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Título: As merendeiras do DF : voz e silêncio no Programa Nacional de Alimentar Escolar
Autor(es): Melgaço, Mariana Belloni
E-mail do autor: mailto:maribelloni@gmail.com
Orientador(es): Souza, Rodrigo Matos de
Assunto: Merendeiras
Alimentação escolar
Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil)
Educação alimentar e nutricional
Educação
Data de publicação: 23-Ago-2021
Referência: MELGAÇO, Mariana Belloni. As merendeiras do DF: voz e silêncio no Programa Nacional de Alimentar Escolar. 2021. 233 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O trabalho que se apresenta insere-se no estudo de uma política pública de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de grande dimensão no Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Programa possui, dentre suas diretrizes, a educação alimentar e nutricional, que deve estar inserida no processo de ensino e aprendizagem, perpassando o currículo escolar e ajudando a desenvolver práticas saudáveis de vida. Nesta pesquisa, teve-se, como objetivo geral, compreender os papéis das merendeiras no âmbito do PNAE, reconhecendo que estas não se limitam a um sujeito que desenvolve uma atividade restrita aos espaços da cozinha e refeitório escolar. Instigou-se a reflexão sobre a legitimidade e autorização que as merendeiras possuem para falar no e sobre o PNAE. Qual espaço e legitimidade tem as vozes das merendeiras? Ou são elas apenas silêncio? Foi utilizada abordagem metodológica com os seguintes instrumentos: a entrevista narrativa e a pesquisa documental, com seleção de sete merendeiras que atuam em escolas públicas beneficiárias do PNAE, no Distrito Federal. A narrativa biográfica permitiu entender as experiências e percepções das merendeiras sobre seu lugar dentro da escola e do PNAE. Para a análise documental, foram levantados os normativos e as iniciativas desenvolvidos pela Coordenação Geral do PNAE do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação relacionados com o papel da merendeira no Programa. Para completar as informações, foi analisado o Projeto Político Pedagógico das escolas em que as merendeiras selecionadas atuam. A análise permitiu compreender que o trabalho de merendeira está permeado pelas desigualdades de classe, gênero e raça existentes, que se perpetuam pela formação social brasileira. As marcas do passado escravocrata e racista permanecem vivas nas estruturas social, econômica e política do Brasil. Todos esses fatores incutem no silenciamento das merendeiras dentro do contexto escolar e reforçam a posição de sujeito subalterno que ocupam. Enquanto sujeito subalterno, a sua participação na gestão escolar e o seu reconhecimento como educadoras e membros ativos da comunidade escolar ficam prejudicados. Sua atuação é, muitas vezes, reduzida a um papel meramente técnico e operacional e seus espaços são delimitados para a cozinha e o refeitório escolar. Apesar de as iniciativas e normativos do PNAE apresentarem potencialidades capazes de valorizar e reconhecer o papel educativo da merendeira, eles muitas vezes reforçam seu estereótipo voltado apenas para o preparo do alimento. Isso contribui para o seu desprestígio social e a consolidação da sua função enquanto sujeito subalterno e a consequente invisibilização de seus saberes. Como caminhos possíveis de valorização da merendeira e de fortalecimento da educação alimentar e nutricional nas escolas, este estudo apontou para a dialogicidade, a escuta ativa e sensível, a gestão democrática e participativa nas escolas. A constituição de espaços dentro do PNAE para discursos que não sejam apenas o hegemônico, mas daqueles que historicamente não tiveram o mesmo direito à voz ajuda a reconhecer e a valorizar os papéis da merendeira, contribuindo com a melhoria do PNAE e da alimentação escolar, fortalecendo a SAN e favorecendo o acesso ao Direito Humano à Alimentação Adequada.
Abstract: The present work focus on the analisys of a large public policy in Brazil on food and nutrition security (Segurança Alimentar e Nutricional - SAN), the National School Feeding Program (Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE). The Program has among its guidelines the food and food education that must be inserted in the teaching and leaming process, going through school curriculum and helping to develop healthy life practices. In this research, the general objective was to understand lunch ladies’ (merendeiras’) roles within PNAE’s scope, recognizing they are not limited to a subject who develops activity restricted to the kitchen and school cafeteria spaces. It instigated reflection on the legitimacy and authorization lunch ladies have to speak in and about PNAE. It talks about space and legitimacy lunch ladies’ voices have. Or ifthey are just silence. A methodological approach was used with the following instruments: narrative interview and documentary research, selecting seven school lunch ladies who work in public schools that are PNAE’s beneficiaries in brasilian Federal District. The biographical narrative made it possible to understand the lunch ladies' experiences and perceptions about their place within school and PNAE. For the documentary analysis, it selected norms and initiatives developed by PNAE’s General Coordination related to the lunch ladies' role in the Program. To complete the information, it analyzed the Pedagogical Political Project of schools where the lunch ladies work. The analysis made it possible to understand that lunch ladies' work is permeated by the existing class, gender and race inequalities that are perpetuated by Brazilian’s social formation. The marks ofthe past slavery and racism remain alive in Brazil's social, economic and political structures. All ofthese factors instill in lunch ladies’ silencing within the school context and reinforce the position ofsubordinate subject they occupy. As a subordinate subject, its participation in school management and its recognition as educators and active members ofthe school community are impaired. Their performance is often reduced to a purely technical and operational role and their spaces are limited to the kitchen and school cafeteria. Although PNAE’s initiatives and regulations present potentialities that are capable of valuing and recognizing the lunch ladies’ educational role, they often reinforce their stereotype aimed only at food preparation. This contributes to their social disrepute and the consolidation of their function as a subordinate subject and the consequent invisibility oftheir knowledge. As possible ways ofvaluing the lunch lady and strengthening food and food education in schools, this study pointed to dialogicity, active and sensitive listening, democratic and participative school management. The constitution of spaces within PNAE for speeches that are not only hegemonic, but those that historically did not have the same right to voice helps to recognize and value the lunch ladies’ role, contributing to PNAE and school feeding’s improvement, strengthening SAN and favoring access to Human Right to Adequate Food.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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