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ARTIGO_EvasaoEscolarIndicadores.pdf348,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015
Autor : Silva, Denise Bianca Maduro
Castioni, Remi
Thompson Martínez, Rogfel
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-4909-1850
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0002-0605-6561
Assunto:: Evasão escolar
Ensino médio
Indicadores
Ensino profissional
Política pública
Fecha de publicación : 1-jun-2021
Editorial : Essentia Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)
Citación : SILVA, Denise Bianca Maduro; CASTIONI, Remi; THOMPSON MARTÍNEZ, Rogfel. Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015. Revista Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 23, n. 2, p. 437-460, 1 jun. 2021. DOI: . Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15936. Acesso em: 06 jan. 2022.
Resumen : O artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença:: (CC BY) Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Os usuários têm permissão para copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
DOI: https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460
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