Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42288
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_DeniseRibeiroSantos.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Perfil da integração : ensino, serviços de saúde e comunidade em cursos de odontologia – Validação de instrumento e coleta de dados em duas instituições brasileiras
Autor : Santos, Denise Ribeiro
metadata.dc.contributor.email: deniseribeiro.s93@gmail.com
Orientador(es):: Pucca Júnior, Gilberto Alfredo
Assunto:: Ensino
Serviços de saúde
Comunidade
Sistema Único de Saúde (Brasil)
GraduaCEO
Brasil Sorridente
Fecha de publicación : 4-nov-2021
Citación : SANTOS, Denise Ribeiro. Perfil da integração: ensino, serviços de saúde e comunidade em cursos de odontologia – Validação de instrumento e coleta de dados em duas instituições brasileiras. 2021. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de odontologia foram implementadas em 2002, dessa forma todas as Instituições de Ensino Superior a partir desse ano tiveram que adequar os conteúdos programáticos, bem como a formação de cirurgiões dentistas conforme as DCNs e adequados para o SUS. Diante dessas políticas, é válida uma avaliação dos Docentes de Saúde Bucal Coletiva dos cursos de Odontologia. Objetivo: Analisar por meio de um instrumento de coleta de dados as ações levando em consideração perfil da Integração: ensino, serviços de saúde e comunidade em duas instituições de ensino superior com cursos de Odontologia no Brasil. Métodos: O desenho do estudo foi observacional, transversal e descritivo. A amostra foi composta pelos Docentes de Saúde Bucal Coletiva dos cursos de odontologia, de duas Instituições de Ensino Superior (público e privada) analisadas. Foi aplicado um questionário autoaplicável com os docentes participantes, a porcentagem de resposta foi de 88% somando as duas instituições, totalizando (n=8) questionários respondidos. O questionário apresentava perguntas referentes a aspectos como: condições das IES, integralidade, linha do cuidado, transversalidade, infraestrutura, processo social entre outras questões que norteiam o fortalecimento do SUS em cursos de Odontologia no Brasil. Posteriormente, utilizou-se a estatística descritiva para expressar os resultados como média, desvio padrão (DP), quartis, frequências absoluta e relativa. As associações entre as variáveis foram testadas através do coeficiente de contingência corrigido. O software utilizado para as análises, confecção dos gráficos, tabelas e quadros foi o R versão 3.6.1. Resultados: Os Docentes participantes são 50% mulheres e 50% homens, a média das idades é de 44 anos e desvio padrão 8,1, os quais residiam em Brasília. Foi perceptível observar que na Instituição de Ensino Superior privada 50% dos docentes possuem formação acadêmica até o Mestrado e 50% até o Pós- doutorado. Já na Instituição de Ensino Superior pública analisada 83,33% dos docentes possuem doutorado e os outros 16,67% possuem apenas Especialização. A classe modal na instituição pública é doutorado. Os docentes da instituição privada afirmaram não terem aderido ao GraduaCEO, já na instituição pública 16,67% dos docentes fizeram tal afirmação. Além disso, na IES pública 66,67% dos entrevistados alegaram ser o padrão I o padrão de adesão e 16,67% o padrão III. A classe modal, aquela mais frequente na IES pública, foi o Padrão I. Ao calcular o coeficiente de contingência modificado do padrão de adesão ao GraduaCEO e o tipo de IES obteve-se o valor 0.845, indicando uma forte correlação entre as variáveis. Conclusão: O estudo mostrou que a formação necessita de mais vivências no SUS, como atividades que se encaixam no perfil de parcerias intersetoriais como: Universidade e Unidade de Saúde da Família/Universidade e Centro de Especialidades Odontológicas/Universidade e Ministérios da Saúde e Educação, bem como apoio institucional e acadêmico para formação em odontologia que corresponda às DCNs.
Abstract: Introduction: The National Curriculum Guidelines (DCNs) for dentistry courses were implemented in 2002, thus all Higher Education Institutions from that year onwards had to adapt the syllabus, as well as the training of dentists according to the DCNs and filling in for the SUS. In view of these policies, an assessment of the Collective Oral Health Faculty of Dentistry courses is valid. Objective: To analyze, through a data collection instrument, actions taking into account the Integration profile: teaching, health services and community in two higher education institutions with courses in Dentistry in Brazil. Methods: The study design was observational, cross-sectional and descriptive. The sample was composed of Professors of Collective Oral Health from dentistry courses, from two Higher Education Institutions (public and private) analyzed. A self-administered questionnaire was informed with the participating professors, the percentage of which was 88% adding the two institutions, totaling (n = 8) answered questionnaires. The questionnaire had questions related to aspects such as: conditions of HEIs, comprehensiveness, line of care, transversality, infrastructure, social process, among other issues that guide the strengthening of the SUS in Dentistry courses in Brazil. Subsequently, descriptive statistics are used to express the results as mean, standard deviation (SD), quartiles, absolute and relative frequencies. Associations between variables were tested using the corrected contingency coefficient. The software used for the analysis, preparation of graphs, tables and charts was R version 3.6.1. Results: The participating Faculty are 50% women and 50% men, the average age is 44 years and standard deviation 8.1, who lived in Brasília. It was noticeable to observe that in the private Higher Education Institution 50% of the professors have academic training up to the Masters and 50% up to the Post-doctorate. In the public Higher Education Institution analyzed, 83.33% of the professors have a doctorate and the other 16.67% have only Specialization. The modal class in the public institution is a doctorate. The professors of the private institution stated that they did not adhere to the GraduaCEO, whereas in the public institution 16.67% of the professors made such a statement. In addition, a public HEI, 66.67% of respondents claimed that standard I was the standard of adherence and 16.67% standard III. The modal class, the most frequent one in the public HEI, was Pattern I. When calculating the modified contingency coefficient for joining the GraduaCEO and the type of HEI, a value of 0.845 was received, indicating a strong correlation between the variables. Conclusion: The study showed that training needs more experiences in the SUS, as activities that fit the profile of intersectoral partnerships such as: University and Family Health Unit / University and Dental Specialties Center / University and Ministries of Health and Education, as well as institutional and academic support for training in dentistry that corresponds to the DCNs.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42288/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.