http://repositorio.unb.br/handle/10482/41861
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_VeronicadaConceicaoSilva.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal : análises e reflexões acerca do processo avaliativo |
Authors: | Silva, Verônica da Conceição |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:profess22veronica@gmail.com |
Orientador(es):: | Maia, Hélio José Santos |
Assunto:: | Aprendizagem - avaliação Ensino técnico - enfermagem Trabalho pedagógico |
Issue Date: | 23-Aug-2021 |
Data de defesa:: | 24-Mar-2021 |
Citation: | SILVA, Verônica da Conceição. Avaliação da aprendizagem dos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede pública de ensino do Distrito Federal: análises e reflexões acerca do processo avaliativo. 2021. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Abstract: | A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo geral analisar como a avaliação das aprendizagens de uma Unidade Escolar de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pública do DF é compreendida e implementada pelos sujeitos envolvidos. Verifiquei como ocorre essa compreensão na prática pedagógica dos docentes que atuam no Curso Técnico de Enfermagem e pesquisei como os coordenadores do curso organizam o trabalho pedagógico voltado para a temática da avaliação das aprendizagens. Para o alcance do objetivo proposto, busquei suporte metodológico na pesquisa qualitativa na vertente interpretativista, por promover um contato mais específico entre pesquisador, ambiente e pessoas estudadas; aliada ao estudo de caso, por possibilitar uma investigação aprofundada do fenômeno analisado. Os instrumentos de levantamento de dados foram: questionário, análise documental e entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada utilizando o método da triangulação, por ser um dos procedimentos analíticos da pesquisa qualitativa e por englobar a máxima dimensão na hora da descrição e da explicação do caso investigado. Em relação aos resultados/achados do estudo, foi possível perceber que, mesmo sem uma sistematização da organização do trabalho pedagógico, de pesquisas, debates e formações acerca da avaliação das aprendizagens, tanto os coordenadores quanto os professores têm uma concepção e uma defesa para o processo formativo voltado para os aspectos qualitativos. |
Abstract: | The research presented here has the general objective of analyzing how the leaming assessment of a public school of Professional and Technological Education, located in Distrito Federal, Brazil, is understood and implemented by the subjects involved. It was verified how this understanding occurs in the pedagogical practice of teachers who work in the Technical Nursing Course and researched how the course coordinators organize the pedagogical work focused on the theme of leaming assessment. To achieve the proposed objective, it was sought methodological support in qualitative research by the interpretative aspect, as it promotes a more specific contact between researcher, environment and people studied. Combined with the case study, as it allows a thorough investigation ofthe analyzed phenomenon. The data collection instruments were questionnaire, document analysis and semi-structured interview. Data analysis was performed using the triangulation method, as it is one ofthe analytical procedures of qualitative research and because it covers the maximum dimension when describing and explaining the case investigated. Regarding the esults/findings of the study, it was possible to perceive that, even without a systematization of the organization of pedagogical work, research, debates, and training on leaming assessment, both coordinators and teachers have a conception and a defense for the training process focused on qualitative aspects. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.