http://repositorio.unb.br/handle/10482/41846
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2021_EderleneTavaresFerreiraLessa.pdf | 10,29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Paradigmas emergentes da educação 4.0 : um estudo de caso no Instituto Federal de Brasília |
Authors: | Lessa, Ederlene Tavares Ferreira |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:lene.lessa36@gmail.com |
Orientador(es):: | Melo, Adriana Almeida Sales de |
Assunto:: | Indústria 4.0 Educação profissional e tecnológica Educação ativa Inovações educacionais |
Issue Date: | 23-Aug-2021 |
Data de defesa:: | 1-Jun-2021 |
Citation: | LESSA, Ederlene Tavares Ferreira. Paradigmas emergentes da educação 4.0: um estudo de caso no Instituto Federal de Brasília. 2021. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Abstract: | As demandas contemporâneas do mundo do trabalho criaram um discurso de que a aprendizagem, escola e educação devem estar conectadas ao cenário das modernas evoluções tecnológicas da indústria 4.0, sendo também fundamental uma moderna forma de capacitação dos futuros profissionais. Com isso, a formação de competências relacionadas à criatividade, inovação, empreendedorismo e resolução de problemas deve ser o foco dos processos de aprendizagem, como resposta a atual situação e às previsões para o futuro as quais indicam a necessidade de revisão e modificação dos modelos institucionais e pedagógicos vigentes. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar a proposta metodológica do curso profissionalizante Técnico em Segurança do Trabalho ofertado pelo Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília e em seguida correlacioná-la com os princípios da Educação 4.0. Para isso, foi realizado um estudo de caso descritivo com base em dados quali-quantitativos coletados por questionários do Google Forms. O estudo foi realizado envolvendo três segmentos distintos: gestores do campus, docentes, além dos discentes matriculados nos módulos II, III e IV. A pesquisa foi desenvolvida no período entre julho de 2019 a dezembro de 2020 e os dados coletados foram referentes às percepções desses segmentos em relação a temas relacionados à infraestrutura, metodologias de ensino e aprendizagem dos estudantes. Além disso, foram realizadas visitas in loco para a coleta de outras informações pertinentes à essa pesquisa. Os docentes acreditam que o perfil dos estudantes que ingressam hoje na educação tecnológica demanda por mudanças nas técnicas de ensino, acreditam ainda na necessidade de uma ruptura com o modelo tradicional, cujas práticas inovadoras tornam-se uma alternativa com maior potencial para desenvolver as competências profissionais necessárias ao exercício de uma profissão. Foi possível concluir que o curso avaliado já implementa algumas iniciativas da Educação 4.0, tais como tecnologias de informação e comunicação e adoção de algumas metodologias ativas, mas ainda são necessárias algumas adequações. Por fim, inovar na educação não é trivial, mas emergente e necessário para quebra de paradigmas diante de um cenário de transformações contemporâneas em todas as áreas do conhecimento e especialmente nos cursos profissionalizantes. |
Abstract: | The contemporary demands of the world of work have created a discourse that learning, school and education must be connected to the scenario of modern technological evolutions in industry 4.0, and a modern form of training for future professionals is also essential. Thus, the formation of skills related to creativity, innovation, entrepreneurship and problem solving should be the focus of learning processes, in response to the current situation and forecasts for the future, which indicate the need to review and modify institutional models and pedagogical in force. In this sense, this work aimed to evaluate the methodological proposal of the Technical Professional Course in Work Safety offered by the Ceilândia Campus of the Federal Institute of Brasília and then to correlate it with the principies of Education 4.0. For this, a descriptive case study was carried out based on quali-quantitative data collected by Google Forms questionnaires. The study was carried out involving three distinct segments: campus managers, professors, in addition to students enrolled in modules II, III and IV. The survey was conducted from July 2019 to December 2020 and the data collected referred to the perceptions of these segments in relation to issues related to infrastructure, teaching methodologies and student learning. In addition, on-site visits were carried out to collect other information relevant to this research. The professors believe that the profile of students entering technological education today demands changes in teaching techniques, they also believe in the need to break with the traditional model, whose innovative practices become an alternative with greater potential to develop professional skills. necessary for the exercise of a profession. It was possible to conclude that the evaluated course already implements some Education 4.0 initiatives, such as information and communication technologies and the adoption of some active methodologies, but some adjustments are still needed. Finally, innovating in education is not trivial, but emerging and necessary to break paradigms in the face of a scenario of contemporary transformations in all areas of knowledge and especially in professional courses. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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