Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pulino, Lúcia Helena Cavazin Zabotto | - |
dc.contributor.author | Nóbrega, Juliana Regina Avelar da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T17:13:41Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T17:13:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-16 | - |
dc.identifier.citation | NÓBREGA, Juliana Regina Avelar da. Tornar-se reitor(a) na Universidade de Brasília: contribuições para uma outra ética acadêmica. 2021. 233 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42266 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo visa contribuir para as discussões relacionadas às condições atuais da universidade
brasileira, pensada em seu contexto histórico-cultural, tanto em nível mundial quanto nacional.
Nesse sentido, foi feita revisão de literatura que nos indicou que a universidade pública brasileira
segue pautada por modelos da universidade ocidental que privilegiam uma formação
técnica/profissional, mercadológica/mercantil, universal, em detrimento de um paradigma
relacionado a uma formação comprometida com uma visão humana contextualizada nas
condições geopolíticas e socioeconômicas do país. Levando em consideração a estrutura
democrática universitária, coordenada em última instância por um(a) professor(a), foram
participantes desta pesquisa os reitores da Universidade de Brasília (UnB) que ocuparam o cargo
nos últimos quatro mandatos. A pesquisadora, como psicóloga escolar na UnB, reafirma a
atuação da Psicologia Escolar neste contexto, inclusive na mediação da construção de
concepções de universidade que o professor compõe em seu processo de tornar-se reitor(a) na
UnB, mas também como área de análise, estudos e proposições. A pesquisa teve por objetivo
compreender quais concepções de universidade permeiam o processo de tornar-se reitor(a) e
sua práxis no referido cargo. Para tanto, os objetivos específicos foram definidos como: identificar
as especificidades da trajetória de tornar-se reitor(a) e sua práxis; analisar como o exercício de
seu cargo participa da construção dele mesmo e da universidade; bem como identificar suas
perspectivas de futuro para a universidade. Foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa
de orientação hermenêutica, conforme Gadamer (2005). Como procedimentos metodológicos
foram utilizados levantamento documental e entrevistas semiestruturadas. As informações de
pesquisa foram analisadas e construídas por meio de zonas de sentido conforme a Epistemologia
Qualitativa de González-Rey (2005). O resultado da análise, articulado ao aporte teórico deste
trabalho, possibilitou a construção de uma nova inteligibilidade sobre o tema da pesquisa. Assim,
espera-se, com este estudo, ampliar a compreensão a respeito do tema pesquisado, o que
poderá servir como base para se repensar a própria universidade no mundo e mais
especificamente no contexto da América Latina, seu papel educativo-social, e, também, inspirar
outras possibilidades de estudos e pesquisas nesse sentido. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tornar-se reitor(a) na Universidade de Brasília : contribuições para uma outra ética acadêmica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tornar-se reitor(a) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Outra ética acadêmica | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Farrero, Jordi García | - |
dc.description.abstract1 | This study aims to contribute to discussions related to the current conditions of the Brazilian
university, in its historical-cultural context, both globally and nationally. In this sense, a literature
review was carried out which indicated that the Brazilian public university continues to be guided
by models of the Western university that privilege a technical/professional, market /mercantile
performance instead of a paradigm related to an education committed to a human and
contextualized vision in the country’s geopolitical and socioeconomic conditions. Understanding
the university democratic structure, ultimately coordinated by professors, the presidents (reitores)
of the University of Brasília (UnB) who have held the position in the last four terms of office were
the participants in this research. The researcher, as a school psychologist at UnB, reaffirms the
role of School Psychology in this context, the mediation of the construction of university
conceptions that the professors composes in his process of becoming president (reitor) at UnB,
and also as an area of analysis, studies and propositions. The research aimed to understand
which conceptions of university permeate the process of becoming president and his praxis in
that position. Therefore, the specific objectives were defined as: identifying the specifics of the
trajectory of becoming president and his praxis; analyse how the exercise of your position
participates in the construction of himself and the university; as well as identifying their future
prospects for the university. Qualitative research with a hermeneutic orientation according to
Gadamer (2005) was used as methodology. As methodological procedures, a documental survey
and semi-structured interviews were used. The result of the analysis, articulated with the
theoretical contribution of this work, enabled the construction of a new intelligibility on the research
theme. The research information was analyzed based on zones of meaning assumed in the
Qualitative Epistemology of González-Rey (2005). In the end, it is expected to have a broader
understanding of this research topic, which may serve as a basis for rethinking the university
itself, in the world and more specifically in the context of Latin America, its educational-social role,
and, also, inspire others possibilities for studies and researches in this regard. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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