Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Fábio Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Cordeiro Neto, José | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T18:57:59Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T18:57:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO NETO, José. Sequência de ensino investigativa: tópicos do magnetismo no ensino híbrido utilizando ferramentas de acessibilidade. 2021. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42182 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda tópicos do magnetismo no ensino remoto utilizando ferramentas de
acessibilidade para alunos com deficiência visual inseridos em escolas regulares de ensino. A
pesquisa, de cunho qualitativo, se organizou no formato de sequência didática na forma de uma
Sequência de Ensino Investigativa (SEI), com o objetivo de analisar suas potencialidades no
Ensino de Física, especificamente em tópicos do magnetismo para uma turma do terceiro ano
do ensino médio. A fundamentação teórica utilizada adveio da teoria sociocultural de Lev
Vygotsky e da Sequência de Ensino Investigativa proposta por Carvalho (2013). Na metodolo-
gia foram utilizadas maquetes táteis-visuais que representaram os ímãs, a bússola, as forças de
atração e a repulsão magnética, o campo magnético terrestre, as linhas de campo magnético e a
força magnética ampliaram os horizontes dos alunos em relação ao conteúdo, efetivando a par-
ticipação tanto dos deficientes visuais como também dos alunos videntes. Por fim, pode-se evi-
denciar que a utilização desses recursos juntamente com estratégias didáticas adequadas con-
tribui efetivamente para a inclusão de alunos com deficiência visual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sequência de ensino investigativa : tópicos do magnetismo no ensino híbrido utilizando ferramentas de acessibilidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Magnetismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maquete tátil-visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência de ensino investigativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria sociocultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aluno com deficiência visual | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work addresses topics of magnetism in remote teaching using accessibility tools for visu-
ally impaired students in regular schools. The research, of a qualitative nature, was organized
in the format of a didactic sequence in the form of an Investigative Teaching Sequence (SEI),
with the objective of analyzing its potential in the Teaching of Physics, specifically, in topics
of magnetism for a third-year high school class. The theoretical foundation used came from the
socio-cultural theory of Lev Vygotsky and the Investigative Teaching Sequence proposed by
Carvalho (2013). In the methodology, tactile-visual models were used, which represented the
magnets, the compass, the magnetic attraction and repulsion forces, the terrestrial magnetic
field, the magnetic field lines and the magnetic force, which expanded the students' horizons in
relation to the content, efecti -vading the participation of both the visually impaired and sighted
students. Finally, it can be seen that the use of these resources together with adequate teaching
strategies effectively contributes to the inclusion of students with visual impairment. | pt_BR |
dc.contributor.email | netojosecor@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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