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Título: “Ser diferente é normal” : a expressividade do self de pessoas autistas em mídias sociais da internet e suas lutas por reconhecimento
Autor(es): Silva, Francisco Gabriel Alves da
Orientador(es): Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves
Assunto: Self autista
Identidade autista
Luta por reconhecimento
Mídias digitais
Data de publicação: 28-Out-2021
Referência: SILVA, Francisco Gabriel Alves da. “Ser diferente é normal”: a expressividade do self de pessoas autistas em mídias sociais da internet e suas lutas por reconhecimento. 2021. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Apesar das dificuldades de comunicação e de socialização em interações face a face, pessoas autistas têm encontrado nas mídias sociais da internet a oportunidade para a expressividade de seu self, com base em narrativas que evocam a aceitação da diferença como característica da diversidade humana. Trata-se de uma luta pelo reconhecimento social do sujeito autista, a partir de demandas identitárias orquestradas pelo desejo de viver conforme a originalidade de cada self. Nesta dissertação, apresentamos percursos de reconhecimento de personagens que narram na internet suas experiências enquanto pessoas autistas, as quais encontram em espaços virtuais o lócus para testarem as próprias capacidades de expressão e comunicação, testemunhando modos particulares de vivenciarem a sua neurodiversidade. Como suporte teórico, o trabalho se apropria das contribuições de autores da sociologia, filosofia e psicologia, entre eles, George Mead (1981), Charles Taylor (2011), Paul Ricoeur (2014), e Axel Honneth (2009), na tentativa de explorar a relação da teoria social com abordagens que deslocam o sujeito da perspectiva do self neuronormativo para aquela do self neurodiverso. O percurso metodológico adotou a etnografia virtual em quatro páginas de mídias sociais da internet administradas por adultos autistas. Analisamos o conteúdo publicado nesses espaços durante o período de abril a setembro de 2020. Além disso, foram aplicados roteiros de entrevistas narrativas com os autistas responsáveis por esses perfis na internet, a fim de delimitar os acontecimentos e marcadores sociais que dão embasamento ao processo de construção da identidade pessoal. A análise dos dados nos permitiu o levantamento de oito tipos de temas suscitados na narrativa digital dos autistas, incluindo desde o relato de dificuldades cognitivas do transtorno no dia a dia, até as experiências de capacitismo, os desafios e limites impostos pelas estruturas sociais em seus funcionamentos, os efeitos do reconhecimento de si mesmo para a aceitação da identidade autista, bem como a agenda de lutas pela inclusão social e empoderamento sob o registro da neurodiversidade.
Abstract: Despite the difficulties of communication and socialization in face-to-face interactions, autistic people have found the opportunity to express their self in social media on the internet, based on narratives that evoke the acceptance of difference as a characteristic of human diversity. It is a struggle for social recognition of the autistic subject, based on identity demands orchestrated by the desire to live according to the originality of each self. In this dissertation, we present paths of recognition of characters who narrate their experiences on the internet as autistic people, who find in virtual spaces the locus to test their own expression and communication skills, witnessing particular ways of experiencing their neurodiversity. As theoretical support, the work appropriates the contributions of authors from sociology, philosophy and psychology, among them, George Mead (1981), Charles Taylor (2011), Paul Ricoeur (2014), and Axel Honneth (2009), in an attempt to explore the relationship of social theory with approaches that shift the subject from the perspective of the neuronormative self to that of the neurodiverse self. The methodological approach adopted virtual ethnography in four internet social media pages managed by autistic adults. We analyzed the content published in these spaces during the period from April to September 2020. In addition, narrative interview scripts were applied with the autistic people responsible for these profiles on the internet, in order to delimit the events and social markers that support the process of construction of personal identity. Data analysis allowed us to survey eight types of themes raised in the digital narrative of autistic people, ranging from the report of cognitive difficulties of the disorder in their daily lives, to the experiences of capacitation, the challenges and limits imposed by the social structures in their functionings, the effects of self-recognition for the acceptance of the autistic identity, as well as the agenda of struggles for social inclusion and empowerment under the register of neurodiversity.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
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