Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41916
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DeboraCristinaAraujoMiguel.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Roberto Ribeiro da-
dc.contributor.authorMiguel, Débora Cristina Araújo-
dc.date.accessioned2021-08-25T17:02:29Z-
dc.date.available2021-08-25T17:02:29Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2021-06-04-
dc.identifier.citationMIGUEL, Débora Cristina Araújo. Lixo plástico doméstico: um estudo de polímeros para o Ensino de Química na perspectiva da politecnia. 2021. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41916-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou investigar uma abordagem politécnica do conteúdo de polímeros para estudantes do ensino médio por meio da temática do lixo plástico, visando contribuir para uma melhor compreensão por parte dos estudantes, sobre a importância da redução do consumo, e do destino deste resíduo. Para isso, foram planejadas oficinas temáticas de forma a possibilitar a assimilação teórica e prática dos princípios científicos envolvidos desde a fabricação, uso, descarte e destino final deste material. Nas oficinas foram utilizadas atividades experimentais que contemplaram princípios da ciência envolvidos na produção, na separação e na reciclagem de plásticos. Adicionalmente, foram abordados aspectos históricos da produção de plásticos e da limpeza urbana. A importância da relação ciência-tecnologia-sociedade foi enfocada com a discussão sobre a atividade dos catadores de material reciclado. O levantamento prévio realizado com os alunos sobre a temática mostrou que havia um entendimento de que o plástico é um problema em nossa sociedade. Entretanto eles não conseguiam relacionar esse problema com os conceitos científicos aprendidos na escola. Os resultados mostraram que a abordagem politécnica visando à formação integral dos estudantes proporcionou uma incorporação de conceitos científicos sobre os polímeros e uma postura crítica por parte dos estudantes em relação ao uso deste material. Também observamos que a politecnia possui aproximações com as premissas da educação ambiental crítica.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLixo plástico doméstico : um estudo de polímeros para o Ensino de Química na perspectiva da politecniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Químicapt_BR
dc.subject.keywordPolímerospt_BR
dc.subject.keywordPolitecniapt_BR
dc.subject.keywordLixo plásticopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work sought to investigate a polytechnic approach to the content of polymers for high school students through the theme of plastic waste can contribute to a better understanding by students, on the importance of reducing consumption, and the destination of this waste. For that purpose, thematic workshops were planned to enable theoretical and practical assimilation of the scientific principles involved since the manufacture, use, disposal, and final destination of this material. In the workshops, experimental activities were used that included principles of science involved in the production, separation, and recycling of plastics. Additionally, historical aspects of plastics production and urban cleaning were addressed. The importance of the science-technology- society relationship was focused on with the discussion about the activity of recycled material collectors. The previous survey carried out with students on the subject showed that there was an understanding that plastic is a problem in our society. However, they were unable to relate this problem to the scientific concepts they learned at school. The results showed that the polytechnic approach aiming at the integral formation of the students provided an incorporation of scientific concepts about the polymers and a critical posture on the part of the students in relation to the use of this material. We also observed that polytechnic approaches the premises of critical environmental education.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.