Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Cristina Helena Almeida de | - |
dc.contributor.author | Brasil, Maira de Paula Americano do | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-09T16:10:59Z | - |
dc.date.available | 2021-11-09T16:10:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-05 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, Maira de Paula Americano do. O financiamento do Sistema Socioeducativo no contexto do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Distrito Federal – PDASE/DF (2015 a 2020). 2021. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42336 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Constituição Federal/88 e o Estatuto da Criança e do Adolescente/90 são normativas que
efetivaram a transição da doutrina da situação irregular para a doutrina da proteção integral,
reafirmando no Brasil o Estado democrático de direito. No entanto, foi a partir do Sistema
Nacional do Sistema Socioeducativo (SINASE/2012), que o atendimento de adolescentes em
cumprimento de medida socioeducativa, foi regulamentado. O objetivo desta pesquisa foi
analisar o financiamento do sistema socioeducativo no Distrito Federal, por meio do mapeamento
das fontes de recursos, da utilização dos recursos públicos para a manutenção do sistema na
perspectiva do I Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo (PDASE/DF), bem como da
elaboração do cálculo do custo-adolescente no sistema distrital e nas unidades de internação.
Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, que se utiliza da
abordagem quantitativa e estatística à luz de análise descritiva e analítica de dados físicos e
financeiros. Os dados financeiros foram requeridos junto aos sistemas de informação
governamental. A dissertação foi dividida em três capítulos. No primeiro, foi realizada a descrição
da trajetória das concepções jurídicas acerca dos direitos da criança e do adolescente, assim
como trata dos principais conceitos que respaldam a pesquisa, como federalismo,
descentralização das políticas sociais e o direito à educação, em sua especificidade para os
jovens privados de liberdade. No segundo, investigou-se o financiamento do SINASE, a fim de
compreender as competências dos entes da federação, a partir do cofinanciamento, das fontes
e destinação de recursos no âmbito da União, na perspectiva do Sistema de Garantias de Direitos
da Criança e do Adolescente (SGD). O terceiro capítulo, por fim, dedicou-se à análise da política
distrital de atendimento socioeducativo com foco no financiamento com a intenção de cotejar a
projeção orçamentária do I PDASE-DF com a execução orçamentária gerida pelo órgão
competente, para compreender como ocorreu a destinação de recursos ao sistema
socioeducativo. Conclui-se que o sistema apresenta fragilidade institucional, pois não há
articulação entre os órgãos envolvidos na gestão além de escassez de regulamentação e de
financiamento, sobretudo quanto à efetivação do papel suplementar da União, comprometendo
o cumprimento do preceito constitucional da prioridade absoluta. Quanto à política de
financiamento no DF, a metodologia utilizada nesta pesquisa identificou que não há articulação
entre os órgãos de gestão, além de insuficiência de financiamento, visto que a projeção
orçamentária do I PDASE/DF apresentou uma discrepância expressiva em relação ao que foi
executado pelo sistema, por outro lado houve uma evolução no atendimento, pois passou-se de
iniciativas isoladas de criação de instituições para “menores infratores”, para a concepção e
planejamento de um sistema. Este trabalho analisou o financiamento sob três dimensões: as
receitas, as despesas e o custo do adolescente. A título exploratório foi possível calcular o custo-
adolescente real do sistema socioeducativo no DF, bem como fazer uma aproximação do cálculo
do custo-adolescente nas unidades de internação. Os dados revelaram o aumento de gastos
com pessoal associado à queda importante do número de adolescentes, resultando em uma alta
no custo-adolescente no sistema do DF e nas unidades de internação. A despeito de serem
valores elevados, é importante lembrar que as atividades desenvolvidas nas unidades de
internação não se restringem à dimensão educacional, pois envolvem custos associados à
especificidade do sistema socioeducativo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O financiamento do Sistema Socioeducativo no contexto do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Distrito Federal – PDASE/DF (2015 a 2020) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento do Sistema Socioeducativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do DF | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custo- adolescente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Federal Constitution of 1988 and the Brazilian Child and Adolescent Rights Act (ECA) of
1990 are regulations that brought about the transition from the doctrine of irregular status to the
doctrine of full protection and affirmed the democratic rule of law in Brazil. However, the care of
adolescents in accordance with the socio-educational measure was not regulated until the
National System of the socio-educational system (SINASE/2012). The aim of this research was
to analyze the financing of the socio-educational system in the Federal District, through the
mapping of the sources of resources, the use of public funds for the maintenance of the system
in the perspective of the I Decennial Plan for Socio-Educational Service (PDASE/DF), as well as
the elaboration of the costing of adolescents in the district system and in the inpatient units. This
is an exploratory bibliographic and documentary research using a quantitative and statistical
approach in terms of descriptive and analytical analysis of physical and financial data. Financial
data was required by government information systems. The dissertation was divided into three
chapters. In the first, a description of the trajectory of legal ideas about the rights of children and
adolescents was carried out, as well as the treatment of the main concepts that support the
research, such as federalism, decentralization of social policy and the right to education, in its
particularity for young people deprived of liberty. In the second chapter, the financing of SINASE
was studied in order to understand the competences of the federation entities, from the co-
financing, the sources and the distribution of the resources within the Union, from the perspective
of the system of guarantees for the rights of the child and adolescent (SGD). Finally, the third
chapter was dedicated to the analysis of the district policy of socio-educational care, with a focus
on funding, with the intention of comparing the I PDASE-DF budget projection with the budget
execution managed by the competent body, in order to understand how the allocation took place.
of resources to the socio-educational system. The conclusion is that the system has an
institutional weakness, as there is no link between the bodies involved in its management, in
addition to a lack of regulation and funding, especially in relation to the realization of the
complementary role of the Union, which jeopardizes compliance with the constitutional
requirement of absolute priority. Regarding the funding policy in the Federal District (DF), the
methodology used in this work has established that there is no link between the administrative
bodies, in addition to insufficient funding, since the budget projection of the I PDASE/DF showed
a significant discrepancy in terms of what was carried out by the system, on the other hand, there
was an evolution in the service, since it moved from isolated initiatives to create institutions for
"minor offenders" to the design and planning of a system. In this work, funding was analyzed
under three dimensions: the income of the juvenile, the expenses and the costs. On an
exploratory basis, it was possible to calculate the real costs of the juveniles for the socio-
educational system in the Federal District, as well as to make an approximation of the cost
calculation of the juveniles in the inpatient units. The data showed the increase in staff costs
combined with the significant decrease in the number of youth, resulting in an increase in youth
costs in the Federal District (DF) system and in the inpatient units. Although these are high values,
it is important to remember that the activities developed in the inpatient units are not limited to the
educational dimension, as they include costs associated with the specificity of the socio-
educational system. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|