Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41977
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_SergioPenna.pdf
Restrito
6,88 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Comunicação e níveis de competência numa comunidade rural
Autor(es): Penna, Sérgio
Orientador(es): Dias, Gentil Martins
Assunto: Imigração japonesa
Agricultura
Data de publicação: 30-Ago-2021
Referência: PENNA, Sérgio. Comunicação e níveis de competência numa comunidade rural. 1977. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1977.
Resumo: Este trabalho nasceu da necessidade pessoal de se buscar compreender de como se verifica o processo produtivo entre grupos rurais nipônicos radicados no Brasil. Sua decantada superioridade tecnológica e a melhor qualidade de seus produtos fizeram com que se procurasse documentar e motivar uma situação onde vivessem em conjunto japoneses e brasileiros na mesma atividade produtiva, a fim de se poder comparar o desempenho de cada grupo, seja durante a produção, seja diante do mercado competitivo, tendo em vista a existência de semelhantes ofertas de condições para o trabalho. No entanto, não se procurou uma abordagem de culturalista, embora a antropologia fornecesse subsídios a interpretação dos fenômenos. Tendeu-se a uma explicação de âmbito geral, das relações de produção e de trabalho, da existência de um possível ethos propulsor nipônico e do estabelecimento do processo da comunicação intra e intergrupal como referencial para as distorções observadas. Por outro lado, buscou-se compreender de que a forma a coesão grupal e o espírito comunitário poderiam interferir no entendimento dessas situações. Assim se desenvolveu o trabalho, com a ajuda de algumas pessoas e de algumas instituições, por demais valiosas para o bom desfecho deste Curso, como, por exemplo o Professor Doutor Gentil Martins Dias, a quem todo agradecimento é insuficiente, diante do interesse e da atenção com que orientou os estudos e o desenvolvimento desta Tese; o Professor Doutor David L. Guimarães, por seu interesse manifestado por ocasião das discussões metodológicas em relação ao Projeto e a Tese. Também ao jovem nissei George Uema, incansável monitor na pesquisa de campo, e a Lúcia Carvalho Feitosa, que tão cuidadosamente secretariou a preparação dos originais, o agradecimento do Autor. Uma palavra de reconhecimento aos Doutores Elmar Wagner e Wenceslau J. Goedert, chefes do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados, pelas inestimáveis facilidades que concederam à elaboração desta Tese. E a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA, que tornou possível a realização dos estudos que agora se completam.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 1977.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.