Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
dc.contributor.author | Silva, Jefferson Hishiyama da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-09T16:09:52Z | - |
dc.date.available | 2021-11-09T16:09:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jefferson Hishiyama da. Método de análise para avaliação da disparidade de acessibilidade entre o transporte público urbano e individual por automóvel. 2021.xiii,127p, Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42335 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo das últimas décadas, o sistema de transporte
público coletivo das principais metrópoles brasileiras tem observado um declínio na
demanda de passageiros, o que coloca em risco não apenas a sua sustentabilidade
operacional e financeira, mas também a sua função social de prover acesso a
oportunidades urbanas, em especial à população mais vulnerável. Nesse sentido,
observa-se uma mudança de paradigma no planejamento de transportes orientada à
acessibilidade para enfrentar os desafios urbanos emergentes e que possibilita a inter-
relação entre políticas de uso do solo e de transportes. Todavia, embora os indicadores
de acessibilidade sejam vistos como uma ferramenta de gestão e planejamento voltada
ao desenvolvimento sustentável, na prática, a maioria dos países não os adota no
planejamento, como é o caso do Brasil. Desse modo, esta dissertação teve como
objetivo geral desenvolver um método de análise para avaliação da disparidade de
acessibilidade entre o transporte público urbano por ônibus e o individual por
automóvel. Como premissas, buscou-se que o método fosse aplicável ao contexto das
cidades brasileiras, bem como de fácil mensuração, interpretação e comunicação dos
resultados. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, que norteou o
desenvolvimento do método denominado Accessibility Disparity Evaluation Method –
ADEM (“Método de Avaliação de Disparidade de Acessibilidade”, em português), e um
estudo-piloto em Brasília-DF, no qual se avaliou as potencialidades e restrições do
método proposto. O método ADEM é baseado em SIG e consiste na avaliação e
comparação de medidas de acesso a oportunidades de trabalho e estudo de áreas
urbanas por meio do transporte motorizado individual privado, e público coletivo – por
ônibus. Como resultado, o estudo de caso demonstrou que em Brasília há competição
e desigualdade no acesso a oportunidades de transporte individual motorizado quando
comparado com o transporte público por ônibus. Por intermédio de uma proposta de
intervenção na ampliação da cobertura de atendimento do transporte público,
observou-se uma forte autocorrelação espacial na diminuição da disparidade de
acessibilidade entre zonas vizinhas (I de Moran: 0,543815; z-score: 153,58332, p-valor
< 0,01%), o que impactou positivamente cerca de 455 mil habitantes e gerou um tecido
urbano mais contínuo de acessibilidade por transporte público. Nesse sentido, entende-
se que o método ADEM apresentou consistência em razão dos objetivos e premissas
propostos para o desenvolvimento e a aplicação do método de avaliação. Além do
mais, entende-se que este estudo possa contribuir para a promoção da discussão do
planejamento de acessibilidade no contexto brasileiro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Método de análise para avaliação da disparidade de acessibilidade entre o transporte público urbano e individual por automóvel | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público - planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público - qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Uso do solo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Over the last decades, the public transportation system in the main Brazilian metropolises has been experiencing a
decline in passenger demand. This scenario is putting at risk not only the operational
and financial sustainability of the system, but also its social function of providing access
to urban opportunities, especially for the most vulnerable population. In order to face the
emerging urban challenges, transportation planning is observing a new paradigm shift
oriented to accessibility, which allows the land use and transportation policies to
interrelate. However, although the use of accessibility indicators is seen as a
management and planning tool for sustainable development, most countries do not
adopt them into their planning practice, as is the case of Brazil. Therefore, this thesis
aimed to develop an analysis method to assess the accessibility disparity between
urban public transport by bus and private transport by car. As primary assumptions, the
method was designed to be feasible to apply in the context of Brazilian cities and easy
to measure, interpret, and communicate its results. For this purpose, a literature review
was conducted, which guided the development of the proposed method entitled
Accessibility Disparity Evaluation Method (ADEM). A case study in Brasília-DF was
carried out to evaluate the potentialities and restrictions of the proposed method. The
ADEM is based on a GIS platform and consists of assessing and comparing measures
of access to work and study opportunities in urban areas both by individual and by
public transportation modes. The case study results demonstrated that in Brasília, there
are competition and inequality in access to opportunities when traveling by car is
compared to public bus transportation. Given a proposed intervention scenario
considering the expansion of the transit service area, a strong spatial autocorrelation
was observed in the reduction of accessibility disparity between zones (Moran's I:
0.543815; z-score: 153.58332, p-value < 0.01%), which positively impacted an
estimated 455,000 residents and generated a more continuous urban accessibility
layout by public transport. In this regard, it is considered that the method proposed by
this master thesis (ADEM) has demonstrated consistency with the proposed goals and
premises established for the development and application of this assessment tool.
Moreover, it is expected that this study may contribute to promoting the discussion on
accessibility planning in the Brazilian context. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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