Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.author | Silva, Denise Bianca Maduro | - |
dc.contributor.author | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Thompson Martínez, Rogfel | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T20:53:37Z | - |
dc.date.available | 2022-01-06T20:53:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Denise Bianca Maduro; CASTIONI, Remi; THOMPSON MARTÍNEZ, Rogfel. Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015. Revista Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 23, n. 2, p. 437-460, 1 jun. 2021. DOI: . Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15936. Acesso em: 06 jan. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42681 | - |
dc.description.abstract | O artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Essentia Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015 | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Os usuários têm permissão para copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4909-1850 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0605-6561 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins
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