Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reyes Júnior, Edgar | - |
dc.contributor.author | Reis, André Luiz Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-26T13:46:08Z | - |
dc.date.available | 2021-12-26T13:46:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.citation | REIS, André Luiz Nascimento. Capital social de equipes : uma análise por meio da abordagem das configurações. 2021. 222 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42632 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O capital social é um ativo de longo prazo no qual se investe com expectativa de retorno futuro
podendo ser utilizado pelos indivíduos para facilitar ações. Do ponto de vista organizacional,
compreender o capital social e sua relação positiva com a cooperação entre os empregados pode
se mostrar vantajoso, uma vez que o aumento do capital social tem impacto positivo nos
resultados econômicos. Aliado a isso, as organizações estão cada vez mais centradas em equipes
que interagem, comunicam-se e dependem umas das outras para concluir suas tarefas. Em sua
composição o capital social envolve múltiplos componentes, sendo abrangidos no presente
estudo: confiança, redes, normas, reciprocidade e sistemas de interpretações de significações
compartilhadas entre atores. Considerando o capital social como catalizador da cooperação
entre indivíduos, o objetivo da pesquisa foi, sob a ótica da abordagem das configurações,
compreender, no nível de equipes, as relações de influência das configurações dos componentes
do capital social sobre a cooperação. Para isso, foram utilizadas como proxies do capital social
a cooperação entre indivíduos de uma mesma equipe (cooperação intra-equipe) e cooperação
entre indivíduos de diferentes equipes (cooperação entre-equipes). A coleta de dados foi
realizada por meio da aplicação de um questionado estruturado em uma estatal prestadora de
serviços. No total foram recebidas 849 respostas. Os dadosforam analisados por meio de análise
fatorial confirmatória na qual os fatores foram os componentes do capital social e as
cooperações. Posteriormente foi utilizada a técnica RCA (Relational Class Analysis) para
identificação de padrões comportamentais dos indivíduos. As respostas das equipes (N = 49)
foram calculadas por meio do ADMd (Median Deviation Index). Como resultado foram
encontrados quatro padrões comportamentais: Equipendentes, Associados, Seletivos e
Individualistas. Esses padrões combinaram de forma diferentes os componentes do capital
social sem, contudo, apresentarem resultados diferentes, confirmando os princípios da
conjunção (interdependência de componentes), da equifinalidade (mais de um caminho para o
mesmo resultado) e da assimetria (ausência ou relações inversas dos componentes) da
abordagem das configurações. Em linhas gerais verificou-se que eventuais diferenças nos
resultados dos indivíduos são amenizadas no nível de equipes, uma vez que não foram
encontrados resultados estatisticamente significantes nesse nível, sugerindo que uma equipe
formada por indivíduos com perfis diferentes não necessariamente apresenta maiores níveis de
capital social. Além disso, verificou-se que a reciprocidade atua como uma espécie de
compensação quando os demais componentes do capital social estão presentes em menor
intensidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Capital social de equipes : uma análise por meio da abordagem das configurações | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capital social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equipes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem das configurações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de Classes Relacionais (RCA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cooperação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Social capital is a long-term asset in which one invests with an expectation of future return and
can be used by individuals to facilitate actions. By an organizational point of view,
understanding social capital and its positive relationship with cooperation among employees
can prove advantageous, since the increase in social capital has a positive impact on economic
results. Additionally, organizations are increasingly focused on teams that interact,
communicate and depend on each other to complete their tasks. In its composition, social capital
involves multiple components, in this research were used: trust, networks, norms, reciprocity
and systems of interpretation of meanings shared between actors. Considering social capital as
a catalyst for cooperation between individuals, the objective of the research was, from the
perspective of the configurations approach, to understand, at the team level, the influence
relations of the configurations of the components of social capital on cooperation. For this
purpose, cooperation among individuals from the same team (intra-team cooperation) and
cooperation among individuals from different teams (inter-team cooperation) were used as
proxies for social capital. Data collection was carried out through the application of a structured
questionnaire in a state-owned service provider. In total 849 responses were received. Data
were analyzed using confirmatory factor analysis in which the factors were the components of
social capital and cooperation. Subsequently, the RCA (Relational Class Analysis) technique
was used to identify behavioral patterns of individuals. The responses of the teams (N = 49)
were calculated using the ADMd (Median Deviation Index). As a result, four behavioral patterns
were found: Equipendentes, Associates, Selectives and Individualists. These patterns combined
the components of social capital in different ways without, however, showing different results,
confirming the principles of conjunction (interdependence of components), equifinality (more
than one path to the same result) and asymmetry (absence or inverse relations components) of
the configurations approach. In general terms, it was found that any differences in the results
of individuals are mitigated at the team level, since no statistically significant results were found
at this level, suggesting that a team made up of individuals with different profiles does not
necessarily have higher levels of social capital . Furthermore, it was found that reciprocity acts
as a kind of compensation when the other components of social capital are present in lesser
intensity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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