Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42410
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MaríliaMesquitaResende.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ethical culture and moral identity : how they interact and influence unethical behavior in organizations
Autor(es): Resende, Marília Mesquita
Orientador(es): Porto, Juliana Barreiros
Coorientador(es): Lerín, Francisco Javier Gracia
Assunto: Cultura ética
Comportamento ético
Identidade moral
Virtudes éticas corporativas
Comportamento antiético pró-organizacional
Data de publicação: 22-Nov-2021
Referência: RESENDE, Marília Mesquita. Ethical culture and moral identity: how they interact and influence unethical behavior in organizations. 2021. 269 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Após muitos escândalos envolvendo corrupção e fraude nas organizações, a importância de se criar e promover a ética nas organizações tornou-se prioridade número um para os gestores. Por esse motivo, pesquisadores têm investigado os fatores individuais e ambientais que podem influenciar o comportamento ético nas organizações. Revisões recentes têm apontado a cultura ética como um aspecto que desempenha um papel crítico na promoção ou redução do comportamento antiético nas organizações. A cultura ética é definida como um subconjunto da cultura organizacional que representa a interação entre sistemas formais (por exemplo, regras e políticas, sistemas de gestão de desempenho) e informais de ética (por exemplo, normas, linguagem, rituais) que influenciam o comportamento ético e antiético do funcionário (Treviño, 1990). Além dos fatores relacionados ao contexto organizacional, é relevante entender o indivíduo nesse contexto. Portanto, meta-análises e revisões destacam que características individuais - como a identidade moral - também podem influenciar a ocorrência de comportamento antiético no trabalho (Hertz & Krettenauer, 2016). A identidade moral é definida como o esquema cognitivo de uma pessoa em torno de um conjunto de traços morais (Aquino & Reed, 2002). Ao considerar esses construtos, o modelo interacionista pessoa-situação de tomada de decisão ética nas organizações (Treviño, 1986) e o arcabouço teórico cognitivo social (Bandura, 1986, 1991) explicam como as características individuais interagem com os fatores contextuais. A cultura ética pode funcionar como uma pista situacional que aumenta a acessibilidade da identidade moral e seu impacto sobre o comportamento ético. Esta tese tem como objetivo examinar o efeito da cultura ética, da força da cultura ética e da identidade moral no comportamento antiético nas organizações. Com esta tese, preenchemos algumas lacunas na literatura - tais como: refinar a medida da cultura ética, aprofundar o papel da cultura ética sobre comportamento antiético no trabalho, e demonstrar a interação entre cultura ética e identidade moral no comportamento antiético, utilizando uma abordagem multi-método. Para atingir esse objetivo principal, três estudos são propostos. No primeiro estudo, pretendemos encontrar evidências de validade para a escala de cultura ética no contexto brasileiro. No segundo estudo, o objetivo é testar se uma manipulação da cultura ética pode moderar o impacto da identidade moral sobre o comportamento antiético em um contexto simulado. Finalmente, no terceiro estudo, pretendemos examinar o efeito da identidade moral coletiva sobre o comportamento antiético no trabalho e a interação da cultura ética e a força da cultura no nível da unidade nessa relação. Os resultados indicaram que a identidade moral era um indicador fraco de comportamento antiético. Eles também mostraram que a cultura ética e a força da cultura ética eram boas preditoras de comportamento antiético observado e comportamento pró- organizacional antiético. A principal contribuição desta tese foi a integração da literatura de cultura ética com a literatura de identidade moral através da implementação de uma abordagem multi-método (experimento e pesquisa). Palavras-chave: cultura ética, comportamento ético, identidade moral, virtudes éticas corporativas, comportamento antiético pró-organizacional.
Abstract: After many scandals involving corruption and fraud in organizations, the importance of creating and promoting ethics in organizations has become a number one priority for all managers. For this reason, researchers have investigated the individual and environmental factors that can influence ethical behavior in organizations. Recent reviews have pointed out ethical culture as an aspect that plays a critical role in enhancing or diminishing unethical behavior in organizations. Ethical culture is a subset of organizational culture that represents the interplay between formal (e.g., rules and policies, performance management systems) and informal systems of ethics (e.g., norms, language, rituals) that influence the employee's ethical and unethical behavior (Treviño, 1990). In addition to factors related to the organizational context, it is relevant to understand the individual in the environment. Thus, meta-analysis and reviews highlight that individual characteristics – such as moral identity – can also influence the occurrence of unethical behavior at work (Hertz & Krettenauer, 2016). Moral identity is defined as a person's cognitive schema around a set of moral traits (Aquino & Reed, 2002). By considering these constructs, the person-situation interactionist model of ethical decision-making in organizations (Treviño, 1986) and the social cognitive framework (Bandura, 1986, 1991) explain how individual characteristics interact with contextual factors. The ethical culture may function as a situational cue that increases the accessibility of moral identity and its impact on ethical behavior. This thesis aims to examine the effect of ethical culture, ethical culture strength, and moral identity on unethical behavior in organizations. With this thesis, we fill some gaps in the literature – such as: refine the measure of ethical culture, deepen the role of ethical culture on unethical behavior at work, and demonstrate the interaction between ethical culture and moral identity on unethical behavior, with a multimethod approach. To achieve this primary objective, three studies are proposed. In the first study, we aim to find evidence of validity for the ethical culture scale in the Brazilian context. In the second study, the purpose is to test whether an ethical culture manipulation can moderate the impact of moral identity on unethical behavior in a simulated context. Finally, in the third study, we intend to examine the effect of collective moral identity on unethical behavior at work and the interaction of the ethical culture and culture strength at the unit level in this relationship. The findings indicated that moral identity was a weak predictor of unethical behavior. They also showed that ethical culture and ethical culture strength were good predictors of observed unethical behavior and unethical pro-organizational behavior. This thesis's main contribution was its integration of ethical culture literature with moral identity literature by implementing a multi- method approach (experiment and survey).
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.