Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Rodrigo Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Souza, Daniele dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T14:49:12Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T14:49:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Daniele dos Santos. Do meme ao artigo de opinião: caminhos multiletrados e multimodais no ensino de língua portuguesa. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42543 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva analisar como os estudantes de um cursinho preparatório para o PAS
gratuito, comunitário e popular, na cidade de Ceilândia – DF realizam processos de
retextualização e de ressemiotização, que foi desde a produção de um meme, até a produção
de um artigo de opinião. Para isso, foi proposta uma identificação de como a multimodalidade
se manifestou em ambos os textos, considerando a densidade e a configuração modais e como
estas mobilizaram sequências argumentativas. Além disso, como ocorreram os processos de
ressemiotização e de retextualização em ambos os gêneros discursivos e na passagem de um
para o outro. Para a base teórica, partimos da perspectiva da sociolinguística interacional,
considerando a multimodalidade (NORRIS, 2004; NORRIS, 2009; JEWITT, 2009; DIONISIO,
2011) como foco de nosso estudo, assim como os multiletramentos (ROJO, 2009; STREET,
2014; BUZATO, 2006) que, de forma integrada, colocam lentes de aumento sobre os dados
construídos conjuntamente. Além disso, os conceitos de retextualização (MARCUSCHI, 2010)
e de ressemiotização (IEDEMA, 2001). A pesquisa está inscrita sob o paradigma da pesquisa
qualitativa (FLICK, 2004; CHIZZOTTI, 2003) e com o uso de ferramentas etnográficas
(CANÇADO, 1994), valendo-se também da netnografia (KOZINETS, 2014) para a construção
conjunta de dados. Pela pesquisa foi possível perceber o quanto devemos nos atentar para o
estímulo de uma abordagem de ensino de textos que privilegie os letramentos que os
estudantes já detêm, para a introdução de novos letramentos, de forma que a construção do
conhecimento ocorra de maneira próxima, interativa e, sobretudo, atrelada à realidade deles.
Os resultados apontam para o sucesso de um processo de aprendizagem que considera um
gênero discursivo que faça parte do cotidiano dos estudantes, que pela visão vygotskyana
corresponde à zona de desenvolvimento real como produção inicial e uma
transformação/retextualização para o artigo de opinião, correspondente à zona de
desenvolvimento potencial. Prática que tornou o processo de escrita, antes citado por elas,
como “difícil”, mais aproximado da realidade das colaboradoras dessa pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do meme ao artigo de opinião : caminhos multiletrados e multimodais no ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ressemiotização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Retextualização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to analyze how students in a free preparatory course for “Programa de
Avaliação Seriada” (PAS) in the city of Ceilândia - DF carry out retextualization and
resemiotization processes, which ranged from the production of a meme to the production of an
opinion article. For this, an identification of how multimodality manifested itself in both texts was
proposed, considering the modal density and configuration and how these mobilized
argumentative sequences. Moreover, how the processes of resemiotization and retextualization
occurred in both discursive genres and in the passage from one to the other. For the theoretical
basis, we start from the perspective of interactional sociolinguistics, considering multimodality
(NORRIS, 2004; NORRIS, 2009; JEWITT, 2009; DIONISIO, 2011) as the focus of our study, as
well as multiliteracies (ROJO, 2009; STREET, 2014) ; BUZATO, 2006) that, in an integrated
way, putting lenses on the data built together. In addition, the concepts of retextualization
(MARCUSCHI, 2010) and resemiotization (IEDEMA, 2001). The research is inscribed under the
paradigm of qualitative research (FLICK, 2004; CHIZZOTTI, 2003) and with the use of
ethnographic tools (CANÇADO, 1994), also using netnography (KOZINETS, 2014) for the joint
data construction. Through the research, it was possible to see how much we should pay
attention to stimulating an approach to teaching texts that privileges the literacy that students
already have, for the introduction of new literacies, so that the construction of knowledge takes
place in a close, interactive way. and, above all, linked to their reality. The results point to the
success of a learning process that considers a discursive genre that is part of the daily lives of
students, which, according to the vygotskyan view, corresponds to the real development zone
as initial production and a transformation/retextualization for the opinion article, corresponding
to the zone of potential development. Practice that made the writing process, previously
mentioned by them, as “difficult”, closer to the reality of the collaborators in this research. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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