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Título: Templo românico : implicações estéticas do processo de cristianização da Filosofia Clássica
Autor(es): Gollino, Julia Santos
Orientador(es): Coutinho, Carlos Luciano Silva
Assunto: Filosofia Clássica
Cristianismo
Estética medieval
Arquitetura românica
Data de publicação: 22-Nov-2021
Referência: GOLLINO, Julia Santos. Templo românico: implicações estéticas do processo de cristianização da Filosofia Clássica. 2021.,283 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente Dissertação se coloca em defesa da grande arquitetura e de seu potencial de recriar realidades humanas, problematizando o caráter condicionante, e por vezes, limitante da religião cristã em relação às interpretações de arte e arquitetura. Para tanto, é produzida uma revisão do contexto artístico da Alta Idade Média, de modo a expressar as implicações estéticas do processo de cristianização da filosofia clássica. Resguardada a qualidade estética artística do estilo românico, é pressuposto um processo gradual de superação dos discursos teológico e filosófico pela estética, pois, ainda que esta sirva a resoluções teológico-filosóficas, não depende delas para se sustentar, desempenhando efeitos na psyche humana à medida que admite novos contextos. Nesse sentido, ao perpassar a confluência do homem com o espaço, este trabalho evidencia o raciocínio estético como instrumento de liberdade, demonstrando que uma reeducação estética se torna uma operação significativa diante de qualquer sistema de pensamento que implique um “aprisionamento” da psyche humana, voltando-se tanto ao sujeito fruidor, quanto ao arquiteto enquanto agente produtor do espaço.
Abstract: The present dissertation stands in defense of great architecture and its potential to recreate human realities, problematizing the conditioning, and sometimes, limiting character of the Christian religion in relation to the interpretations of art and architecture. To this end, a review of the artistic context of the High Middle Ages is produced, in order to express the aesthetic implications of the Christianization process of classical philosophy. While preserving the aesthetic artistic quality of the Romanesque style, a gradual process of overcoming the theological and philosophical discourses by aesthetics is presupposed, for, even though aesthetics serves theological- philosophical resolutions, it does not depend on them for its sustenance, performing effects on the human psyche as it admits new contexts. In this sense, by going through the confluence of man with space, this work highlights the aesthetic reasoning as an instrument of freedom, demonstrating that an aesthetic re-education becomes a significant operation before any system of thought that implies an "imprisonment" of the human psyche, focusing both on the subject that enjoys it and on the architect as a space-producing agent.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.
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