http://repositorio.unb.br/handle/10482/42556
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2021_MayaraWanneschkaNevesFerreiraSantos.pdf | 3,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Ações afetivas no ensino-aprendizagem de Língua Espanhola no contexto do ensino remoto emergencial na rede pública do Distrito Federal |
Autor : | Santos, Mayara Wanneschka Neves Ferreira |
Orientador(es):: | Sekino, Kyoko |
Assunto:: | Afetividade Ações afetivas Contágio emocional Língua espanhola Sala de aula Ensino remoto |
Fecha de publicación : | 8-dic-2021 |
Data de defesa:: | 30-ago-2021 |
Citación : | SANTOS, Mayara Wanneschka Neves Ferreira. Ações afetivas no ensino-aprendizagem de Língua Espanhola no contexto do ensino remoto emergencial na rede pública do Distrito Federal. 2021. 218 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumen : | Esta pesquisa tem por objetivo observar as ações afetivas demonstradas em sala de aula, no contexto de ensino remoto, por professores de língua espanhola de um determinado centro de línguas de Brasília, que constam na relação professor-aluno e como essas práticas intervêm na aprendizagem desses. A fim de alcançar tal objetivo, elencamos quatro objetivos específicos: (1) Identificar as definições de afetividade para o ensino-aprendizagem de línguas; (2) Identificar se há ações afetivas do professor que se evidenciam em sala de aula no ensino remoto e categorizá-las; (3) Identificar as reações dos alunos de acordo com as atitudes afetivas do professor; (4) Compreender como as ações evidenciadas podem interferir na aprendizagem dos estudantes. Para atender aos objetivos, este estudo se baseou em Arnold (1999), Arnold e Brown (2000), Krashen (1978, 1982) e Schumann (1978, 1997, 1999) para a discussão sobre afetividade. Hatfield, Cacciopo, Rapson (1994), Hareli e Rafaeli (2008), Goleman (2012), Frijda (1986), Andrade e Ojeda (2010) para o estudo do contágio emocional e ciclos das emoções. Para tratarmos o ambiente de sala de aula, nos alinhamos às teorias de Rogers (1978), Vygotsky (1978, 2008) e Aussubel (1980). A presente pesquisa é qualitativa e exploratória. Esta pesquisa foi realizada em um dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito Federal (DF), escola de idiomas da rede pública de ensino do DF, que oferta os idiomas inglês, espanhol, japonês e francês para os alunos da rede pública de ensino e comunidade em geral. Neste momento de ensino remoto, o local da pesquisa foi caracterizado pelo ambiente virtual de ensino da Plataforma Google Sala de aula. Os participantes foram dois professores de língua espanhola e seus alunos. Na coleta de dados, utilizou-se os instrumentos: entrevista semiestruturada, narrativa oral, observação das aulas dos professores e aplicou-se um questionário contendo perguntas em Likert Scale e abertas para os alunos. A análise de dados revelou os sentimentos e emoções dos professores e alunos diante do período de aulas online e as ações afetivas positivas e negativas por parte dos professores que influenciaram a aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa contribui para a análise reflexiva de professores de língua espanhola quanto às suas ações afetivas em sala de aula. |
Abstract: | This research aims to observe the affective actions demonstrated in the classroom, in the remote learning context, by Spanish language teachers from a language school in Brasília, which are part of the teacher-student relationship and how these practices intervene in their learning. In order to achieve this aim, we list four specific objectives: (1) to identify the definitions of affectivity for language teaching and learning; (2) to identify whether there are affective actions of the teacher that are evidenced in the classroom in remote learning and categorize them; (3) to identify students' reactions according to the teacher's affective attitudes; (4) to understand how the actions which were evidenced can interfere with students' learning. To meet the objectives, this study was based on Arnold (1999), Arnold and Brown (2000), Krashen (1978,1982) and Schumann (1978, 1997, 1999) for the discussion on affect. Hatfield, Cacciopo, Rapson (1994), Hareli, Rafaeli (2008), Goleman (2012), Frijda (1986), Andrade and Ojeda (2010) for the study of emotional contagion and emotion cycles. To deal with the classroom environment, we adopt the theories of Rogers (1978), Vygotsky (1978, 2008) and Aussubel (1980). This is a qualitative and exploratory research. This research was carried out in one of the Interscholastic Language Centers (CILs) in Federal District (DF), a language school in the DF's public school system, which offers English, Spanish, Japanese and French language courses to public school students and for the community in general. In this moment of remote learning, the research context was characterized by the virtual teaching environment, using the Google Classroom Platform. The participants were two Spanish language teachers and their students. For data collection, the following instruments were used: semi-structured interview, oral narrative, observation of the teachers' classes, and a questionnaire containing Likert Scale and open questions was applied to students. The data analysis revealed the feelings and emotions of teachers and students in online classes and positive and negative affective actions on the part of teachers that influenced student learning. This research contributes to the reflective analysis of Spanish language teachers regarding their affective actions in the classroom. |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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