Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sekino, Kyoko | - |
dc.contributor.author | Santos, Mayara Wanneschka Neves Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T01:58:54Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T01:58:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mayara Wanneschka Neves Ferreira. Ações afetivas no ensino-aprendizagem de Língua Espanhola no contexto do ensino remoto emergencial na rede pública do Distrito Federal. 2021. 218 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42556 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo observar as ações afetivas demonstradas em sala de aula, no
contexto de ensino remoto, por professores de língua espanhola de um determinado centro de
línguas de Brasília, que constam na relação professor-aluno e como essas práticas intervêm na
aprendizagem desses. A fim de alcançar tal objetivo, elencamos quatro objetivos específicos:
(1) Identificar as definições de afetividade para o ensino-aprendizagem de línguas; (2)
Identificar se há ações afetivas do professor que se evidenciam em sala de aula no ensino remoto
e categorizá-las; (3) Identificar as reações dos alunos de acordo com as atitudes afetivas do
professor; (4) Compreender como as ações evidenciadas podem interferir na aprendizagem dos
estudantes. Para atender aos objetivos, este estudo se baseou em Arnold (1999), Arnold e Brown
(2000), Krashen (1978, 1982) e Schumann (1978, 1997, 1999) para a discussão sobre
afetividade. Hatfield, Cacciopo, Rapson (1994), Hareli e Rafaeli (2008), Goleman (2012),
Frijda (1986), Andrade e Ojeda (2010) para o estudo do contágio emocional e ciclos das
emoções. Para tratarmos o ambiente de sala de aula, nos alinhamos às teorias de Rogers (1978),
Vygotsky (1978, 2008) e Aussubel (1980). A presente pesquisa é qualitativa e exploratória.
Esta pesquisa foi realizada em um dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito
Federal (DF), escola de idiomas da rede pública de ensino do DF, que oferta os idiomas inglês,
espanhol, japonês e francês para os alunos da rede pública de ensino e comunidade em geral.
Neste momento de ensino remoto, o local da pesquisa foi caracterizado pelo ambiente virtual
de ensino da Plataforma Google Sala de aula. Os participantes foram dois professores de língua
espanhola e seus alunos. Na coleta de dados, utilizou-se os instrumentos: entrevista
semiestruturada, narrativa oral, observação das aulas dos professores e aplicou-se um
questionário contendo perguntas em Likert Scale e abertas para os alunos. A análise de dados
revelou os sentimentos e emoções dos professores e alunos diante do período de aulas online e
as ações afetivas positivas e negativas por parte dos professores que influenciaram a
aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa contribui para a análise reflexiva de professores de
língua espanhola quanto às suas ações afetivas em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ações afetivas no ensino-aprendizagem de Língua Espanhola no contexto do ensino remoto emergencial na rede pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações afetivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contágio emocional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to observe the affective actions demonstrated in the classroom, in the remote
learning context, by Spanish language teachers from a language school in Brasília, which are
part of the teacher-student relationship and how these practices intervene in their learning. In
order to achieve this aim, we list four specific objectives: (1) to identify the definitions of
affectivity for language teaching and learning; (2) to identify whether there are affective actions
of the teacher that are evidenced in the classroom in remote learning and categorize them; (3)
to identify students' reactions according to the teacher's affective attitudes; (4) to understand
how the actions which were evidenced can interfere with students' learning. To meet the
objectives, this study was based on Arnold (1999), Arnold and Brown (2000), Krashen
(1978,1982) and Schumann (1978, 1997, 1999) for the discussion on affect. Hatfield, Cacciopo,
Rapson (1994), Hareli, Rafaeli (2008), Goleman (2012), Frijda (1986), Andrade and Ojeda
(2010) for the study of emotional contagion and emotion cycles. To deal with the classroom
environment, we adopt the theories of Rogers (1978), Vygotsky (1978, 2008) and Aussubel
(1980). This is a qualitative and exploratory research. This research was carried out in one of
the Interscholastic Language Centers (CILs) in Federal District (DF), a language school in the
DF's public school system, which offers English, Spanish, Japanese and French language
courses to public school students and for the community in general. In this moment of remote
learning, the research context was characterized by the virtual teaching environment, using the
Google Classroom Platform. The participants were two Spanish language teachers and their
students. For data collection, the following instruments were used: semi-structured interview,
oral narrative, observation of the teachers' classes, and a questionnaire containing Likert Scale
and open questions was applied to students. The data analysis revealed the feelings and
emotions of teachers and students in online classes and positive and negative affective actions
on the part of teachers that influenced student learning. This research contributes to the
reflective analysis of Spanish language teachers regarding their affective actions in the
classroom. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|