Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/42191
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2021_PedroHenriqueMalheirosLucindo.pdf2,52 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Infância participativa? : as avaliações das crianças do "Programa Educação com Movimento" da rede pública de ensino do Distrito Federal
Auteur(s): Lucindo, Pedro Henrique Malheiros
Orientador(es):: Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto:: Educação Física
Infância
Criança
Escola
Programa Educação com Movimento
Date de publication: 28-oct-2021
Référence bibliographique: LUCINDO, Pedro Henrique Malheiros. Infância participativa?: as avaliações das crianças do "Programa Educação com Movimento" da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2021. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: O presente estudo tem por objetivo analisar a participação das crianças nas avaliações do Programa Educação com Movimento (PECM). Os objetivos específicos consistem em identificar as perspectivas das crianças sobre as atividades desenvolvidas no PECM, bem como possibilitar reflexões sobre os sentidos e os significados dessas avaliações. Para tanto, a pesquisa tem uma abordagem de natureza qualitativa e baseia-se em fontes documentais. O percurso metodológico pauta-se na análise de conteúdo, que permite observar as diversas informações sobre o fenômeno estudado. Os documentos utilizados para análise são as avaliações estudantis, que se encontram disponíveis no item Avaliação dos portfólios produzidos pelos professores regentes do Programa. Com base nessas informações, são apresentadas as perspectivas das crianças em relação às ações pedagógicas do PECM. Cumpre ressaltar que a busca por sentidos e significados, a partir das fontes desta pesquisa, gera de um tensionamento referente ao instrumento utilizado pelo Programa e permite vislumbrar ações em prol da qualidade da participação infantil em processos avaliativos que envolvam seus pontos de vista. É oportuno observar também que o material pesquisado limita a participação e o acesso mais profundo às informações do universo infantil. Diante disso, destaca-se ainda que é de suma importância não limitar a participação infantil nessas avaliações e considerar, de forma significativa, a inclusão desse público nos processos avaliativos educacionais. A conclusão deste estudo aponta para uma relação entre Educação Física e infância que deve estar inserida em uma agenda educacional mais ampla e que estimule diversas ações e reflexões. Além disso, esta pesquisa viabiliza outras possibilidades de estudos que abordem vertentes da prática pedagógica com crianças e proporciona outros debates relativos ao contexto infantil.
Abstract: The main propose of this research is to analyze the participation of children in the evaluations of the Education With Movement Program. The specific goals are to identify the children's perspectives on the activities developed at the Program mentioned above, as well as to reflect on the meanings and perceptions of these assessments. In order that, the research has a qualitative approach and is based on documentary sources. The methodological trial is based on content analysis that allows observing the several information about the studied case. The documents used for analysis are student evaluations, which is one of the instruments that is part of the evaluation item present in the portfolios of the Program's governing teachers. The perspectives that the children are able to achieve on the pedagogical actions of the Program, are presented as a result. The search for meanings and perceptions about the evaluations, allows to tension the Program's instrument and allows to glimpse actions in favor of the quality of the children's participation in the evaluations that involve their points of view. However, it is observed that these assessments limit participation and deeper access to information from the children's universe. It is also notable that it is of supreme importance not to limit child participation and to consider, in a significant way, the inclusion of children in the evaluation of educational processes. Finally, when thinking about Physical Education and childhood, this relationship is part of a broader educational plan, which stimulates numerous actions and reflections. Furthermore, it makes possible other study possibilities that address aspects of pedagogical practice with children and provides other debates within the context of childhood.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42191/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.