Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4183
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_RicardodeSousaOliveira.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Procedimento para definição de uma rede de estações de inspeção técnica veicular
Autor : Oliveira, Ricardo de Sousa
Orientador(es):: Silva, Paulo César Marques da
Assunto:: Veículos
Engenharia de transportes
Fecha de publicación : 13-abr-2010
Citación : OLIVEIRA, Ricardo de Sousa. Procedimento para definição de uma rede de estações de inspeção técnica veicular. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumen : A presente dissertação foi motivada pela falta de um programa consistente de Inspeção Técnica Veicular (ITV) para controle e manutenção da frota brasileira. Este trabalho busca, portanto, desenvolver um procedimento que permita aos Estados e Municípios brasileiros definirem de maneira eficaz a rede de estações para a ITV. Esse procedimento iniciou-se com o exame dos dados levantados no Brasil e no exterior e dos critérios e métodos de localização de instalações. O procedimento proposto é constituído pela aplicação da análise multicritério, sendo o método de análise hierárquica (AHP) o selecionado para a localização das estações. Utiliza-se, então, o software Expert Choice como ferramenta computacional de auxilio à aplicação da metodologia. Para compreensão e validação do procedimento, é realizado um estudo de caso no Distrito Federal, utilizando os dados levantados pelo Governo do Distrito Federal e Departamento de Trânsito do Distrito Federal. Ao final são apresentadas as conclusões e recomendações. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research was motivated by the lack of a consistent program of Motor Vehicle Inspection (MVI) to the control and maintenance of Brazilian fleet. This work seeks, therefore, to elaborate a procedure that allows Brazilian states and municipalities to define effectively the network of MVI stations. This procedure began with the examination of data collected in Brazil and other countries and with the criteria and methods of plant's location. The proposed procedure consists in the application of multicriteria analysis, being the Analytic Hierarchy Process (AHP) selected to locate the stations. It is used, then, the Expert Choice software as a computational tool to support the application of the methodology. In order to understand and validate the procedure, it is done a case study in the Federal District, using data collected by the Government of the Federal District and the Department of Traffic of the Federal District. At the end, the conclusions and recommendations are presented.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4183/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.