Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Felix, Loussia Penha Musse | - |
dc.contributor.author | Lima, Jhéssica Luara Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-26T13:57:01Z | - |
dc.date.available | 2021-12-26T13:57:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-28 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Jhéssica Luara Alves de. Clínicas jurídicas na educação em Direito no Brasil: perfis profissionais e metodologias de formação. 2021. 261 f., il. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42633 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As clínicas jurídicas não se tratam de novidade para o mundo jurídico. O método clínico
surgiu nos Estados Unidos na década de 1930, como alternativa ao ensino jurídico tradicional,
objetivando combater diversas deficiências na formação tradicional do(a)s advogado(a)s,
aliando teoria e prática na construção de uma visão crítica do direito voltada para as
possibilidades de transformação social. Em que pese a importância das clínicas jurídicas, no
Brasil elas não possuem regulação, como ocorre com o estágio curricular supervisionado. Por
sua vez, o modelo atual de cursos jurídicos imposto pela Resolução do Conselho Nacional de
Educação e Câmara de Educação Superior (CNE/CES) no 5, de 17 de dezembro de 2018, que
alterou a matriz curricular dos cursos de Direito, valorizou as competências cognitivas,
instrumentais e interpessoais para a formação acadêmica, ampliando o debate sobre as clínicas
jurídicas, uma vez que no Art. 7o trouxe o estímulo a realização de atividades curriculares de
extensão ou de aproximação profissional. Mesmo com essa ampliação, ainda assim, os cursos
de graduação em Direito carecem de uma formação jurídica mais ampla, interdisciplinar e que
faça uso de metodologias ativas para melhor desenvolver o perfil do(a)s discentes, que
precisam adquirir, ao longo do curso, competências genéricas e específicas em Direito. Dessa
forma, pretende-se realizar uma análise das clínicas jurídicas, com intuito de defender o
modelo clínico e compreender como as clínicas clássicas e as clínicas de inovação pedagógica
se colocam como compatíveis aos anseios contemporâneos da educação jurídica brasileira.
Com a finalidade de atingir os objetivos desta tese, o trabalho desenvolveu-se em três fases
principais: levantamento de dados; análise de conteúdo; análise. A pesquisa apresenta
contribuições para o desenvolvimento da linha de pesquisa “Transformações na Ordem Social
e Econômica e Regulação”, sublinha “Regulação Social e Políticas Públicas de Educação,
Ciência, Tecnologia e Inovação”, vez que traz uma abordagem necessária para a compreensão
das transformações contemporâneas da educação jurídica e o desenvolvimento de métodos
jurídicos para os cursos de Direito em sintonia fina com os problemas complexos da
sociedade atual. Como resultados da pesquisa, têm-se, em um caráter geral, que o núcleo
estruturante das clínicas jurídicas são os direitos humanos e que a tríade universitária –
ensino, pesquisa e extensão – constituem a matéria-prima básica de uma clínica jurídica.
Conclui-se, de forma abrangente, que as competências e habilidades do(a)s estudantes de
Direito devem ser construídas e adquiridas ao longo de toda a sua formação acadêmica e não
apenas em um breve espaço de tempo, como por exemplo, no período de participação nas
atividades extensionistas das clínicas jurídicas. Por sua vez, embora as clínicas pesquisadas
não possuam dados institucionais em relação aos impactos das suas clínicas jurídicas no perfil
do egresso e na comunidade, a pesquisa constatou que essa repercussão existe e é positiva. As
clínicas [jurídicas] de inovação pedagógica se mostraram um modelo refinado de
compreensão do Direito, admitindo uma postura dialógica entre docente e discente, ao
conferir protagonismo ao(a)s estudantes no processo pedagógico, valorizando e estimulando o
conhecimento de suas habilidades e competências em uma abordagem democrática. Dessa
forma, concretizar a metodologia clínica, institucionalizando-a na tríade universitária, permite
uma formação acadêmica em Direito articulada aos anseios contemporâneos da educação
jurídica brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Clínicas jurídicas na educação em Direito no Brasil : perfis profissionais e metodologias de formação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clínicas de inovação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clínicas clássicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método clínico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia jurídica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Law school clinics are not new to the legal world. The clinical method emerged in the United
States in the 1930s, as an alternative to conventional legal education, aiming to address
several deficiencies in the traditional training of law students, combining theory and practice
to build a critical view of Law, oriented towards the possibilities of social transformation.
Despite the importance of legal clinics, they are not yet regulated in Brazil, as occurs with
supervised curricular internships. The current model of legal courses established by the
Resolution of the National Education Council and Chamber of Higher Education (CNE/CES)
No. 5, of December 17, 2018, which altered Law School's curriculum criteria in order to
enhance cognitive, instrumental and interpersonal competencies for academic training, and to
promote the debate about legal clinics, since its article 7 stimulates schools to conduct
university extension projects or professional practice activities. Even with this expansion,
most Law schools still lack a broader and more interdisciplinary legal education, which makes
use of active methodologies to develop a better student profile, who must learn, throughout
the course, generic and specific competences in Law. Accordingly, we intend to carry out an
analysis of legal clinics, in order to advocate for the clinical model methodology and to
understand how “classical clinics” and “pedagogical innovation clinics” may be compatible
with Brazilian legal education’s contemporary expectations. In order to achieve the objectives
of this thesis, the work was developed in three main phases: data survey; content analysis;
analysis. The study presents contributions to the development of the research field
“Transformations in the Social and Economic Order and Regulation”, emphasizing “Social
Regulation and Public Policies of Education, Science, Technology and Innovation”, since it
brings a necessary approach to the understanding of contemporary transformations in legal
education and the development of legal methodologies which enable students to deal with the
complex problems of today's society. As results, we found, in general, that human rights
structure the core of legal clinics; that the university triad - teaching, research and extension
projects - constitutes the basis of a legal clinic. It’s also important to broadly acknowledge
that these competencies and abilities that Law students should be constructing and acquiring
must be present throughout their entire academic education, not only for a brief period of
time, seeing the legal clinics as extension projects. Furthermore, although the clinics we
studied do not have institutional data regarding their impact on the graduate profile and on the
community, the research found that this repercussion exists and it is positive. The pedagogical
innovation [legal] clinics have proven to be a refined model for a new understanding of Law,
as it allows a dialogical posture between professor and student, by giving the students a
leading role in the pedagogical process, valuing and stimulating the knowledge of their
abilities and competencies in a democratic approach. Therefore, the implementation of
clinical methodologies in Universities as a part of its triad (research, teaching and extension)
open doors to an academic education in Law that is articulated with the contemporary needs
of Brazilian legal education. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Las clínicas legales no son nuevas en el mundo legal. El método clínico surge en los Estados
Unidos en la década de 1930, como una alternativa a la educación jurídica tradicional, con el
objetivo de combatir diversas deficiencias en la formación tradicional de los abogados,
combinando teoría y práctica en la construcción de una visión crítica del derecho.
transformación social. A pesar de la importancia de las clínicas legales, en Brasil no tienen
regulación, como ocurre con la pasantía curricular supervisada. A su vez, el modelo actual de
cursos jurídicos impuesto por la Resolución del Consejo Nacional de Educación y Cámara de
Educación Superior (CNE/CES) No. 5, de 17 de diciembre de 2018, que modificó la matriz
curricular de los cursos de Derecho, valoró la Habilidades cognitivas, instrumentales e
interpersonales para la formación académica, ampliando el debate sobre las clínicas jurídicas,
ya que en el art. Aún con esta expansión, aún así, los cursos de licenciatura en Derecho
carecen de una formación jurídica más amplia, interdisciplinaria que haga uso de
metodologías activas para desarrollar mejor el perfil de los estudiantes que necesitan adquirir
a lo largo de la carrera, competencias genéricas y específicas en Derecho. Así, se pretende
realizar un análisis de las clínicas jurídicas, con el objetivo de defender el modelo clínico y
comprender cómo las clínicas clásicas y las clínicas de innovación pedagógica son
compatibles con las aspiraciones contemporáneas de la educación jurídica brasileña. Para
lograr los objetivos de esta tesis, el trabajo se desarrolló en tres fases principales: recolección
de datos; análisis de contenido; análisis. La investigación presenta contribuciones al
desarrollo de la línea de investigación “Transformaciones en el orden y regulación social y
económica”, destaca “Regulación social y políticas públicas en educación, ciencia, tecnología
e innovación”, ya que aporta un enfoque necesario para comprender las transformaciones. la
educación jurídica contemporánea y el desarrollo de métodos jurídicos para cursos de derecho
en sintonía con los complejos problemas de la sociedad actual. Como resultado de la
investigación, tenemos, en general, que el núcleo estructurante de las clínicas jurídicas son los
derechos humanos y que la tríada universitaria - docencia, investigación y extensión -
constituye la materia prima básica de una clínica jurídica. Se concluye de manera integral que
las habilidades y habilidades de los estudiantes de derecho deben construirse y adquirirse a lo
largo de su formación académica y no solo en un período corto de tiempo, por ejemplo, en el
período de participación en las actividades de extensión de las clínicas jurídicas. A su vez, si
bien las clínicas investigadas no cuentan con datos institucionales sobre los impactos de sus
clínicas legales en el perfil de los egresados y en la comunidad, la investigación encontró que
esta repercusión existe y es positiva. Las clínicas [jurídicas] de innovación pedagógica
demostraron ser un modelo refinado de comprensión del Derecho, admitiendo una postura
dialógica entre profesores y estudiantes, dando a los estudiantes protagonismo en el proceso
pedagógico, valorando y fomentando el conocimiento de sus habilidades y competencias en
un enfoque democrático. De esta manera, concretar la metodología clínica,
institucionalizándola en la tríada universitaria, permite una formación académica en Derecho
articulada con las aspiraciones contemporáneas de la educación jurídica brasileña. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|