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Título: Do meme ao artigo de opinião : caminhos multiletrados e multimodais no ensino de língua portuguesa
Autor(es): Souza, Daniele dos Santos
Orientador(es): Pereira, Rodrigo Albuquerque
Assunto: Multimodalidade
Multiletramentos
Ressemiotização
Retextualização
Educação
Ensino
Data de publicação: 7-Dez-2021
Referência: SOUZA, Daniele dos Santos. Do meme ao artigo de opinião: caminhos multiletrados e multimodais no ensino de língua portuguesa. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação objetiva analisar como os estudantes de um cursinho preparatório para o PAS gratuito, comunitário e popular, na cidade de Ceilândia – DF realizam processos de retextualização e de ressemiotização, que foi desde a produção de um meme, até a produção de um artigo de opinião. Para isso, foi proposta uma identificação de como a multimodalidade se manifestou em ambos os textos, considerando a densidade e a configuração modais e como estas mobilizaram sequências argumentativas. Além disso, como ocorreram os processos de ressemiotização e de retextualização em ambos os gêneros discursivos e na passagem de um para o outro. Para a base teórica, partimos da perspectiva da sociolinguística interacional, considerando a multimodalidade (NORRIS, 2004; NORRIS, 2009; JEWITT, 2009; DIONISIO, 2011) como foco de nosso estudo, assim como os multiletramentos (ROJO, 2009; STREET, 2014; BUZATO, 2006) que, de forma integrada, colocam lentes de aumento sobre os dados construídos conjuntamente. Além disso, os conceitos de retextualização (MARCUSCHI, 2010) e de ressemiotização (IEDEMA, 2001). A pesquisa está inscrita sob o paradigma da pesquisa qualitativa (FLICK, 2004; CHIZZOTTI, 2003) e com o uso de ferramentas etnográficas (CANÇADO, 1994), valendo-se também da netnografia (KOZINETS, 2014) para a construção conjunta de dados. Pela pesquisa foi possível perceber o quanto devemos nos atentar para o estímulo de uma abordagem de ensino de textos que privilegie os letramentos que os estudantes já detêm, para a introdução de novos letramentos, de forma que a construção do conhecimento ocorra de maneira próxima, interativa e, sobretudo, atrelada à realidade deles. Os resultados apontam para o sucesso de um processo de aprendizagem que considera um gênero discursivo que faça parte do cotidiano dos estudantes, que pela visão vygotskyana corresponde à zona de desenvolvimento real como produção inicial e uma transformação/retextualização para o artigo de opinião, correspondente à zona de desenvolvimento potencial. Prática que tornou o processo de escrita, antes citado por elas, como “difícil”, mais aproximado da realidade das colaboradoras dessa pesquisa.
Abstract: This dissertation aims to analyze how students in a free preparatory course for “Programa de Avaliação Seriada” (PAS) in the city of Ceilândia - DF carry out retextualization and resemiotization processes, which ranged from the production of a meme to the production of an opinion article. For this, an identification of how multimodality manifested itself in both texts was proposed, considering the modal density and configuration and how these mobilized argumentative sequences. Moreover, how the processes of resemiotization and retextualization occurred in both discursive genres and in the passage from one to the other. For the theoretical basis, we start from the perspective of interactional sociolinguistics, considering multimodality (NORRIS, 2004; NORRIS, 2009; JEWITT, 2009; DIONISIO, 2011) as the focus of our study, as well as multiliteracies (ROJO, 2009; STREET, 2014) ; BUZATO, 2006) that, in an integrated way, putting lenses on the data built together. In addition, the concepts of retextualization (MARCUSCHI, 2010) and resemiotization (IEDEMA, 2001). The research is inscribed under the paradigm of qualitative research (FLICK, 2004; CHIZZOTTI, 2003) and with the use of ethnographic tools (CANÇADO, 1994), also using netnography (KOZINETS, 2014) for the joint data construction. Through the research, it was possible to see how much we should pay attention to stimulating an approach to teaching texts that privileges the literacy that students already have, for the introduction of new literacies, so that the construction of knowledge takes place in a close, interactive way. and, above all, linked to their reality. The results point to the success of a learning process that considers a discursive genre that is part of the daily lives of students, which, according to the vygotskyan view, corresponds to the real development zone as initial production and a transformation/retextualization for the opinion article, corresponding to the zone of potential development. Practice that made the writing process, previously mentioned by them, as “difficult”, closer to the reality of the collaborators in this research.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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