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2021_JeffersonHishiyamadaSilva.pdf32,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGonzales Taco, Pastor Willy-
dc.contributor.authorSilva, Jefferson Hishiyama da-
dc.date.accessioned2021-11-09T16:09:52Z-
dc.date.available2021-11-09T16:09:52Z-
dc.date.issued2021-11-09-
dc.date.submitted2021-06-23-
dc.identifier.citationSILVA, Jefferson Hishiyama da. Método de análise para avaliação da disparidade de acessibilidade entre o transporte público urbano e individual por automóvel. 2021.xiii,127p, Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42335-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAo longo das últimas décadas, o sistema de transporte público coletivo das principais metrópoles brasileiras tem observado um declínio na demanda de passageiros, o que coloca em risco não apenas a sua sustentabilidade operacional e financeira, mas também a sua função social de prover acesso a oportunidades urbanas, em especial à população mais vulnerável. Nesse sentido, observa-se uma mudança de paradigma no planejamento de transportes orientada à acessibilidade para enfrentar os desafios urbanos emergentes e que possibilita a inter- relação entre políticas de uso do solo e de transportes. Todavia, embora os indicadores de acessibilidade sejam vistos como uma ferramenta de gestão e planejamento voltada ao desenvolvimento sustentável, na prática, a maioria dos países não os adota no planejamento, como é o caso do Brasil. Desse modo, esta dissertação teve como objetivo geral desenvolver um método de análise para avaliação da disparidade de acessibilidade entre o transporte público urbano por ônibus e o individual por automóvel. Como premissas, buscou-se que o método fosse aplicável ao contexto das cidades brasileiras, bem como de fácil mensuração, interpretação e comunicação dos resultados. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, que norteou o desenvolvimento do método denominado Accessibility Disparity Evaluation Method – ADEM (“Método de Avaliação de Disparidade de Acessibilidade”, em português), e um estudo-piloto em Brasília-DF, no qual se avaliou as potencialidades e restrições do método proposto. O método ADEM é baseado em SIG e consiste na avaliação e comparação de medidas de acesso a oportunidades de trabalho e estudo de áreas urbanas por meio do transporte motorizado individual privado, e público coletivo – por ônibus. Como resultado, o estudo de caso demonstrou que em Brasília há competição e desigualdade no acesso a oportunidades de transporte individual motorizado quando comparado com o transporte público por ônibus. Por intermédio de uma proposta de intervenção na ampliação da cobertura de atendimento do transporte público, observou-se uma forte autocorrelação espacial na diminuição da disparidade de acessibilidade entre zonas vizinhas (I de Moran: 0,543815; z-score: 153,58332, p-valor < 0,01%), o que impactou positivamente cerca de 455 mil habitantes e gerou um tecido urbano mais contínuo de acessibilidade por transporte público. Nesse sentido, entende- se que o método ADEM apresentou consistência em razão dos objetivos e premissas propostos para o desenvolvimento e a aplicação do método de avaliação. Além do mais, entende-se que este estudo possa contribuir para a promoção da discussão do planejamento de acessibilidade no contexto brasileiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMétodo de análise para avaliação da disparidade de acessibilidade entre o transporte público urbano e individual por automóvelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordTransporte público - planejamentopt_BR
dc.subject.keywordTransporte público - qualidadept_BR
dc.subject.keywordUso do solopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Over the last decades, the public transportation system in the main Brazilian metropolises has been experiencing a decline in passenger demand. This scenario is putting at risk not only the operational and financial sustainability of the system, but also its social function of providing access to urban opportunities, especially for the most vulnerable population. In order to face the emerging urban challenges, transportation planning is observing a new paradigm shift oriented to accessibility, which allows the land use and transportation policies to interrelate. However, although the use of accessibility indicators is seen as a management and planning tool for sustainable development, most countries do not adopt them into their planning practice, as is the case of Brazil. Therefore, this thesis aimed to develop an analysis method to assess the accessibility disparity between urban public transport by bus and private transport by car. As primary assumptions, the method was designed to be feasible to apply in the context of Brazilian cities and easy to measure, interpret, and communicate its results. For this purpose, a literature review was conducted, which guided the development of the proposed method entitled Accessibility Disparity Evaluation Method (ADEM). A case study in Brasília-DF was carried out to evaluate the potentialities and restrictions of the proposed method. The ADEM is based on a GIS platform and consists of assessing and comparing measures of access to work and study opportunities in urban areas both by individual and by public transportation modes. The case study results demonstrated that in Brasília, there are competition and inequality in access to opportunities when traveling by car is compared to public bus transportation. Given a proposed intervention scenario considering the expansion of the transit service area, a strong spatial autocorrelation was observed in the reduction of accessibility disparity between zones (Moran's I: 0.543815; z-score: 153.58332, p-value < 0.01%), which positively impacted an estimated 455,000 residents and generated a more continuous urban accessibility layout by public transport. In this regard, it is considered that the method proposed by this master thesis (ADEM) has demonstrated consistency with the proposed goals and premises established for the development and application of this assessment tool. Moreover, it is expected that this study may contribute to promoting the discussion on accessibility planning in the Brazilian context.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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