http://repositorio.unb.br/handle/10482/42238
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_MacielPereiradaSilva.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A motivação para aprender no ensino de Geografia : o posicionamento da juventude estudantil em relação às metodologias de ensino em escolas públicas do Gama - DF |
Autor(es): | Silva, Maciel Pereira da |
Orientador(es): | Leite, Cristina Maria Costa |
Assunto: | Motivação Metodologias de ensino de Geografia Juventude Estudantil Escola |
Data de publicação: | 4-Nov-2021 |
Data de defesa: | 26-Ago-2021 |
Referência: | SILVA, Maciel Pereira da. A motivação para aprender no ensino de Geografia: o posicionamento da juventude estudantil em relação às metodologias de ensino em escolas públicas do Gama - DF 2021. 226 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O propósito desta pesquisa é analisar as metodologias de ensino empregadas nas aulas de Geografia, com o intuito de identificar aquelas que mais motivam os estudantes para as aulas, de acordo com o posicionamento da juventude estudantil, em duas escolas públicas de Ensino Médio na Região Administrativa do Gama - DF. A nossa suposição é que, ao serem questionados sobre as metodologias de ensino que mais os motivam para as aulas de Geografia, os estudantes apontem para aquelas que lhes possibilitam a vivência dos elementos de suas culturas juvenis que, naturalmente, permitam os mesmos a atuar de forma protagonista no processo de ensino e aprendizagem. Outro propósito da presente investigação é oferecer aos professores de Geografia alguma possibilidade de ação, com vistas a mitigar o problema relacionado à desmotivação dos estudantes para as aulas. Para tanto, estruturamos os seguintes fundamentos teóricos: Geografia Escolar (CAVALCANTI, 2019; CALLAI, 2015; KAERCHER, 2012); Juventudes (CHAVEIRO, 2011; DAYRELL, 2007); Culturas Juvenis (LIBÂNEO, 2006; PAIS, 2006; MARTINS e CARRANO, 2011); Teoria da Autodeterminação (RYAN e DECY, 2000a); Práticas Espaciais (CORRÊA, 2000); Abordagem Socioconstrutivista de Ensino (CAVALCANTI, 1998); Metodologias de Ensino (LIBÂNEO, 2013). A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa, a partir de questionários semiestruturados e grupos focais aos estudantes da 3a série do Ensino Médio regular diurno, no ano letivo de 2019. Dentre as principais conclusões, identificamos seis diferentes modalidades de metodologias de ensino consideradas motivadoras para as aulas de Geografia, a saber: trabalhos de campo; seminários; aulas pautadas pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação; aulas expositivas dialógicas; sala de aula invertida e palestras. Essas possibilitam aos estudantes a vivência de elementos das culturas juvenis e a promoção das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e vínculo social, constituindo-se em fatores de motivação para as aulas de Geografia. |
Abstract: | The purpose of this research is to analyze the teaching methodologies used in Geography classes, in order to identify those that most motivate students to the classes, according to the positioning of student youth, in two public high schools in the Administrative Region of Gama - DF. Our assumption is that, when asked about the teaching methodologies that most motivate them for Geography classes, students point to those that allow them to experience the elements of their youth cultures that naturally allow them to act from forms a protagonist in the teaching and learning process. Another purpose of this investigation is to offer Geography teachers some possibility of action, with a view to mitigating the problem related to students' lack of motivation for classes. Therefore, we structured the following theoretical foundations: School Geography (CAVALCANTI, 2019; CALLAI, 2015; KAERCHER, 2012); Youths (CHAVEIRO, 2011; DAYRELL, 2007); Youth Cultures (LIBÂNEO, 2006; PAIS, 2006; MARTINS and CARRANO, 2011); Self- Determination Theory (RYAN and DECY, 2000a); Spatial Practices (CORRÊA, 2000); Socio-constructivist Approach to Teaching (CAVALCANTI, 1998); Teaching Methodologies (LIBÂNEO, 2013). The methodology used has a qualitative approach, based on semi-structured questionnaires and focus groups for students in the 3rd grade of regular daytime High School, in the 2019 school year. Among the main conclusions, we identified six different types of teaching methodologies considered motivating for Geography classes, namely: fieldwork; seminars; classes guided by digital information and communication technologies; dialogic expository classes; inverted classroom and lectures. These enable students to experience elements of youth cultures and promote the basic psychological needs of autonomy, competence and social bond, constituting motivational factors for Geography classes. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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