Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42650
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConcepcaoInvestigacaoEnsino.pdf257,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
Outros títulos: Diseño de la investigación en la enseñanza de las ciencias
Research design in science education
Autor(es): Menezes, João Paulo Cunha de
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2566-3957
Assunto: Formação inicial de professores
Práticas pedagógicas
Ensino por investigação
Data de publicação: 2021
Editora: Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp
Referência: MENEZES, João Paulo Cunha de. Concepção sobre a investigação no ensino de ciências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2887–2902, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021.
Resumo: A literatura científica tem enfatizado a importância das experiências de investigação para os estudantes na formação inicial de professores. Tentando melhor compreender este cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma atividade prática no Ensino de Ciências baseado em investigação. Para alcançar este objetivo os estudantes foram acompanhados em duas disciplinas práticas durante cinco semestre. Durante o desenvolvimento das disciplinas os estudantes foram estimulados a manterem anotações sobre todo o processo. Ao final da disciplina foi solicitado um relato das atividades desenvolvidas. Estas informações foram utilizadas como material de análise neste trabalho. Os dados obtidos sugerem que as concepções dos estudantes sobre o processo de pesquisa e investigação na educação estavam relacionadas à prática e interpretação de seu próprio projeto de investigação e que a vivência do projeto modificou as concepções que os mesmos possuíam sobre a pesquisa. Este trabalho apresenta que as experiências vivenciadas na formação inicial docente instigam uma maior reflexão sobre a natureza da investigação. Desta forma, acredito que os resultados aqui apresentados podem contribuir na formação inicial destes estudantes.
Licença: Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY NC SA). Fonte: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021.
DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.