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Titre: Avaliação de impacto da concessão de rodovias e seus efeitos sobre a ocorrência de acidentes e de focos de queima nas proximidades das rodovias : o caso da BR-163 (Itiquira-Sinop)
Auteur(s): David, Márcia Catarina
Orientador(es):: Tannuri-Pianto, Maria Eduarda
Assunto:: Concessões rodoviárias
Acidentes de trânsito
Focos de queima
Diferenças em diferenças
Date de publication: 22-nov-2021
Référence bibliographique: DAVID, Márcia Catarina. Avaliação de impacto da concessão de rodovias e seus efeitos sobre a ocorrência de acidentes e de focos de queima nas proximidades das rodovias: o caso da BR-163 (Itiquira-Sinop). 2021. 58 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia do Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: Nas últimas décadas, o Brasil ampliou o número de rodovias federais concedidas à gestão da iniciativa privada. Porém, a avaliação de impacto destas concessões ainda é uma agenda em desenvolvimento. Este estudo avaliou o impacto dos primeiros anos da concessão federal da BR-163 (trecho Itiquira-Sinop, em Mato Grosso). Foi utilizado o método de diferenças em diferenças para a análise dos impactos sobre a ocorrência de acidentes e acidentes com mortes. Adicionalmente, e considerando que a rodovia está localizada na Amazônia Legal, avaliou-se o impacto da concessão sobre a ocorrência de focos de queima no entorno da rodovia. Os resultados principais indicaram a redução dos acidentes no 5o ano de operação da concessão. Não foram obtidos resultados estatísticos significantes para a redução de acidentes com mortes. Da mesma forma, não houve efeitos significantes sobre a ocorrência de focos de queima nas proximidades da rodovia.
Abstract: Over the last decades, the number of Brazilian federal highways conceded to private operators has increased. However, the impact evaluation of these concessions is still an ongoing agenda. This work has evaluated the impact of the BR-163 highway concession (Itiquira-Sinop segment, in the state of Mato Grosso) along its first years. It was used the method of differences- in-differences for the analysis of the impacts on accidents and fatalities. Additionally, since the section of the BR-163 highway in focus is located in the Legal Amazon, the concession’s impact on the occurrence of active fires near the highway were also analyzed. The mainly results showed a drop in highway accidents in the fifth year of the concession’s operation. The results for traffic accident fatalities were not statistically significant. Similarly, there were no significant effects over the occurrence of active fires near the highway.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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