Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pucca Júnior, Gilberto Alfredo | - |
dc.contributor.author | Santos, Denise Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T19:11:58Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T19:11:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Denise Ribeiro. Perfil da integração: ensino, serviços de saúde e comunidade em cursos de odontologia – Validação de instrumento e coleta de dados em duas instituições brasileiras. 2021. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42288 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de odontologia
foram implementadas em 2002, dessa forma todas as Instituições de Ensino Superior a partir
desse ano tiveram que adequar os conteúdos programáticos, bem como a formação de
cirurgiões dentistas conforme as DCNs e adequados para o SUS. Diante dessas políticas, é
válida uma avaliação dos Docentes de Saúde Bucal Coletiva dos cursos de Odontologia.
Objetivo: Analisar por meio de um instrumento de coleta de dados as ações levando em
consideração perfil da Integração: ensino, serviços de saúde e comunidade em duas
instituições de ensino superior com cursos de Odontologia no Brasil. Métodos: O desenho
do estudo foi observacional, transversal e descritivo. A amostra foi composta pelos Docentes
de Saúde Bucal Coletiva dos cursos de odontologia, de duas Instituições de Ensino Superior
(público e privada) analisadas. Foi aplicado um questionário autoaplicável com os docentes
participantes, a porcentagem de resposta foi de 88% somando as duas instituições,
totalizando (n=8) questionários respondidos. O questionário apresentava perguntas
referentes a aspectos como: condições das IES, integralidade, linha do cuidado,
transversalidade, infraestrutura, processo social entre outras questões que norteiam o
fortalecimento do SUS em cursos de Odontologia no Brasil. Posteriormente, utilizou-se a
estatística descritiva para expressar os resultados como média, desvio padrão (DP), quartis,
frequências absoluta e relativa. As associações entre as variáveis foram testadas através do
coeficiente de contingência corrigido. O software utilizado para as análises, confecção dos
gráficos, tabelas e quadros foi o R versão 3.6.1. Resultados: Os Docentes participantes são
50% mulheres e 50% homens, a média das idades é de 44 anos e desvio padrão 8,1, os
quais residiam em Brasília. Foi perceptível observar que na Instituição de Ensino Superior
privada 50% dos docentes possuem formação acadêmica até o Mestrado e 50% até o Pós-
doutorado. Já na Instituição de Ensino Superior pública analisada 83,33% dos docentes
possuem doutorado e os outros 16,67% possuem apenas Especialização. A classe modal
na instituição pública é doutorado. Os docentes da instituição privada afirmaram não terem
aderido ao GraduaCEO, já na instituição pública 16,67% dos docentes fizeram tal afirmação.
Além disso, na IES pública 66,67% dos entrevistados alegaram ser o padrão I o padrão de
adesão e 16,67% o padrão III. A classe modal, aquela mais frequente na IES pública, foi o
Padrão I. Ao calcular o coeficiente de contingência modificado do padrão de adesão ao
GraduaCEO e o tipo de IES obteve-se o valor 0.845, indicando uma forte correlação entre as
variáveis. Conclusão: O estudo mostrou que a formação necessita de mais vivências no
SUS, como atividades que se encaixam no perfil de parcerias intersetoriais como:
Universidade e Unidade de Saúde da Família/Universidade e Centro de Especialidades
Odontológicas/Universidade e Ministérios da Saúde e Educação, bem como apoio
institucional e acadêmico para formação em odontologia que corresponda às DCNs. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Perfil da integração : ensino, serviços de saúde e comunidade em cursos de odontologia – Validação de instrumento e coleta de dados em duas instituições brasileiras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços de saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Único de Saúde (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | GraduaCEO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil Sorridente | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: The National Curriculum Guidelines (DCNs) for dentistry courses were
implemented in 2002, thus all Higher Education Institutions from that year onwards had to
adapt the syllabus, as well as the training of dentists according to the DCNs and filling in for
the SUS. In view of these policies, an assessment of the Collective Oral Health Faculty of
Dentistry courses is valid. Objective: To analyze, through a data collection instrument,
actions taking into account the Integration profile: teaching, health services and community
in two higher education institutions with courses in Dentistry in Brazil. Methods: The study
design was observational, cross-sectional and descriptive. The sample was composed of
Professors of Collective Oral Health from dentistry courses, from two Higher Education
Institutions (public and private) analyzed. A self-administered questionnaire was informed
with the participating professors, the percentage of which was 88% adding the two
institutions, totaling (n = 8) answered questionnaires. The questionnaire had questions
related to aspects such as: conditions of HEIs, comprehensiveness, line of care,
transversality, infrastructure, social process, among other issues that guide the
strengthening of the SUS in Dentistry courses in Brazil. Subsequently, descriptive statistics
are used to express the results as mean, standard deviation (SD), quartiles, absolute and
relative frequencies. Associations between variables were tested using the corrected
contingency coefficient. The software used for the analysis, preparation of graphs, tables
and charts was R version 3.6.1. Results: The participating Faculty are 50% women and
50% men, the average age is 44 years and standard deviation 8.1, who lived in Brasília. It
was noticeable to observe that in the private Higher Education Institution 50% of the
professors have academic training up to the Masters and 50% up to the Post-doctorate. In
the public Higher Education Institution analyzed, 83.33% of the professors have a doctorate
and the other 16.67% have only Specialization. The modal class in the public institution is a
doctorate. The professors of the private institution stated that they did not adhere to the
GraduaCEO, whereas in the public institution 16.67% of the professors made such a
statement. In addition, a public HEI, 66.67% of respondents claimed that standard I was the
standard of adherence and 16.67% standard III. The modal class, the most frequent one in
the public HEI, was Pattern I. When calculating the modified contingency coefficient for
joining the GraduaCEO and the type of HEI, a value of 0.845 was received, indicating a
strong correlation between the variables. Conclusion: The study showed that training
needs more experiences in the SUS, as activities that fit the profile of intersectoral
partnerships such as: University and Family Health Unit / University and Dental Specialties
Center / University and Ministries of Health and Education, as well as institutional and
academic support for training in dentistry that corresponds to the DCNs. | pt_BR |
dc.contributor.email | deniseribeiro.s93@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Odontologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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