http://repositorio.unb.br/handle/10482/42106
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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FOLHETO_QuimbolasMamunaCanelatiua.pdf | 5,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Quilombolas de Mamuna e Canelatiua, Alcântara – MA |
Autor : | Iadanza, Enaile do Espírito Santo (org.) Andrade, Manoel Pereira de (org.) |
Assunto:: | Amazônia - aspectos sociais Quilombolas - Alcântara (MA) |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Universidade de Brasília |
Citación : | IADANZA, Enaile do Espírito Santo; ANDRADE, Manoel Pereira de (org.). Quilombolas de Mamuna e Canelatiua, Alcântara – MA. Brasília: Universidade de Brasília, 2021. 30 p., il. (Cadernos Vivência Amazônica; 2). |
Resumen : | APRESENTAÇÃO - Os Cadernos Vivência Amazônica pretendem mostrar algumas das experiências vividas pelos e pelas estudantes que participaram do Projeto de Extensão “Vivência Amazônica”, coordenado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da Universidade de Brasília (NEAz/CEAM/UnB), e dar visibilidade aos modos de vida e trabalho e à cultura das comunidades vivenciadas e suas relações com a natureza. O Projeto Vivência Amazônica tem sido realizado a cada ano letivo e tem como principais participantes os e as estudantes da disciplina “Tópicos Especiais sobre a Amazônia”, do NEAz/CEAM/UnB. Os e as estudantes se organizam cerca de seis meses antes da concretização da Vivência Amazônica para planejar a elaboração do projeto, a agenda, o roteiro, o período, as habilidades e cuidados, e para realizar estudos sobre as comunidades selecionadas. A Vivência Amazônica busca proporcionar às e aos participantes uma aproximação às realidades e causas amazônicas. Desta forma, entendeu-se que o contato dos e das estudantes com a Amazônia, além da sala de aula, seria importante para que pudessem conhecer o meio natural, as transformações que vêm ocorrendo nessa vasta região, as cidades e seus equipamentos e vivenciar a realidade dos povos indígenas, das populações e comunidades tradicionais da Amazônia. Também pretende contribuir para o processo de autoconhecimento de seus participantes, de interações destes com o contexto vivenciado e mediado por intensos diálogos e relações de trocas entre os e as participantes da Vivência e o conjunto dos povos indígenas, populações e comunidades tradicionais e demais sujeitos que participam da Vivência e de seu processo de construção. Os ensinamentos de Paulo Freire seguem conduzindo todo o processo de aprendizado, possibilitando entendimentos de que “não há saber mais, não há saber menos, há saberes diferentes”. Esperamos que a série Cadernos Vivência Amazônica contribua para despertar o interesse por esse mundo, desconhecido para muitos, que é a Amazônia, com seus ricos ecossistemas e a grande diversidade étnica e cultural de seus povos e comunidades. Boa leitura |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Licença:: | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos organizadores da publicação, em 16 de setembro de 2021, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. |
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