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dc.contributor.authorSilva, Denise Bianca Maduro-
dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorThompson Martínez, Rogfel-
dc.date.accessioned2022-01-06T20:53:37Z-
dc.date.available2022-01-06T20:53:37Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.citationSILVA, Denise Bianca Maduro; CASTIONI, Remi; THOMPSON MARTÍNEZ, Rogfel. Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015. Revista Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 23, n. 2, p. 437-460, 1 jun. 2021. DOI: . Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15936. Acesso em: 06 jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42681-
dc.description.abstractO artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherEssentia Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEvasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordIndicadorespt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.rights.license(CC BY) Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Os usuários têm permissão para copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4909-1850pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5459-3492pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0605-6561pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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