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dc.contributor.advisorRamos, Ana Adelina Lôpo-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Barbosa da-
dc.date.accessioned2021-12-09T03:18:08Z-
dc.date.available2021-12-09T03:18:08Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.date.submitted2021-08-20-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Barbosa da. O papel da reflexividade crítica na prática docente de Português língua de acolilhimento. 2021. 121 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42567-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar se a prática pedagógica de professores em espaços de ensino de português como língua de acolhimento - PLAc a aprendizes em situação de refúgio no Distrito Federal contempla a reflexão crítica (reflexividade) no seu fazer docente. Para a condução dessa investigação, inicialmente partiu-se de uma breve discussão referente a algumas questões sobre o refúgio no mundo e no Brasil, bem como apresenta-se uma incursão sobre o termo Língua de Acolhimento, fruto que surgiu exatamente desse tipo de êxodo. Aborda-se a reflexividade, prática docente e a formação do professor sob a luz de Freire (2015), Leffa (2001, 2016), Leffa e Irala (2014) e Schön (2000). Apresenta-se o caminho metodológico qualitativo intertrepativista adotado para a condução desta pesquisa, discorrendo sobre as entrevistas semiestruturadas (FLICK, 2009, 2018; OLIVEIRA, 2013; LAVILLE e DIONNE, 1999; PAIVA, 2019) e as narrativas como instrumentos para geração de dados (NUNES et al., 2017; BARBISAN e MEGID, 2018; OLIVEIRA, 2017), como também explicitam-se as categorias de análise textual da intertextualidade e da modalidade com base em Fairclough (2003, 2016), Koch (2018a, 2018b) e Koch e Elias (2018a, 2018b) para análise dos dados gerados. A análise revelou que as categorias analíticas foram produtivas para evidenciar a prática reflexiva adotada pelas professoras colaboradoras da pesquisa, assim revelaram ser a reflexividade uma prática que favorece o atendimento dos alunos em sala de aula quanto às suas especificidades. A análise, ainda, evidenciou que a troca de experiências docentes e a prática reflexiva são pontos pertinentes a serem considerados na formação de professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO papel da reflexividade crítica na prática docente de Português língua de acolilhimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPortuguês como Língua de Acolhimentopt_BR
dc.subject.keywordPrática reflexivapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de línguaspt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research aimed to investigate if the pedagogical practice of teachers in the Portuguese as Host Language teaching environment to refugee apprentices in the Distrito Federal contemplates a critical reflection (reflexivity) in their teaching practice. To the conduction of this investigation, the paper starts with a short discussion about some refuge topics related to the world and to Brazil, and also presents an incursion about the term Portuguese Host Language, result that emerged from this type of exodus. Reflexivity, teaching practice and teacher education are approached in the light of Freire (2015), Leffa (2001, 2016), Leffa and Irala (2014) and Schön (2000). It is presented the qualitative interpretivist methodological path adopted to the conduction of this paper, expatiating on the semi-structured interviews (FLICK, 2009, 2018; OLIVEIRA, 2013; LAVILLE e DIONNE, 1999; PAIVA, 2019) and the narratives as instruments for data generation (NUNES et al., 2017; BARBISAN e MEGID, 2018; OLIVEIRA, 2017), explaining as well about the textual analysis categories of intertextuality and modality based on Fairclough (2003, 2016), Koch (2018a, 2018b) e Koch e Elias (2018a, 2018b) to analyze the data generated. The analysis revealed that the analytical categories were productive to evidence the reflective practice adopted by the collaborators of the research, therefore they revealed that reflexivity is a practice that enhance the student support in classroom when it comes to their needs. The analysis also evidenced that the teaching experience exchange and the reflective practice are relevant aspects to be considered in the teacher education.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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