Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ramos, Ana Adelina Lôpo | - |
dc.contributor.author | Silva, Juliana Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T03:18:08Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T03:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliana Barbosa da. O papel da reflexividade crítica na prática docente de Português língua de acolilhimento. 2021. 121 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42567 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi investigar se a prática pedagógica de professores em espaços de ensino
de português como língua de acolhimento - PLAc a aprendizes em situação de refúgio no Distrito
Federal contempla a reflexão crítica (reflexividade) no seu fazer docente. Para a condução dessa
investigação, inicialmente partiu-se de uma breve discussão referente a algumas questões sobre o
refúgio no mundo e no Brasil, bem como apresenta-se uma incursão sobre o termo Língua de
Acolhimento, fruto que surgiu exatamente desse tipo de êxodo. Aborda-se a reflexividade, prática
docente e a formação do professor sob a luz de Freire (2015), Leffa (2001, 2016), Leffa e Irala (2014)
e Schön (2000). Apresenta-se o caminho metodológico qualitativo intertrepativista adotado para a
condução desta pesquisa, discorrendo sobre as entrevistas semiestruturadas (FLICK, 2009, 2018;
OLIVEIRA, 2013; LAVILLE e DIONNE, 1999; PAIVA, 2019) e as narrativas como instrumentos para
geração de dados (NUNES et al., 2017; BARBISAN e MEGID, 2018; OLIVEIRA, 2017), como também
explicitam-se as categorias de análise textual da intertextualidade e da modalidade com base em
Fairclough (2003, 2016), Koch (2018a, 2018b) e Koch e Elias (2018a, 2018b) para análise dos dados
gerados. A análise revelou que as categorias analíticas foram produtivas para evidenciar a prática
reflexiva adotada pelas professoras colaboradoras da pesquisa, assim revelaram ser a reflexividade
uma prática que favorece o atendimento dos alunos em sala de aula quanto às suas especificidades.
A análise, ainda, evidenciou que a troca de experiências docentes e a prática reflexiva são pontos
pertinentes a serem considerados na formação de professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O papel da reflexividade crítica na prática docente de Português língua de acolilhimento | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Português como Língua de Acolhimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática reflexiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aimed to investigate if the pedagogical practice of teachers in the
Portuguese as Host Language teaching environment to refugee apprentices in the Distrito
Federal contemplates a critical reflection (reflexivity) in their teaching practice. To the conduction
of this investigation, the paper starts with a short discussion about some refuge topics related to
the world and to Brazil, and also presents an incursion about the term Portuguese Host Language,
result that emerged from this type of exodus. Reflexivity, teaching practice and teacher education
are approached in the light of Freire (2015), Leffa (2001, 2016), Leffa and Irala (2014) and Schön
(2000). It is presented the qualitative interpretivist methodological path adopted to the conduction
of this paper, expatiating on the semi-structured interviews (FLICK, 2009, 2018; OLIVEIRA, 2013;
LAVILLE e DIONNE, 1999; PAIVA, 2019) and the narratives as instruments for data generation
(NUNES et al., 2017; BARBISAN e MEGID, 2018; OLIVEIRA, 2017), explaining as well about the
textual analysis categories of intertextuality and modality based on Fairclough (2003, 2016), Koch
(2018a, 2018b) e Koch e Elias (2018a, 2018b) to analyze the data generated. The analysis
revealed that the analytical categories were productive to evidence the reflective practice adopted
by the collaborators of the research, therefore they revealed that reflexivity is a practice that
enhance the student support in classroom when it comes to their needs. The analysis also
evidenced that the teaching experience exchange and the reflective practice are relevant aspects
to be considered in the teacher education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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