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Título: Pichação : uma semiose iconoclasta
Autor(es): Diesel, Ursula Betina
Orientador(es): Duart, Pedro Russi
Assunto: Pichação
Semiose
Iconoclastia
Comunicação
Cidades
Data de publicação: 3-Nov-2021
Referência: DIESEL, Ursula Betina. Pichação : uma semiose iconoclasta. 2021. 396 f. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta tese constitui uma proposta de estudo e reflexão sobre a pichação como prática visual urbana de resistência, para além da superfície imagética exposta nas paredes das cidades. Entendida como fenômeno comunicacional, a pichação instaura-se como semiose no cotidiano das urbes, oferecendo novos operadores de sentido para tornar possível a ressignificação das vivências humanas. A partir da questão motora do estudo – “Como a semiose pichação pode «quebrar» a imagem epistêmica dominante, ou seja, como força iconoclasta, atuar na direção da transformação da realidade?” –, o principal objetivo estabelecido foi compreender de que maneira a semiose pichação constitui força iconoclasta potente para atuar na transformação da realidade. Para tanto, este estudo, de cunho qualitativo, apresenta-se na forma de um exercício interpretativo, com a pretensão de colaborar em proposições e propiciar novas indagações. Junto à intensa revisão teórica, centrada nos campos da Comunicação, da Filosofia, da Sociologia e da Antropologia Urbanas, das Artes e com ênfase no raciocínio e no uso da Semiótica, realizamos um percurso de campo, com errâncias urbanas em várias cidades de diferentes países, em que nos inserimos no fluxo urbano, porém dele dissonamos ao observar com interesse as pichações que interferem no trajeto, fotografando-as e procurando sentir a espacialidade ali instituída. Também interagimos com pichadores em conversas presenciais e à distância – via dispositivos online –, cujas falas em muito nos ajudaram a compreender a pichação como semiose de potência iconoclasta. Observamos que, a partir de sua estética agressiva e/ou artística, as intervenções urbanas inscrevem-se na semiosfera urbana e presentificam existências fronteiriças, instalando ruídos sígnicos e potencializando explosões de sentido. A partir do enunciado exposto em público e de forma não autorizada, os intérpretes em distintas posições enunciativas – tanto de produção quanto de reconhecimento – atuam interativamente, promovendo um comunicar de potência transformadora do real em detrimento da comunicação de natureza transmissiva e informacional que media a sociedade. Ao acionar a circulação de diferentes sentidos na cidade-mídia, a pichação atua com força espacializadora, transformando a realidade cotidiana e de vivências da urbe. Por sua natureza transgressora e iconoclasta, é combatida, higienizada e domesticada – inclusive via seu deslocamento para museus e galerias, onde é mercantilizada como arte, e via a circulação e espetacularização de fotografias de pichações em redes sociais digitais, como o Instagram –, porém, não pode ser apagada, já que não se reduz à materialidade plástica exposta nas paredes.
Resumen: Esta tesis es una propuesta de estudio y reflexión sobre el grafiti como práctica visual urbana de resistencia, más allá de la superficie de la imagen expuesta en los muros de las ciudades. Entendido como un fenómeno comunicacional, el grafiti se establece como una semiosis en lo cotidiano de las ciudades, ofreciendo nuevos operadores de sentido para hacer posible la resignificación de las vivencias humanas. De la pregunta principal del estudio: “¿Cómo puede la semiosis grafiti «romper» la imagen epistémica dominante, es decir, como fuerza iconoclasta, actuar hacia la transformación de la realidad?”. -, el principal objetivo establecido fue comprender cómo la semiosis grafiti constituye una potente fuerza iconoclasta para actuar en la transformación de la realidad. Para tanto, este estudio cualitativo se presenta en forma de ejercicio interpretativo, con la intención de colaborar en propuestas y aportar nuevas indagaciones. Junto a una intensa revisión teórica, centrada en los campos de la Comunicación, de la Filosofía, de la Sociología y la Antropología Urbanas, de las Artes y con énfasis en el razonamiento y el uso de la Semiótica, realizamos un camino de campo, con deambulares urbanos en varias ciudades de diferentes países, en los que nos insertamos en el flujo urbano, pero nos disociamos de él observando con interés los grafitis que interfieren en el camino, fotografiándolos y tratando de sentir la espacialidad allí establecida. También interactuamos con los grafiteros en conversaciones presenciales y remotas, a través de dispositivos online, cuyos discursos nos han ayudado mucho a entender el grafiti como una semiosis de potencia iconoclasta. Observamos que, a partir de su estética agresiva y/o artística, las intervenciones se inscriben en la semiosfera urbana y hacen presentes las existencias fronterizas, instalando ruidos de sentido y potenciando explosiones de significado. A partir del enunciado expuesto en público y de forma no autorizada, los intérpretes en diferentes posiciones enunciativas - tanto de producción como de reconocimiento - actúan de forma interactiva, promoviendo un comunicar de potencia transformadora de lo real en detrimento de la comunicación de carácter transmisivo e informativo que media la sociedad. Al desencadenar la circulación de diferentes sentidos en la ciudad mediatizada, el grafiti actúa con fuerza espacializadora, transformando la realidad cotidiana y de las vivencias de las urbes. Debido a su naturaleza transgresora e iconoclasta, es combatido, higienizado y domesticado, incluso a través de su desplazamiento a museos y galerías, donde se comercializa-lo como arte, y a través de la circulación y espectacularización de fotografías de grafiti en redes sociales digitales, como Instagram. Sin embargo, no se puede borrar-lo, ya que no se reduce a la plasticidade expuesta en las paredes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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