http://repositorio.unb.br/handle/10482/42635
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_VictorEduardoPachecoGarrido.pdf | 6,37 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Dibujando la frontera : Tacna y Arica desde los niños y niñas |
Auteur(s): | Garrido, Victor Eduardo Pacheco |
Orientador(es):: | Baines, Stephen Grant |
Assunto:: | Populações em fronteira Estudos da infância Múltiplos métodos combinados |
Date de publication: | 26-déc-2021 |
Data de defesa:: | 27-sep-2021 |
Référence bibliographique: | GARRIDO, Victor Eduardo Pacheco. Dibujando la frontera: Tacna y Arica desde los niños y niñas. 2021. 224 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Résumé: | A fronteira do Chile e Peru é considerada uma das mais importantes e transitadas de América Latina. As cidades que compõem o núcleo urbano, histórico e social desta fronteira são Tacna no Peru e Arica no Chile, duas cidades com uma história e população em comum, que dão forma a região sul andina como um polo de migração local e intercâmbio comercial. Devido a sua importância, muitas pesquisas analisam as relações entre as duas cidades, porém poucos tem tentado conhecer a perspetiva das crianças da região fronteiriça. A seguinte pesquisa procura analisar as principais temáticas da fronteira desde a visão das crianças da região, colocando foco principalmente no estudo dos bairros, da cidade e da fronteira propriamente dita, por meio de análise de desenhos, relatos e entrevistas curtas, tentando compreender as dinâmicas fronteiriças do local, partindo do cotidiano das crianças, em perspetiva dos Estudos da Infância. A pesquisa foi realizada nos anos 2019 e 2021, tendo o primeiro ano trabalho de campo no local na cidade de Tacna, por meio da aplicação dos múltiplos métodos combinados qualitativos na Escola Carlos Armando Laura, e o segundo ano em modo virtual, com entrevistas a crianças de Arica por meio de veículos virtuais. A presente tese procura reforçar o uso do desenho como modo de análise dos discursos infantis desde a etnografia e os Estudos Latino-Americanos, fortalecendo a ideia de interdisciplinaridade como tipo de trabalho dentro das ciências sociais latino-americanas e periféricas. |
Abstract: | The border between Chile and Peru is considered as one of the most important and busy borders in Latin America. The cities forming the historic, social and city center of that border are Tacna in Peru and Arica in Chile, two cities with a history and population in common, which define the southern Andean region as a pole of local migration and commercial exchange. Given its importance, many research analyze the relationship between both cities, but only a few have tried to research the perspective from children in the border region. The following research aims at analyzing the main border themes from the point of view of boys and girls in the border region, mainly focusing in the study of the neighborhoods, the city and the border itself, by analyzing drawings, stories and short interviews, trying to reveal the borderland dynamics of this zone in the children’s everyday life, from the perspective of Childhood Studies. This study was carried out in 2019 and 2021, being the first year in on-site sessions in the city of Tacna, working with qualitative multiple methods combined at Escuela Carlos Armando Laura school, and the second year in online sessions, conducting interviews to boys and girls from Arica. This study aims at reinforcing the use of drawing as a child discourse analysis method from ethnography and Latin-American Studies, reinforcing the idea of interdisciplinary nature as a study method in Latin-American and outlying social sciences. |
Resumen: | La frontera de Chile y Perú es considerada una de las más importantes y transitadas de América Latina. Las ciudades que componen el núcleo urbano, histórico y social de esta frontera son Tacna en Perú y Arica en Chile, dos ciudades con una historia y población en común, que caracterizan la región sur andina como un polo de migración local e intercambio comercial. Dada su importancia, diversos trabajos analizan las relaciones entre ambas ciudades, pero muy pocos han intentado conocer la perspectiva de los niños y niñas de la región fronteriza. El siguiente trabajo busca analizar las principales temáticas de la frontera desde la visión de los niños y niñas de la región, dando foco principalmente en el estudio de los barrios, la ciudad y la frontera en sí por medio del análisis de dibujos, relatos y entrevistas cortas, intentando dar luz sobre las dinámicas fronterizas de la zona desde el cotidiano de los niños y niñas, en perspectiva de los Estudios de la Infancia. El trabajo fue realizado durante los años 2019 y 2021, siendo el primero en modalidad presencial en la ciudad de Tacna, trabajando por medio de los múltiples métodos combinados cualitativos en la Escuela Carlos Armando Laura, y el segundo en modalidad virtual, con entrevistas a los niños y niñas de Arica vía computador. Esta tesis busca reforzar la utilización del dibujo como forma de análisis de discursos infantiles desde la etnografía y los Estudios Latinoamericanos, fortaleciendo la idea de la interdisciplinaridad como forma de trabajo dentro de las ciencias sociales latinoamericanas y periféricas. |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2021. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.