Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Roberto Ribeiro da | - |
dc.contributor.author | Miguel, Débora Cristina Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T17:02:29Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T17:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-04 | - |
dc.identifier.citation | MIGUEL, Débora Cristina Araújo. Lixo plástico doméstico: um estudo de polímeros para o Ensino de Química na perspectiva da politecnia. 2021. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41916 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou investigar uma abordagem politécnica do conteúdo de polímeros para
estudantes do ensino médio por meio da temática do lixo plástico, visando contribuir para uma
melhor compreensão por parte dos estudantes, sobre a importância da redução do consumo, e
do destino deste resíduo. Para isso, foram planejadas oficinas temáticas de forma a possibilitar
a assimilação teórica e prática dos princípios científicos envolvidos desde a fabricação, uso,
descarte e destino final deste material. Nas oficinas foram utilizadas atividades experimentais
que contemplaram princípios da ciência envolvidos na produção, na separação e na reciclagem
de plásticos. Adicionalmente, foram abordados aspectos históricos da produção de plásticos e
da limpeza urbana. A importância da relação ciência-tecnologia-sociedade foi enfocada com a
discussão sobre a atividade dos catadores de material reciclado. O levantamento prévio
realizado com os alunos sobre a temática mostrou que havia um entendimento de que o plástico
é um problema em nossa sociedade. Entretanto eles não conseguiam relacionar esse problema
com os conceitos científicos aprendidos na escola. Os resultados mostraram que a abordagem
politécnica visando à formação integral dos estudantes proporcionou uma incorporação de
conceitos científicos sobre os polímeros e uma postura crítica por parte dos estudantes em
relação ao uso deste material. Também observamos que a politecnia possui aproximações com
as premissas da educação ambiental crítica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Lixo plástico doméstico : um estudo de polímeros para o Ensino de Química na perspectiva da politecnia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polímeros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Politecnia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lixo plástico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work sought to investigate a polytechnic approach to the content of polymers for high school
students through the theme of plastic waste can contribute to a better understanding by students,
on the importance of reducing consumption, and the destination of this waste. For that purpose,
thematic workshops were planned to enable theoretical and practical assimilation of the scientific
principles involved since the manufacture, use, disposal, and final destination of this material. In
the workshops, experimental activities were used that included principles of science involved in
the production, separation, and recycling of plastics. Additionally, historical aspects of plastics
production and urban cleaning were addressed. The importance of the science-technology-
society relationship was focused on with the discussion about the activity of recycled material
collectors. The previous survey carried out with students on the subject showed that there was
an understanding that plastic is a problem in our society. However, they were unable to relate this
problem to the scientific concepts they learned at school. The results showed that the polytechnic
approach aiming at the integral formation of the students provided an incorporation of scientific
concepts about the polymers and a critical posture on the part of the students in relation to the
use of this material. We also observed that polytechnic approaches the premises of critical
environmental education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|