Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41943
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PauloAlipiusMiketendaSilva.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.authorSilva, Paulo Alipius Miketen da-
dc.date.accessioned2021-08-27T15:28:44Z-
dc.date.available2021-08-27T15:28:44Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.date.submitted2021-04-06-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Alipius Miketen da. Um trem parado fora dos trilhos: avaliação ambiental estratégica em política de transporte. 2021. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41943-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA atividade econômica brasileira possui o setor de transportes como base estratégica para o desenvolvimento econômico e exerce um papel fundamental para a produção e consumo do nosso país. Estudos apontam que os modais de transportes afetam a produtividade do país e influenciam no comércio externo. Portanto, se os custos com os modais de transportes forem elevados, os custos dos insumos e dos produtos também serão elevados, o que pode ocorrer também de forma contrária com a redução nos custos de transporte. O presente trabalho teve por objetivo analisar e apresentar a disparidade entre a abordagem teórica (literária) da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e a sua implementação dentro do setor de transportes brasileiro, em específico no Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT). Recorrendo a extensa pesquisa bibliográfica de artigos acadêmicos, trabalhos internacionais e análise de estudos realizados no Brasil foi possível identificar que a AAE pode ser fundamental e contribuir para as decisões estratégicas de políticas, planos e programas. Dessa forma, tornando-os mais consistentes em relação a adoção de comportamentos sustentáveis. Apesar de atualmente não existirem dispositivos legais e nem referências conceituais que guiem a AAE no Brasil, esse instrumento tem sido solicitado por agências multilaterais e sendo aplicado de forma voluntária. Nesse sentido, a regularização, a legalização e a institucionalização da AAE mostram-se necessárias para uma aplicação condizente com a proposta desta ferramenta e assim integrar os aspectos ambientais de forma concreta para que possa trazer resultados condizentes com a sustentabilidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm trem parado fora dos trilhos : avaliação ambiental estratégica em política de transportept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação ambiental estratégicapt_BR
dc.subject.keywordModais de transportept_BR
dc.subject.keywordInfraestruturapt_BR
dc.subject.keywordFerroviapt_BR
dc.subject.keywordRodoviapt_BR
dc.subject.keywordImpactos ambientaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Brazilian economic activity has the transport sector as a strategic basis for economic development and plays a fundamental role in the production and consumption of our country. Studies point out that transport modes affect the country's productivity and influence foreign trade. Therefore, if the costs with the modes of transport are high, the costs of inputs and products will also be high, wich can also occur in the opposite way with the reduction in transport costs. This work aimed to analyze and present the disparity between the theoretical (literary) approach of Environmental Assessmente (SEA) and its implementation within the Brazilian transport sector, specifically in the National Plan for Logistics and Transport (PNLT). Using extensive bibliographic research of academic articles, international works, and analysis of studies carried out in Brazil, it was possible to identify that a SEA can be fundamental and contribute to strategic decisions on policies, plans and programs. In this way, making them more consistent in relation to the adoption of sustainable behaviors. Although there are currently no legal provisions or conceptual references that guides SEA in Brazil, this instrument has been requested by multilateral agencies and is being applied on a voluntary basis. In this sens, the regularization, legalization na institutionalization of SEA are necessary for na application consistent with the proposal of this tool and thus integrate environmental aspects in a concrete way so that it can bring results consistent with sustainability.pt_BR
dc.contributor.emailalipius.paulo@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.