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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4249
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Title: Fina(s) estampa(s) : o suporte representacional das Estampas Eucalol na encenação cotidiana brasileira e na memória publicitária nacional: (I metade do século XIX - tempo presente)
Authors: Rizzo, Wagner Antonio
Orientador(es):: Mello, Maria Therezinha Ferraz Negrão
Assunto:: Artes gráficas
Publicidade e propaganda
Comunicação de massa
Issue Date: 9-Feb-2009
Citation: RIZZO, Wagner Antonio. Fina(s) estampa(s): o suporte representacional das Estampas Eucalol na encenação cotidiana brasileira e na memória publicitária nacional: (I metade do século XIX - tempo presente). 2009. 247 f. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: A cenografia é o Brasil urbano e, de modo mais pontual a cidade do Rio de Janeiro, aqui enfocada, em momentos de reconfigurações fisionômicas que, informadas por uma incipiente Indústria Cultural, pelo menos a partir dos anos 20 do século passado, conferiram à Publicidade um lugar de destaque, ancorado em suportes midiáticos, como o rádio,as revistas,o cinema e o mercado fonográfico. E é em um dos pontos de inflexão deste processo, sublinhadamente marcado por inovações tecnológicas e matrizes da modernidade, que aflora o objeto desta tese-As Estampas Eucalol, artefato cultural então disponível aos consumidores de produtos da Empresa Myrta-sabonete e creme dental. O que aqui se problematiza é, justamente, esse percurso das Estampas Eucalol e sua permanência, não obstante o declínio e fechamento da Empresa. Antes pensadas como excelente estratégia de mercado,cujas condições a tese busca sondar, as Estampas Eucalol, deslizaram do produto, de modo a assegurar,com vida própria, seu lugar na memória de muitos, posto que acionadoras de Imaginários, fonte de inspiração poética, catálogo, referência de qualidade gráfica, motivadoras de colecionismo, enfim, de variadas maneiras inscrevendo-se na fisionomia da cena brasileira em temporalidades múltiplas e propondo perguntas. Este, aliás, um argumento da tese e a justificativa para o vaivém de temporalidades, cujos breves, porém necessários sobrevôos, cobraram flexibilizações no balizamento inicial e desterritorializações. Pensar o objeto, significou inscrevê-lo no âmbito da imprensa e das Artes Gráficas no Brasil, no universo da Publicidade e seus nexos indissociáveis com a nossa História Cultural, buscando contornos de fisionomias esculpidas em quadras históricas e condições que as informaram. Com tal propósito, buscou-se o diálogo com áreas solidárias, enquanto, na construção da base empírica, a natureza do objeto e o desenho pretendido, ditaram o espaço conferido às fontes imagéticas e orais. Nestas articulações e no representacional que indiciam, construiu-se a narrativa, estruturada em cinco capítulos, incluídos nas três grandes Partes que a compõem, além da Introdução e Conclusão. São espaços de mostração de um cotidiano brasileiro, cujas nuances identitárias a tese tematiza, no viés de um artefato cultural e de algumas das reverberações por ele sugeridas, pistas para respostas e horizonte que se abre para tantas outras inquietações. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The scenery is urban Brazil and, particularly, the city of Rio de Janeiro, focused hereto at times of physiognomic reconfigurations that, fed by an incipient Cultural Industry since, at least, the 1920s, gave an outstanding position to Advertisement based on medias such as radio, magazines, cinema and the records industry. Moreover, it is one of inflexion points of this process underlined by technologic innovations and matrices of modernity, the subject of this thesis The Eucalol label, a cultural artifact available, then, to consumers of soap and toothpaste produced by Myrta Enterprise. What one argues here is, primarily, the Eucalol label path and its permanence despite the downturn and closure of the firm. The Eucalol label, thought at the time as an excellent market strategy, whose conditions the thesis tries to evaluate, has detached itself from the product, gaining a life of its own and ensuring its place in the memory of so many. In as much as, by triggering the Imaginary, being source of poetic inspiration, of catalogs, as reference of graphic quality that generates collectors, inserting itself in so many ways in the physiognomy of the Brazilian scenery at multiple temporalities while proposing questionings. This is, by the way, the topic of this thesis and justification for the back and forth of temporalities, whose brief but needed over flights, have demanded flexibility in the initial baseline in addition to broadening their borderlines. Thinking about the object meant its insertion in the press and Graphic Arts in Brazil, within the universe of Advertising and its non-dissociated nexuses with our Cultural History, looking for physiognomic contours carved in historical instances and in the conditions that fed them. With such purpose, dialogue with solidarity areas was searched while, during set up of the empirical basis, the nature of the object and intended design have dictated the space granted to oral and imagery sources. The narrative, rising from these articulations and in the representational they suggest, goes through five chapters included in the three larger Parts that compose it, plus Introduction and Conclusion. They are showroom spaces of a Brazilian daily life, whose nuances of identity the thesis discusses, in the bias of a cultural artifact and of some reverberations suggested by it, they are clues to answers and a horizon that opens to somany other uneasiness.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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