http://repositorio.unb.br/handle/10482/42266
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_JulianaReginaAvelardaNóbrega.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Tornar-se reitor(a) na Universidade de Brasília : contribuições para uma outra ética acadêmica |
Auteur(s): | Nóbrega, Juliana Regina Avelar da |
Orientador(es):: | Pulino, Lúcia Helena Cavazin Zabotto |
Coorientador(es):: | Farrero, Jordi García |
Assunto:: | Universidade Tornar-se reitor(a) Psicologia escolar Outra ética acadêmica |
Date de publication: | 4-nov-2021 |
Data de defesa:: | 16-jui-2021 |
Référence bibliographique: | NÓBREGA, Juliana Regina Avelar da. Tornar-se reitor(a) na Universidade de Brasília: contribuições para uma outra ética acadêmica. 2021. 233 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Résumé: | Este estudo visa contribuir para as discussões relacionadas às condições atuais da universidade brasileira, pensada em seu contexto histórico-cultural, tanto em nível mundial quanto nacional. Nesse sentido, foi feita revisão de literatura que nos indicou que a universidade pública brasileira segue pautada por modelos da universidade ocidental que privilegiam uma formação técnica/profissional, mercadológica/mercantil, universal, em detrimento de um paradigma relacionado a uma formação comprometida com uma visão humana contextualizada nas condições geopolíticas e socioeconômicas do país. Levando em consideração a estrutura democrática universitária, coordenada em última instância por um(a) professor(a), foram participantes desta pesquisa os reitores da Universidade de Brasília (UnB) que ocuparam o cargo nos últimos quatro mandatos. A pesquisadora, como psicóloga escolar na UnB, reafirma a atuação da Psicologia Escolar neste contexto, inclusive na mediação da construção de concepções de universidade que o professor compõe em seu processo de tornar-se reitor(a) na UnB, mas também como área de análise, estudos e proposições. A pesquisa teve por objetivo compreender quais concepções de universidade permeiam o processo de tornar-se reitor(a) e sua práxis no referido cargo. Para tanto, os objetivos específicos foram definidos como: identificar as especificidades da trajetória de tornar-se reitor(a) e sua práxis; analisar como o exercício de seu cargo participa da construção dele mesmo e da universidade; bem como identificar suas perspectivas de futuro para a universidade. Foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa de orientação hermenêutica, conforme Gadamer (2005). Como procedimentos metodológicos foram utilizados levantamento documental e entrevistas semiestruturadas. As informações de pesquisa foram analisadas e construídas por meio de zonas de sentido conforme a Epistemologia Qualitativa de González-Rey (2005). O resultado da análise, articulado ao aporte teórico deste trabalho, possibilitou a construção de uma nova inteligibilidade sobre o tema da pesquisa. Assim, espera-se, com este estudo, ampliar a compreensão a respeito do tema pesquisado, o que poderá servir como base para se repensar a própria universidade no mundo e mais especificamente no contexto da América Latina, seu papel educativo-social, e, também, inspirar outras possibilidades de estudos e pesquisas nesse sentido. |
Abstract: | This study aims to contribute to discussions related to the current conditions of the Brazilian university, in its historical-cultural context, both globally and nationally. In this sense, a literature review was carried out which indicated that the Brazilian public university continues to be guided by models of the Western university that privilege a technical/professional, market /mercantile performance instead of a paradigm related to an education committed to a human and contextualized vision in the country’s geopolitical and socioeconomic conditions. Understanding the university democratic structure, ultimately coordinated by professors, the presidents (reitores) of the University of Brasília (UnB) who have held the position in the last four terms of office were the participants in this research. The researcher, as a school psychologist at UnB, reaffirms the role of School Psychology in this context, the mediation of the construction of university conceptions that the professors composes in his process of becoming president (reitor) at UnB, and also as an area of analysis, studies and propositions. The research aimed to understand which conceptions of university permeate the process of becoming president and his praxis in that position. Therefore, the specific objectives were defined as: identifying the specifics of the trajectory of becoming president and his praxis; analyse how the exercise of your position participates in the construction of himself and the university; as well as identifying their future prospects for the university. Qualitative research with a hermeneutic orientation according to Gadamer (2005) was used as methodology. As methodological procedures, a documental survey and semi-structured interviews were used. The result of the analysis, articulated with the theoretical contribution of this work, enabled the construction of a new intelligibility on the research theme. The research information was analyzed based on zones of meaning assumed in the Qualitative Epistemology of González-Rey (2005). In the end, it is expected to have a broader understanding of this research topic, which may serve as a basis for rethinking the university itself, in the world and more specifically in the context of Latin America, its educational-social role, and, also, inspire others possibilities for studies and researches in this regard. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.