Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zandonadi, Renata Puppin | - |
dc.contributor.author | Correa, Lígia Isoni Auad | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T10:39:03Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20T10:39:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-10 | - |
dc.identifier.citation | CORREA, Lígia Isoni Auad. Food trucks no Distrito Federal: segurança dos alimentos e perfil de proprietários, manipuladores e consumidores. 2021. 113 f., il. Tese (Doutorado em Nutrição Humana) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41835 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Nutrição Humana, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Os food trucks (FTs), como um fenômeno recente da alimentação fora de
casa, têm se popularizado em todo mundo e, atualmente, representam um dos segmentos
de melhor desempenho no setor de alimentação. Entretanto, devido à incipiente
regularização e dificuldade de fiscalização desses veículos, a garantia de inocuidade de
seus alimentos torna-se um desafio e, consequentemente, uma questão de saúde pública.
Objetivo: O objetivo desse trabalho foi analisar o cenário de food trucks no Distrito
Federal sob a ótica da segurança dos alimentos e o perfil de seus proprietários,
manipuladores e consumidores. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, exploratório
e observacional, com abordagem quantitativa, realizado em duas partes. A primeira parte
do estudo consistiu na elaboração, validação e aplicação de instrumento de avaliação
higiênica e sanitária em 44 FTs do Distrito Federal. Também foram coletadas amostras
de refeições comercializadas nos veículos (n = 44), que foram submetidas a ensaios
microbiológicos para determinação de coliformes totais (CT), E. coli (EC), Salmonella
(SL) e Staphylococcus aureus (SA); essas amostras também foram utilizadas para
classificar os FTs em contaminados e não contaminados, e em três diferentes grupos: A
(sanduíches quentes e frios); B (pizzas e massas); e C (cozinhas regional e internacional).
Foram também coletadas e analisadas amostras de água (n = 29) para verificação de
presença de coliformes e E. coli. Os dados obtidos permitiram a realização do diagnóstico
das condições e práticas higiênicas e sanitárias dos veículos avaliados e a proposição de
escore para classificação de FTs quanto à probabilidade de contaminação, sendo um ponto
para cada item com resposta inadequada, resultando em uma pontuação final que pode
variar entre 0 e 20 pontos. A segunda parte do estudo consistiu na caracterização dos
atores envolvidos no setor de food trucks e sua relação com a segurança de alimentos. Os
questionários foram aplicados por meio de entrevistas estruturadas, realizadas com 35
proprietários, 40 manipuladores de alimentos e 132 consumidores de FTs. Para
proprietários, avaliou-se o nível de cumprimento das leis de segurança dos alimentos;
para manipuladores de alimentos, avaliou-se o nível de conhecimento, atitude e práticas
(CAP); para consumidores, avaliou-se a percepção da importância da segurança de
alimentos. Resultados: A versão final do checklist obtido foi de 22 itens, e o
estabelecimento de escore de inadequação para a classificação de FTs baseou-se na
análise de probabilidade de contaminação de alimentos. Os resultados de análises
microbiológicas de amostras de alimentos revelaram que o percentual de contaminação
do Grupo A foi significativamente maior que nos Grupos B e C (p < 0,05) e a porcentagem
de contaminação não diferiu significativamente entre os Grupos B e C (p > 0,05). No caso
das amostras de água, 44,8% (n = 13) apresentavam contaminação. A aplicação do
instrumento de avaliação validado em 44 FTs revelou que nenhum atingiu 100% de
adequação, sendo a pontuação mínima de inadequação 3, e a máxima, 18 pontos. A
pontuação de inadequação do Grupo A foi significativamente maior em relação aos
escores dos Grupos B e C (p < 0,05). Em relação à probabilidade de contaminação
segundo os escores de classificação, FTs com até 11 pontos apresentaram baixa
probabilidade de contaminação e baixo risco de doenças transmitidas por alimentos. FTs
com 12 ou mais pontos apresentaram alta probabilidade de contaminação e,
consequentemente, alto risco de doenças transmitidas por alimentos (DTAs). As análises
psicométricas demonstram boa reprodutibilidade e boa consistência interna do
instrumento. As entrevistas realizadas com proprietários revelaram uma população
representada, em sua maioria, por homens casados, que haviam concluído pelo menos o
ensino superior e queriam abrir seus próprios negócios. Os níveis de conformidade
representam boa conformidade com as regras de segurança de alimentos. Em relação aos
manipuladores de alimentos, dados sociodemográficos demonstraram que a maioria dos
manipuladores de alimentos era jovem (média de idade 32,6 ± 9,5 anos, variando de 22 a
55 anos) do sexo masculino (80%), solteiros, divorciados ou viúvos (55%) e com filhos
(57,5%). Diferenças estatisticamente significativas foram observadas nos escores de
atitudes em relação ao estado civil (p = 0,029), renda mensal (p = 0,018) e treinamento
em segurança de alimentos (p = 0,033). Diferenças significativas nos escores de CAP
foram observadas na seção de conhecimento, no que diz respeito à contaminação de
alimentos, com FTs contaminados obtendo pontuação menor em relação a não
contaminados. Diferenças estatisticamente significativas também foram encontradas na
seção de atitudes em relação à classificação de FT, sendo os escores do Grupo A
significativamente menores em relação aos dos grupos B e C (p = 0,013), porém não
significativamente diferentes entre os grupos B e C. Os pontos de corte do instrumento
CAP adotados para a classificação dos FTs em contaminados e não contaminados
resultaram em correta classificação de 55% dos veículos (sensibilidade de 47,1% e
especificidade de 60,9%). As entrevistas conduzidas com consumidores revelaram que a
maioria consome em FTs uma ou duas vezes por semana (96%), geralmente perto de casa
(74%); o gasto médio per capita é de aproximadamente US$ 5 a US$ 9,99 (70%), sendo
que hambúrgueres e sanduíches são os alimentos mais populares (72%). Os consumidores
também indicaram que o sabor (30%) foi o motivo mais importante para escolher um FT
e que a má higiene do veículo (30%) foi o principal ponto atribuído para não optar por
um. A higiene de alimentos e a higiene pessoal dos vendedores foram consideradas
importantes pelos consumidores ao comerem em FTs (78% e 80%, respectivamente).
Considerando todos os consumidores entrevistados e as questões sobre percepção da
importância da segurança de alimentos, a pontuação mínima foi 1 e a máxima foi 2,9,
com pontuação média de 1,68 (DP = 0,46), indicando alto nível de percepção de
importância. O instrumento de percepção de importância da segurança de alimentos
apresentou boa consistência interna. Não foram observadas diferenças significativas nos
escores de percepção da importância da segurança de alimentos em gênero (p = 0,192),
estado civil (p = 0,418), nível de escolaridade (p = 0,652) ou treinamento em segurança
de alimentos (p = 0,166); foram encontradas diferenças significativas nos escores de
percepção da importância da segurança de alimentos para a idade (p = 0,026) e a presença
de crianças (p = 0,001). Conclusão: O instrumento desenvolvido permite o diagnóstico
para a condução de inspeções em FTs e para gerenciamento de riscos à segurança de
alimentos e permite auxiliar nos processos de tomada de decisão em tempo real para a
prevenção de DTA em FTs. Sua aplicação permite a avaliação de risco eficaz das práticas
e condições higiênicas e sanitárias em FTs, a adoção de estratégias para a prevenção de
surtos de DTAs e garantia da proteção dos consumidores por meio de acesso a alimentos
seguros. A elevada prevalência de contaminação das amostras de alimentos e água, bem
como os elevados níveis de inadequação dos FTs avaliados, estão relacionados à baixa
adesão às boas práticas e condições de produção de alimentos, indicando potencial
aumento no risco de surtos de DTAs nesse setor. Os proprietários de FTs possuem perfil
socioeconômico diferenciado, em sua maioria com alto nível de escolaridade, boa
qualificação e condições financeiras favoráveis; a maioria também atende aos requisitos
legais nacionais e locais de segurança de alimentos. Os manipuladores de alimentos
apresentaram nível insatisfatório de conhecimento, atitudes e práticas autorrelatadas
sobre conceitos essenciais de segurança de alimentos, e que esses três pilares avaliados
apresentaram baixa concordância com as observações realizadas. A maior parte dos
consumidores de FT são altamente qualificados e possuem uma condição financeira
favorável; no entanto; os resultados também indicam que ainda há necessidade desses
atores compreenderem seu papel na cadeia produtiva de alimentos. Os resultados desse
estudo podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias eficazes para melhorar a
conscientização e a segurança dos alimentos no setor de FTs. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Food trucks no Distrito Federal : segurança dos alimentos e perfil de proprietários, manipuladores e consumidores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Food truck | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança de alimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos - contaminação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de riscos de saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Validação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proprietários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Manipuladores de alimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Ginani, Verônica Cortez | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: As a recent phenomenon of the eating out practice, food trucks (FTs) have
become popular around the world and currently represent one of the best performing
segments in the foodservice industry. However, due to the incipient regularization and
difficulty in inspecting these vehicles, ensuring food safety becomes a challenge and,
consequently, a public health issue. Aim: This study aimed to analyze the FT scenario in
the Brazilian Federal District from the food safety perspective and the profile of FT
vendors, food handlers and consumers. Methods: This is a cross-sectional, exploratory,
and observational study, with a quantitative approach, carried out in two parts. The first
part of the study consisted of the preparation, validation, and application of a hygienic
and sanitary evaluation instrument in 44 FTs in the Federal District. FT food samples (n
= 44) were collected and subjected to microbiological analysis for the determination of
total coliforms (CT), E. coli (EC), Salmonella (SL) and Staphylococcus aureus (SA);
these samples were also used to classify FTs into contaminated and non-contaminated,
and into three different groups: A (hot and cold sandwiches); B (pizza and pasta); and C
(regional and international cuisine). Water samples (n = 29) were also subjected to
microbiological analysis to check for the presence of coliforms and E. coli. Data obtained
were used to diagnose the hygienic-sanitary conditions and practices of the vehicles
evaluated and propose a score classification of FTs regarding the probability of
contamination, by assigning one point to each non-conforming item observed, with the
final score ranging from 0 to 20 points. The second part of the study consisted of
characterizing the actors involved in the food truck sector and their relationship with food
safety. Multiple-response questionnaires were applied through structured interviews, with
35 vendors, 40 food handlers, and 132 consumers of FTs. For FT vendors, the level of
compliance with food safety laws was assessed; for FT food handlers, the level of
knowledge, attitude, and practices (CAP) was assessed; for consumers, the perception of
the importance of food safety was assessed. Results: The final version of the original
evaluation instrument consisted of 22 items, and the establishment of an inadequacy score
for the classification of FTs was based on the analysis of the probability of food
contamination. The microbiological analysis results of food samples revealed that the
contamination percentage of Group A was significantly higher than that of Groups B and
C (p < 0.05), and the percentage of contamination did not significantly differ between
Groups B and C (p > 0.05). The microbiological analysis results of water samples
revealed that 44.8% (n = 13) were contaminated. The application of the validated
evaluation instrument to the 44 food trucks revealed that none achieved 100% adequacy,
with the minimum inadequacy score being 3, and the maximum, 18 points. The Group A
inadequacy score was significantly higher when compared to Groups B and C scores (p <
0.05). Regarding the probability of contamination according to the classification scores,
FTs with up to 11 points exhibit a low probability of contamination and a low risk of
foodborne diseases (FBDs). FTs scoring 12 or more points exhibit a high probability of
contamination and, consequently, a high risk of FBDs. The psychometric analyses
indicated good reproducibility and good internal consistency of the instrument. The
interviews revealed that FT vendors were mostly married males, who had completed at
least a tertiary education level, and wanted to start their businesses. The compliance levels
depict good compliance with food safety rules. Regarding FT food handlers, the
sociodemographic data showed that most of the food handlers were young (average age
32.6 ± 9.5 years, ranging from 22 to 55 years) males (80%), who were single, divorced,
or widowed (55%) and had children (57.5%). Significant differences in the attitudes
scores regarding marital status (p = 0.029), monthly income (p = 0.018), and food safety
training (p = 0.033) were observed. Significant differences in the KAP scores can be
observed in the knowledge section, concerning food contamination status, with
contaminated FTs obtaining a lower score than non-contaminated FTs. Statistically
significant differences were also found in the attitudes section regarding FT classification,
with Group A scores significantly lower when compared to Groups B and C scores (p =
0.013), but not significantly different between Groups B and C. The adopted cutoff points
correctly classified 55.0% of the contaminated FTs (sensitivity of 47.1% and specificity
of 60.9%). Regarding FT consumers, the interviews revealed that most food truck
consumers eat from food trucks once or twice a week (96%), usually near home (74%);
the average per capita expenditure is approximately US $5 to US $9.99 (70%), with
hamburgers and sandwiches as the most popular food among consumers (72%).
Consumers indicated that taste (30%) was the most important reason to choose a food
truck and that poor vehicle hygiene (30%) was the main point assigned for not opting for
a food truck. Food hygiene and vendors’ personal hygiene were considered important by
consumers when eating from food trucks (78% and 80%, respectively). Considering all
FT consumers interviewed and the questions about food safety importance perception,
the minimum score was 1 and the maximum was 2.9, with a mean score of 1.68 (SD =
0.46), indicating a high level of perceived importance. The instrument of food safety
importance perception presented good internal consistency. No significant differences
were observed in the food safety importance perception scores in gender (p = 0.192),
marital status (p = 0.418), level of education (p = 0.652), or food safety training (p =
0.166); significant differences were found in the food safety importance perception scores
for age (p = 0.026) and the presence of children (p = 0.001). Conclusions: The developed
instrument can be used as a diagnostic tool for inspection conductions in FTs and for
managing food safety risks and assists in real-time decision-making processes for the
prevention of FBDs in FTs. Its application allows the effective risk assessment of the
hygienic and sanitary practices and conditions in FTs, the adoption of strategies for the
prevention of outbreaks of FBDs and guarantee of consumers' protection through access
to safe food. The high prevalence of contamination of food and water samples, as well as
the high levels of inadequacy of the evaluated FTs, are related to the low adherence to
good practices and conditions of food production, indicating a potential increase in the
risk of outbreaks of FBDs in this sector. FT vendors have a distinct socioeconomic profile,
who are mainly highly educated, professionally qualified, and possess a favorable
financial condition; most FT vendors also met the national and local legal food safety
requirements. FT food handlers had an unsatisfactory level of knowledge, attitudes, and
self-reported practices on essential concepts of food safety, and attitudes and self-reported
practices had a low agreement with the observations carried out. Most FT consumers are
highly educated and possess a favorable financial condition; however, the results indicate
that there remains the need for consumers to comprehend their role in the food supply
chain. The results of this study can assist in the development of effective strategies to
improve awareness and food safety in the FT sector. | pt_BR |
dc.contributor.email | ligiauad@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Nutrição (FS NUT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|