria da comunicação - estatística
Date de publication: 17-aoû-2021
Référence bibliographique: FONTENELE, Karen Pacheco. Os conceitos de hacker nos estudos de pós-graduação: uma metapesquisa sobre a investigação do tema no Brasil de 2009 a 2019. 2020. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: Como a temática hacker tem sido estudada nos programas de pós-graduação do Brasil no período de 2009 a 2019? Esta é a questão central que norteou a presente metapesquisa, cujo objetivo é inventariar a produção de pesquisas acadêmicas relativas à temática realizada no interior dos programas de pós-graduação brasileiros, para traçar um panorama geral dos movimentos que o assunto tem gerado no campo acadêmico, com foco no hacker enquanto sujeito que assume um papel decisivo na Comunicação Social. No corpus de análise foram reunidas 57 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado, disponíveis nos bancos de dissertações e teses da CAPES e do IBICT de 2009 a 2019, que abordam o hacker sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Estes estudos foram identificados em 37 instituições de ensino de caráter público e privado, em 14 estados, pertencentes a 15 áreas de avaliação pertencentes às quatro grandes áreas científicas (Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias e Ciências da Saúde). O trabalho utiliza a abordagem da Teoria Fundamentada, na perspectiva interacionista simbólica apresentada por Charmaz (2009), e se propõe a identificar, quantificar, distribuir, analisar, apresentar os dados coletados e disponibilizá-los em forma de gráficos e quadros. O estudo é qualiquantitativo, descritivo exploratório e teórico-bibliográfico. A análise dos dados é dividida em duas etapas: a) uma análise das temáticas, áreas do conhecimento, universidades, orientadores, pesquisadores, gênero, nível de qualificação, ano de defesa e palavras-chave; b) análise qualiquantitativa dos resumos das dissertações e teses, investigando o foco dado ao tema hacker em cada um dos estudos. Entre os resultados encontrados, se observou que as pesquisas produzidas no referido período propendem a destacar as potencialidades comunicacionais e educacionais do hacker, analisando esse ator social enquanto agente criativo e produtor de mudanças sociais, em dissonância com a abordagem da grande mídia, que tende a associar este sujeito da cibercultura a aspectos negativos como criminalidade, vandalismo e roubo eletrônico. E, sem o objetivo de refutar a teoria até então produzida sobre o tema, propomos novas categorias de classificação de hackers, com a finalidade de melhor delimitar os campos de ação desse sujeito e, com isso, contribuir com estudos futuros sobre o tema.
Abstract: The analysis corpus is composed by 57 master’s dissertations and 24 doctoral thesis, available on CAPES AND IBICT, Brazilian thesis and dissertation data bases. The works range from 2009 to 2019 and addresses hackers under several theoretical-methodological perspectives. These studies were made in 37 public and private educational institutions in 14 Brazilian states. The corpus assesses 15 disciplines from the four major scientific areas (Exact and Earth Sciences; Biological Sciences; Engineering and Health Sciences. The paper uses the Grounded Based on data approach, in the symbolic interactionist perspective presented by Charmaz (2009), and proposes itself to identify, to quantify, to distribute, to analyze, to present the collected data and to display them in charts and tables. The study is qualitative and quantitative, descriptive, exploratory and theoretical- bibliographic. The data analysis is divided in two stages: a) analyzing the topics, fields of knowledge, universities, academic advisers, researchers, gender, level of qualification, year of submission / presentation and keywords; b) analyzing qualitative and quantitatively the dissertation’s and thesis’ abstract, investigating the highlight on the hacker theme in each study. Among the outcomes, it has been noted that the researches produced during the mentioned period tend to emphasize the hacker communicative e educational potentialities, analyzing this social actor as a creative agent and social changing producer, mismatching the big media approach, which tends to associate this cyberculture character to negative aspects such as criminality, vandalism and electronic robbery. By the end, not aiming to refute the by now produced theory about the topic, the proposition is to classify new hackers categories, with the purpose to better narrow this subject fields of action, and, therefore, to contribute to future studies on the theme.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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