Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha | - |
dc.contributor.author | Sousa, Anderson Moura e | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T14:41:00Z | - |
dc.date.available | 2021-08-27T14:41:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Anderson Moura e. Impactos fiscais da evolução tecnológica: a base tributária estadual e os veículos elétricos. 2021. [93] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41939 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação teve como objetivo a análise dosimpactos fiscais, em termos de arrecadação
potencial de ICMS, do processo substituição energética no mercado de veículos. Para isso, foi
estimado um modelo de regressão linear entre a frota de veículos e a população, utilizado como
base para a projeção da frota até o ano de 2060. A partir dos resultados encontrados foi adicionada
uma dinâmica de substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos, com a adoção
de hipóteses de disponibilidade de mercado construídas a partir dos anúncios de planejamento de
produção das principais montadoras. Os resultados encontrados indicam um forte
comprometimento da base de incidência a partir do ano de 2040, com a total extinção da fonte
tributária até o final dessa década. Um efeito em especial torna-se preocupante, visto que até o ano
de 2039 há crescimento consistente da base de arrecadação, mesmo durante o crescimento e
amadurecimento estimado do mercado de carros elétricos, fato que pode gerar no gestor tributário
a falsa sensação de ausência de problemas. No entanto, pelo somatório dos efeitos de redução da
fruta, função da futura contração populacional, e da depreciação dos veículos movidos por
combustão interna, há uma rápida deterioração da base a partir de 2040. A inexistência de debates
até o momento sobre a questão, que deve ser analisada sobre a ótica da lenta evolução fiscal do
país, deve ser assumida como sério fator de risco, sendo o presente estudo uma tentativa de se
evidenciar a seriedade da questão. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Impactos fiscais da evolução tecnológica : a base tributária estadual e os veículos elétricos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Substituição de veículos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impactos na base tributária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims analyze the tax impacts, in terms of potential collection of ICMS, of the energy
replacement process on the vehicle market. For that, a linear regression model was estimated
between the vehicle fleet and the population, used as basis for fleet projection by the year 2060.
From the results found, a dynamic of replacement of internal combustion vehicles by electric
vehicles was added, with the adoption of market availability hypotheses built from the production
planning announcements of the main automakers. The results found indicate a strong impairment
of the incidence base from 2040 on, with total extinction of the tax source at the end of the decade.
A particular effect become worrying, since until the year 2039 there will be a consistent growth of
the collection base, even during the estimated growth and maturation of the electric car market,
fact that can generate the false feeling of absence of problems in the tax manager. However, due
to the sum of the effects of population reduction and fleet depreciation of vehicles powered by
internal combustion, there is a fast deterioration of the tax base from 2040 onwards. The absence
of discussions so far on the issue, which must be analyzed on the slow optics of fiscal evolution in
Brazil, must be taken as a serious risk of fiscal crisis. The present work is an attempt to show the
seriousness of the issue. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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